Dia do Orgulho LGBTQIA+ Homofobia

17 de Maio – Dia Internacional Contra a Homofobia

A data celebra importante vitória internacional do movimento, mas exige uma reflexão sobre a persistência do preconceito e da discriminação. 

Celebrado há mais de três décadas, ainda é lembrada como orgulho a criação do Dia Internacional Contra a Homofobia. Em 1990, nesta data, a Organização Mundial da Saúde retirava a homossexualidade do rol internacional de doenças.  Ao deixar de tratar homossexuais como doentes, sujeitos a tratamentos e medicação, a área da Saúde deu um passo radical na direção do reconhecimento e respeito a orientações sexuais até então marginalizadas.

Foi, de fato, marco fundamental na luta da comunidade LGBTQIA+ — que àquela época nem era chamada desta forma. Esta foi, aliás, outra conquista do movimento: nomear a si próprio, informando de que forma dever ser tratado, inclusive com mudanças ao longo dos anos. Também a ideia de uma comunidade, que engloba de maneira equânime um amplo espectro de denominações, fortaleceu-se com o passar do tempo.

Em que pesem as comparações entre as diferentes épocas, e por mais que hoje, “tratar a homossexualidade” soe como uma ideia descabida e fruto da ignorância, não se pode afirmar que o preconceito foi superado. Diante de um ambiente aparentemente mais tolerante, ele permanece presente, mais ou menos explícito. Permanece firmemente, por exemplo em forma de “brincadeira” ou a “piada”: ainda são comuns falas que ridicularizam, inferiorizam e rebaixam pessoas da comunidade sob o pretexto de fazer graça.

Dolorosamente, é na família que muitas pessoas experimentam primeiro a rejeição. De acordo com ongs e movimentos da causa LGBTQIA+, em cerca de 40% dos casos de discriminação acontecem em casa. E as coisas não melhoram na escola: segundo a Unesco,  mais de 40% dos  homens homossexuais brasileiros
foram vítimas de violência durante a vida escolar – um percentual que o cotidiano faz acreditar que tenha sido subcalculado. Afinal, o Brasil sustenta o recorde vergonhoso de ser o país com o maior número de pessoas LGBTQIA+ assassinadas no mundo. Em 2021, registrou 300 ocorrências de mortes violenta de indivíduos desta população, aumento de 8% em relação a 2020. Com um total de 276 homicídios e 24 suicídios, o país teve uma morte a cada 29 horas.

Diante da realidade brutal dos números cabe a todos nós repensar atitudes e comportamentos. Os inegáveis avanços da comunidade não alcançam igualmente todos as pessoas, em todas as esferas e lugares. A luta, portanto, é constante e diz respeito a cada um de nós. Enquanto a sociedade permitir a discriminação de grupos de pessoas, por quaisquer motivos será, sem dúvida, uma sociedade doente.

(Fontes: Brasil Sem Homofobia, revistas Brasil Escola, Você S/A, Nova Escola, Grupo Gay da Bahia)

Fique por dentro das nossas iniciativas clicando aqui e acompanhe nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJAssistência

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais