Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa

Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa: Após dois anos, evento está de volta

O percurso da Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa será embalado por trio elétrico ao longo de 1km pela orla de Copacabana. Chegada na esquina da Rua Santa Clara terá intensa programação que segue ao longo do dia.

Após dois anos suspensa em seu formato presencial por conta da pandemia, a Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa está de volta a seu modelo original. Ela acontece no dia 13 de novembro, a partir das 9h, na orla de Copacabana. Realizador do evento, o Sesc RJ estima reunir cerca de 5 mil pessoas com o objetivo de sensibilizar a população fluminense sobre as vivências, os desafios e os direitos das pessoas idosas.

Trazendo nesta 5ª edição o tema “Pelo Direito de Envelhecer”, a atividade será protagonizada pelos participantes do Trabalho Social com Idosos (TSI), projeto realizada nas unidades do Sesc RJ. A participação na caminhada, no entanto, é aberta a todos os interessados, incluindo pessoas com menos de 60 anos.

Percurso embalado por trio elétrico
A concentração e o alongamento coletivo ocorrerão às 9h, na altura da Rua Fernando Mendes (entre Postos 2 e 3), de onde o grupo sai às 9h40 em caminhada de 1km pela Avenida Atlântica. O percurso, com duração aproximada de 1h, será embalado por um trio elétrico e tem como ponto de chegada a esquina da Avenida Atlântica com a Rua Santa Clara.

No local, haverá uma programação com atividades esportivas, educativas, culturais e de lazer que se estenderá até as 16h. Elas estarão organizadas em estações temáticas que versarão sobre saúde, sexualidade, relacionamentos afetivos, direitos dos idosos, violências contra a pessoa idosa, tecnologia e inclusão digital, entre outros. A programação conta ainda com uma edição especial do Circuito Sesc de Dança de Salão, uma agenda de bailes de idosos que acontece nas unidades do Sesc e que, neste domingo, será ao ar livre.

“Além de provocar debates de grande relevância como as múltiplas violências contra a pessoa idosa, a Caminhada contribui para a desconstrução da imagem padrão do idoso, marcada por estereótipos e preconceitos, ao tratar sobre direito à cidade, ao lazer, ao trabalho, ao esporte, às relações afetivas, apresentando novas possibilidades de velhice e de envelhecimento”, explica a gerente de Assistência do Sesc RJ, Thaís Castro.

O evento é gratuito, mas o Sesc RJ pede a contribuição solidária de 1 kg de alimento não perecível. Os donativos serão revertidos ao programa Mesa Brasil Sesc RJ, iniciativa que recolhe alimentos de doadores e os repassa a entidades socioassistenciais cadastradas, como creches, abrigos e asilos.

 

SERVIÇO:

5ª Caminhada Sesc pela Valorização da Pessoa Idosa
Dia 13/11/2022 – Orla de Copacabana – Rio de Janeiro
Concentração e alongamento: 9h (altura da Rua Fernando Mendes, entre Postos 2 e 3
Partida: 9h40
Chegada: 10h30 – Esquina da Avenida Atlântica com Rua Santa Clara

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais