mulheres plurais
Crédito: Marcos Hermes

Mulheres Plurais: Dona Onete e Alcione se apresentam na Praça Mauá neste fim de semana

Shows gratuitos integram a programação do projeto Mulheres Plurais, do Sesc RJ, voltado a discussões sobre a relação entre a sociedade e o feminino. Além das apresentações musicais, local vai receber rodas de conversa, saraus, feira de economia criativa, feira literária, contação de história, entre outras atividades culturais e recreativas para crianças a partir das 10h.

As cantoras Dona Onete e Alcione fazem shows gratuitos neste sábado e domingo (26 e 27/3), respectivamente, na Praça Mauá, Centro do Rio, às 18h. As artistas estão entre as atrações do projeto Mulheres Plurais, do Sesc RJ, com programação concentrada em março – o Mês da Mulher –, mas atividades previstas para todo o ano nas unidades do Sesc no estado. O objetivo é provocar a reflexão sobre as diversas expressões que tangem o feminino e combater preconceitos, desigualdades e discriminação.

Os shows das artistas encerram a programação diária, que começa às 10h e se estende ao longo do sábado e do domingo, com rodas de conversa, saraus, feira de economia criativa, feira literária, contação de história, oficinas exposições e atividades recreativas para crianças e adultos. A programação é 100% gratuita, com algumas atividades exigindo inscrições prévias.

Antecedendo aos shows principais, a DJ Verônica Orkidia, pesquisadora musical com envolvimento com os ritmos afro da cultura popular, apresenta, a partir das 15h, sets com gêneros que transitam por África, Cuba e Américas. Entre eles, afrobeats, sambas, coco, maracatu, kuduro, hip hop, R&B, soul, funk, reggae e, principalmente, a MPB (Música Preta Brasileira).

Música paraense para o mundo
A diva do carimbó, como Dona Onete é conhecida, apresentará na Praça Mauá seus principais sucessos, responsáveis por levar a música paraense para o Brasil e para o mundo. A artista já subiu aos palcos dos mais importantes festivais internacionais, como o Rudolstadt Festival (Alemanha), Zwarte Cross (Holanda), WorldWide Festival (França), Roskilde (Dinamarca), Mimo (Portugal), WomAdelaide (Austrália), além do Rock in Rio (Brasil).

Na setlist do show estão hits como “Banzeiro”, que alcançou em 2017 o 1º lugar do World Music Charts Europe Top 20, ranking elaborado por DJ europeus para as melhores músicas lançadas no mundo; e “No Meio do Pitiú”, canção eleita a melhor do ano na lista top 20 do super DJ Gilles Peterson, da BBC de Londres e da Worldwide FM. O clipe da música já obteve mais de 20 milhões de visualizações no Youtube.

Novidades e clássicos da Marrom
Alcione apresenta o show “Tijolo por tijolo”, do seu 42º álbum, lançado logo após o início da pandemia e depois de quase sete anos sem gravar um CD com canções inéditas. No repertório do show, as novidades se misturam aos clássicos que marcaram sua trajetória, como “Sufoco”, “Gostoso Veneno”, “Estranha Loucura”, “A Loba”, “Você Me Vira a Cabeça”, “Meu Ébano” e “Não Deixe o Samba Morrer”. A direção musical é de Alexandre Menezes, e a geral de Solange Nazareth.

O show pelo projeto Mulheres Plurais também celebra os 50 anos de carreira da artista maranhense. Nesse meio século, Marrom acumula a marca de 12 milhões de discos vendidos e mais de 350 prêmios conquistados, entre nacionais e internacionais, como o Grammy Latino; honrarias, títulos e comendas. Também faz questão de utilizar as novas mídias para se aproximar do público: tem mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, mais de 732 mil curtidas no Facebook e mais de 127 mil no Twitter.

PROGRAMAÇÃO

Mulheres Plurais – Rio de Janeiro
Dias 26 e 27 de março de 2022 – Praça Mauá – Centro do Rio de Janeiro
10h às 20h
Gratuito
Livre

Show DJ Verônica Orkídia
26 e 27/03 | 15h

Show Dona Onete
26/03 | 18h

Show Alcione
27/03 | 18h

Intervenção poética “Nós somos poesia”
26/03 | 10h | Itinerante
Sinopse: As poetas Sabrina Azevedo, Lisa Castro e Thalylua ocuparão através das palavras a Praça Mauá, espaço afetivo-simbólico, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re)construção das pluralidades das mulheres que foram, são e estão se tornando.

Intervenção poética “Nós somos poesia”
27/03 | 16h | Itinerante
As poetas Gleyser, Rainha do Verso e Josi de Paula ocuparão através das palavras a Praça Mauá, espaço afetivo-simbólico, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re) construção das pluralidades das mulheres que foram, são e estão se tornando.

Sarau Comuna Deusa com Slam das Minas RJ
26/03 | 15h | Kombi (próxima ao BiblioSesc)
Sinopse: Slam das Minas ocuparão a Praça Mauá com o Sarau Comuna Deusa! O sarau leva o nome da kombi poética do Slam das Minas RJ que ocupa as ruas da cidade com intervenções poéticas itinerantes. Estarão presentes também poetas convidadas e uma DJ.

Intervenção poética com Valen
26/03 | 17h50 | Palco | Livre
Sinopse: Poeta e slammer Valen fará uma intervenção em que abordará, pela poesia falada, as conquistas, lutas, dores e alegrias do que é ser mulher.

Intervenção poética “Palavra em Movimento: um giro poético pela Praça Mauá” com Josi de Paula
Intervenção poética “Abertura da Mesa” com Josi de Paula
27/03 | 14h50 | Tenda | Livre
Sinopse: Poeta e slammer Josi de Paula compõe o coro de mulheres poetas na Edição 2022 do Projeto Mulheres Plurais e ocupará Museu de Arte do Rio através das palavras, expressando suas vivências e sensações num movimento de constante construção e (re) construção das pluralidades da mulher que foi, é e está se tornando.

Intervenção poética com Andrea Bak
27/03 | 17h50 | Palco
Sinopse: Poeta, cantora e estudante de Química, Andréa Bak fará uma intervenção com a finalidade de ressaltar as mulheres que possuem histórias inspiradoras e que lutam no seu dia a dia pela garantia de direitos e contra a desigualdade social e de gênero.

Intervenção De Dona Nery a Dona Ivone Lara
27/03 | 12h às 14h | Itinerante
Intervenção recheada de sambas de Dona Ivone Lara que foi uma grande enfermeira, levantando fatos verídicos e curiosidades sobre as grandes mulheres da saúde e seu papel acolhedor e humanitário desde o tempo do império na guerra do Paraguai com Ana Neri até os dias de hoje.

Contação de histórias: “Histórias do fundo do baú” com Thaiane Leal
26/03 | 11h | Espaço Infantil
Sinopse: Contam que no começo dos tempos, todas as histórias estavam guardadas dentro de um baú, e foi Anansi, a corajosa criatura, metade aranha e metade humana, que as espalhou pelo mundo. É com este conto de tradição oral africana que abrimos nosso baú e vamos, palavra por palavra, tecendo a maravilhosa teia de histórias. De dentro do baú saem outras narrativas populares que contam os mistérios do mundo e um pouco sobre nós mesmos. Do baú saem: “Okipija”, um conto da Nigéria sobre a mulher mais bonita do mundo; “Matinta Perera”, uma lenda amazônica; “A onça e o bode”, conto do folclore brasileiro. As histórias são entoadas ao som da rabeca com ritmos e cantigas populares. Objetos e bonecos também dão formas e contornos aos contos, entrelaçando a linguagem narrativa, cênica e sonora.

Contação de histórias: “Entre contos africanos” com BaObazinhO
26/03 | 14h | Espaço Infantil
Sinopse: Trabalho que alia arte, memória e educação a partir de contos da tradição oral africana e afrodiaspórica. O repertório é composto por livres adaptações de contos da tradição oral de diferentes grupos étnicos do continente Mãe. Trata-se de um passeio lúdico por memórias e saberes ancestrais negro-africanos muito presentes aqui na diáspora também.

Contação de histórias: “O desdobrar das histórias” com Pamela Cristina
27/03 | 11h | Espaço Infantil
Sinopse: A Contadora de Histórias e Origamista Pamela Cristina pretende, por meio por meio da tradição oral dos contos de matriz africana, bem como das biografias das personalidades negras, proporcionar o convívio e o encontro entre pessoas que desejam compartilhar histórias.

Contação de histórias com Lucia Morais Tucuju e as Lendas Amazônicas
27/03 | 14h | Espaço Infantil
Sinopse: A ideia principal desta contação de histórias, baseada nas lendas amazônicas, interpretada pela atriz Lucia Morais é transpor o público, através de um passeio poético, para as lendas amazônicas, a um Brasil ancestral que traz na narrativa oral o veículo de perpetuação da cultura, em que a própria atriz se inspirou na infância ribeirinha, no interior de Macapá, onde ouvia histórias contadas por sua avó na beira do rio quando era criança.

Feira de Economia Criativa e Feira Literária
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Sinopse: Artesanato, moda, decoração, gastronomia internacional e serviços. Mais de 50 expositores estarão presentes, entre eles a Nia Livraria, Macabéa Edições, Garupa Edições, além das quadrinistas e ilustradoras convidadas pelo Coletivo Capa Comics e as escritoras Lucia Morais e Arlene Costa, vendendo suas obras e de tantas outras poetas e escritoras desse Brasil.

Exposições:
Mulheres Plurais
A Mulher que eu quero ser
Percursos e Ancestralidade
Saúde Bucal da Mulher
Mulheres na Ciência
Mulheres na Astronomia
Combate à Violência Contra a Mulher
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h

Oficinas:
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Ancestralidade ginecologia natural
Arte manuais
Autocuidado com produtos naturais – óleos essenciais
Bonecas com questionamentos sobre gênero
Ciclos e mandala lunar
Cosméticos em barra
Cosmética natural para a pele da Mulher
Customização de roupas com stencil – tema empoderamento feminino
Ervas medicinais
Massagem relaxante
Narrativas femininas
Pobreza menstrual
Robôs das mulheres engenheiras
Tranças

Atividades recreativas e culturais para crianças
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Alongamento mamãe bebê
Atividades recreativas para crianças
Atividade infantil: 5 sentidos
Atividade interativa infantil: Ih, contei!
Contação de histórias
Oficina de dedoche com Mitat Marques
Oficina pintando com gelo

Atividades recreativas para adultos:
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Apresentação esportiva de mulheres
Aula Defesa Pessoal
Caminhada Histórica – da Praça XV à Praça Mauá

Apresentações artísticas
26/03 | 11h às 20h
27/03 | 10h às 20h
Esquete contra o Body Shaming
Esquete: fases da mulher
Esquete: maternidades na real
Eu, Mulher no trabalho
Flash Mob
Intervenção Artística itinerante de Libras com palavras relacionadas ao universo feminino
Intervenção Literária
Performance: Quem sou eu, quem é você: você conhece a nossa história

BiblioSesc
26 e 27/03 | 10h às 17h30 | Praça Mauá | Livre | Gratuito
Nossa biblioteca itinerante estará presente na Praça Mauá representando a Rede de Bibliotecas do Sesc RJ, divulgando seus locais de atuação, os serviços oferecidos, além de proporcionar acesso ao acervo e ao espaço para leitura e encontros durante o Mulheres Plurais.

PROGRAMAÇÃO NO MUSEU DE ARTE DO RIO COM INSCRIÇÕES PRÉVIAS

Roda de Conversa: Etarismo e Gênero
26/03 | 11h | MAR – Museu de Arte do Rio

Participações:
Sandra Rabello: Gerontóloga especialista pela SBGG
Mediação: Raphaella Neves, Renata Alexandre
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/

Roda de Conversa: Ancestralidade e Percursos
26/03 | 15h | MAR – Museu de Arte do Rio

Participações:
Zezé Motta, Léa Garcia, Aira Nascimento e Elisa Lucinda
Mediação: Fernanda Batista e Luiza Matheus
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/

Roda de Conversa: Saúde Mulher – violência obstétrica
27/03 | 11h | MAR – Museu de Arte do Rio

Participações:
Erica Mendonça
Mediação: Marilene Souza
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/

Roda de Conversa: Mulheres e o Poder
27/03 | 15h | MAR – Museu de Arte do Rio

Participações:
Priscila Barbosa, Gabriela Anastácia e Ilvi Marivic
Mediação: Thais Ulrichsen e Luzia Guimarães
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/

Roda de Conversa: Literatura – Palavra é Semente: infâncias e ancestralidade
27/03 | 16h30 | MAR – Museu de Arte do Rio

Participações: Elaine Cristina Marcelina, Lucia Morais e Talita Peixoto.
Número de vagas: 30 vagas
Link para as inscrições: https://sescmais.sescrio.org.br/menu/
Sinopse: Bate-papo com a professora, pesquisadora, historiadora e escritora afro-carioca Elaine Marcelina e com a atriz, professora, arte-educadora, contadora de histórias e escritora amapaense, Lucia Morais, que tem origem indígena. A conversa será mediada por Talita Peixoto, criadora do Clubinho Preto, um clube de assinatura pensado especialmente para crianças receberem conteúdo educativo e cultural com curadoria afrocentrada e contra o racismo.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais