Sesc RJ participa da oitava edição do Green Rio na Marina da Glória

Evento ocorrerá entre os dias 23 e 25 de maio, trazendo pautas como alimentação saudável e desenvolvimento sustentável.

Desde 2012, o evento Green Rio vem se firmando como a plataforma de negócios,  reunindo expositores, palestrantes e representantes da Economia Verde, dos setores orgânico e sustentável. Entre os dias 23 e 25 de maio, acontecerá a oitava edição do evento na Marina da Glória do Rio de Janeiro, onde o público poderá, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, ter acesso à Conferência Green Rio com palestrantes do Brasil e de outros países.

Uma das missões do Sesc RJ é promover atitudes conscientes visando a preservação do meio ambiente. Cursos, oficinas, palestras, exposições em nossas unidades, além de eventos externos para um amplo e diversificado público fazem da instituição um grande multiplicador de ações conscientes com um objetivo em comum: o desenvolvimento sustentável.

A parceria com o Green Rio é uma destas iniciativas, e levará ao evento soluções sustentáveis promovidas pelo Sesc RJ, como oficinas práticas de conceitos e técnicas sustentáveis, o Espaço Saúde com orientações e dicas para uma vida mais sustentável, além da exposição dos elementos Água, Alimentos e Resíduos, em uma cadeia integrada e repleta de dados reais sobre seus impactos socioambientais.

Acesse aqui a programação especial do Sesc RJ no Green Rio 2019

Sustentabilidade & Saúde: A primeira mudança é a atitude

Para pensar e refletir sobre sustentabilidade e saúde juntos, preparamos um circuito com conteúdo informativo em 3 eixos:

No eixo sobre Água, o participante fará um circuito que remeta da nascente da água até a formação dos rios. Nele, haverá informações sobre a quantidade de água doce e salgada no planeta; acerca do uso dela pela produção agrícola e a pecuária; e sobre pegada hídrica e a quantidade de água utilizada para produção de alimentos.  Haverá ainda dados sobre o acesso à agua potável, doenças infecciosas e tóxicas veiculadas hidricamente; sobre a poluição dos mares, rios e lençóis freáticos, sublinhando-se a necessidade imperiosa do saneamento básico e ecológico.

No eixo Alimentos, o participante terá acesso a informações sobre a cadeia de desperdício de alimentos; a produção de alimentos por pequenos e grandes produtores; e sobre a diversidade– ou falta dela – nos alimentos que ingerimos. Falaremos também sobre o aproveitamento integral dos alimentos, e alimentos alternativos como as plantas alimentícias não convencionais (PANCs). Serão apresentados ainda dados relevantes da atuação do Mesa Brasil e a importância do projeto para o Sesc e para as instituições atendidas.

No eixo relacionado a Resíduos, haverá informações sobre a quantidade de lixo que o brasileiro gera por dia, sobre o que é reciclagem, o que é ou não é reciclável e número de municípios com coleta seletiva no Brasil e quantidade de resíduos que é encaminhado para reciclagem atualmente. Informaremos sobre doenças associadas ao mau gerenciamento do lixo doméstico. Daremos dicas de como separar o lixo em casa, encontrar a cooperativa mais próxima e reduzir a quantidade de lixo no seu dia a dia, além de informações com curiosidades sobre gestão de resíduos.

Clique aqui para acessar a programação completa do Green Rio 2019

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais