10 filmes para viajar

10 filmes para viajar sem sair do lugar

Nossa equipe de Turismo separou dicas de filmes para viajar sem sair do lugar. 

Nacionais:

Muita Calma Nessa Hora (Búzios/RJ)
Filme brasileiro, estrelado em 2010, “Muita Calma Nessa Hora” retrata a história de três amigas, Tita, Mari e Aninha, que enfrentam momentos de decisões em sua vida e partem para curtir um fim de semana na cidade de Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro. No caminho encontram Estrella, uma hippie que dão carona e, juntas, vivenciam grandes momentos de aventura e muita diversão. O filme nos faz viajar pelas praias, festas, belezas e encantos de Búzios, destacando ainda seus principais atrativos. E é nesse clima de muita comédia que o filme nos desperta uma imensa vontade de atravessar a ponte Rio-Niterói e seguir rumo à região turística da Costa do Sol, no RJ.

Rio, Eu te Amo (Rio de Janeiro)
Conjunto de 10 curtas metragens, “Rio, Eu te Amo” faz parte de uma série composta pela franquia “Cidades do Amor”, sendo o Rio de Janeiro a terceira cidade contemplada, após Paris e Nova York. Envolto de diferentes histórias, complexas e repletas de dramas familiares, mas com uma pitada de humor e leves tons de crítica, é possível visitar os diversos pontos turísticos da cidade, além de vivenciar, nos pequenos detalhes, o estilo de vida carioca, desde escalar o Pão de Açúcar, passear de asa delta vislumbrando uma das sétimas maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, e se encantar com as inúmeras belezas naturais da cidade. Da zona norte a zona sul, o filme nos convida ainda a dançar um samba nos arcos da Lapa, querer experimentar o verdadeiro mate com limão da praia, aplaudir ao pôr do sol no arpoador, fazer uma trilha na Floresta da Tijuca, conhecer a Ilha de Paquetá, assistir a uma peça de ballet no Theatro Municipal no centro do Rio, observar de perto as esculturas de areia e passear no calçadão de Copacabana, além de se divertir com os taxistas e suas histórias, embalado pelo funk, samba e a bossa nova.

Aquarius (Recife)
Aquarius é o nome do edifício localizado na Avenida Boa Viagem, em Recife/PE e moradia de Clara. Jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos, Clara é pressionada a vender seu apartamento para uma grande construtora, que deseja transformar o antigo edifício em um grande projeto moderno, e enfrenta diversas situações para não deixar o local que tanto ama e que formou sua família, de frente para a principal praia de Recife. Enredado pela luta e resistência de Clara, a curiosidade fica por conta de andar pelas ruas de Recife, passear pela praia de Boa Viagem e procurar o famoso edifício que inspirou essa história.

Ó Paí, Ó (Salvador/BA)
A história de “Ó Paí, Ó”, gíria baiana que significa “olhe para aí, olhe!” desenrola-se em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, um dos principais pontos turísticos e coração de Salvador, na Bahia. Protagonizado pelo ator Lázaro Ramos e participação de Wagner Moura, Dira Paes, entre outros, o filme compartilha com muito humor uma paixão comum dos moradores e da maioria dos brasileiros: o Carnaval. Em meio a muita confusão e ao som de axé e do Olodum, é possível se apaixonar ainda mais pela cultura baiana, passeando pelas ladeiras do Pelourinho e vislumbrando a bela paisagem da cidade no alto do Elevador Lacerda.

Deus é Brasileiro (Brasil)
Baseado no conto “O Santo que Não Acreditava em Deus”, de João Ubaldo Ribeiro, o filme “Deus é Brasileiro” tem Deus como seu personagem principal. Interpretado por Antônio Fagundes, Deus, cansado dos problemas da humanidade, deseja tirar férias e resolve procurar no Brasil, um santo para ser seu substituto. Acompanhado por um esperto pescador que vê em seu encontro com Deus sua grande chance de se livrar dos problemas pessoais, juntos eles rodarão o Brasil em busca do substituto ideal. Com muita comédia, o filme enaltece as belezas e cultura de cada região e nos faz querer vivenciar cada pedacinho desse país que tem por característica acreditar que verdadeiramente Deus é brasileiro.

Internacionais:

Cartas para Julieta (Itália)
Comédia romântica, a história de “Cartas para Julieta” se passa na Itália, começando em Verona, onde Sophie, aspirante a escritora, e seu noivo Victor, que sonha em montar seu próprio restaurante, viajam para um lugar que poderia ser perfeito para uma lua de mel antecipada, porém acabam seguindo por rumos diferentes. Enquanto Victor só pensa em fornecedores para seu restaurante, Sophie embarca em uma aventura de tirar o fôlego pelas belas paisagens das províncias da Toscana motivada a ajudar sua mais nova amiga, Claire Smith, a encontrar seu amado Lorenzo. Divertido, leve e apaixonante o filme nos faz querer conhecer cada pedacinho da Itália, desde as grandes cidades até o seu interior, começando na Casa de Julieta, em Verona, até as vinícolas e suas paisagens exuberantes do interior da Toscana e quem sabe, ainda, encontrar um grande amor.

Mamma Mia! (Grécia)
“Mamma Mia!” é um longa metragem estrelado pela premiada atriz Meryl Streep. Musical contagiante, embalado pela trilha sonora da banda “ABBA”, o filme conta a história de Donna, uma mãe solteira, proprietária de um hotel na ilha grega de Kalokairi, sua filha Sophie e suas duas melhores amigas. Sophie está prestes a se casar, mas não sabe quem é seu pai. Na dúvida, envia o convite do seu casamento para os três homens da vida de Donna que, surpreendida, tenta inventar desculpas para não revelar quem é seu verdadeiro pai. Em meio às aventuras e trapalhadas de Donna, a água na boca fica por conta das águas cristalinas que rodeiam as tradicionais casinhas brancas e escadarias desse lugar paradisíaco chamado Grécia. E quem curte uma boa história grega, esse filme ainda tem sua continuação em “Mamma Mia 2! Lá Vamos Nós de Novo”.

Comer, Rezar e Amar (Itália, Índia e Indonésia)
Comer, Rezar e Amar é o filme indicado para aqueles almejam um ano sabático para se reconectar com consigo mesmo, viajando por lugares incríveis e vivenciando experiências inesquecíveis. Interpretado pela atriz Julia Roberts, o filme inicia com a história de Elisabeth Gilbert que, prestes a completar 30 anos, tinha tudo o que desejava, porém ao invés de sentir-se realizada, enfrentava momentos de tristezas, confusões e pânico. Elisabeth resolve então tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu sozinha para uma viagem de um ano pelo mundo. Seu objetivo era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles. Assim, decidiu explorar a arte do prazer na Itália, a arte da devoção na Índia, e, na Indonésia, a arte de equilibrar as duas coisas. E são nessas viagens que o desejo no telespectador é despertado por explorar o mundo, vivenciar novas experiência e alcançar o amor próprio.

Na Natureza Selvagem (EUA – Alasca)
Baseado em fatos reais, “Na Natureza Selvagem” retrata a história de Christopher McCandless, jovem de família rica do leste dos EUA que, na década de 90, abandona tudo para embarcar em sua maior viagem como andarilho rumo ao Alasca. Em meio a caronas, aventuras de caiaque, trabalhos temporários, “Alexander Supertramp”, como auto intitulou-se, conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença marcou a vida dessas pessoas para sempre. E são nesses dois anos de busca pela liberdade e autoconhecimento que Alex, ou Christopher, nos convida a embarcar com ele nesta aventura pelos estados norte americanos, seguindo desde a Virginia ao Golfo do México, passeando pelas águas que cortam o Grand Canyon, Arizona, Dakota do Sul e Califórnia até chegarmos ao seu destino final, o Alasca Selvagem e, enfim, entendermos o real sentido de felicidade.

Casa Comigo (Irlanda)
Anna, seguindo a tradição local que um homem não pode recusar um pedido de casamento no dia 29 de fevereiro, viaja à Dublin, na Irlanda, na missão de pedir seu namorado, Jeremy, em casamento. O que Anna não esperava era enfrentar uma séria de obstáculos durante o caminho até Dublin, acompanhada por Declan e sua mala de estimação “loui”. O que era para ser uma simples viagem, o percurso ganha novos rumos. E em meio ao enredo dessa leve e descontraída comédia romântica é possível, ainda, contemplar as belíssimas paisagens irlandesas, com suas praias arenosas, cordilheiras escarpadas que dominam o horizonte, enquanto falésias, fendas e grutas subterrâneas nos convidam à sua exploração.

 Fontes
Adoro Cinema
Amazon

Confira outras dicas de Cinema clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais