mostra-de-cinema-negro-dicas-sescrj

Cinema negro em destaque

As indicações desta semana contemplam duas mostras de cinema que tiveram a sua programação adaptada para o formato virtual, com diversos filmes disponibilizados gratuitamente para assistir em casa.

EGBÉ – Mostra de cinema negro de Sergipe

De 5 a 21 de junho a EGBÉ – Mostra de cinema negro de Sergipe comemora os cinco anos de sua existência e realiza uma retrospectiva online com alguns filmes exibidos ao longo desses anos de atividade.

Segundo os idealizadores da Mostra, a proposta é “abrir janelas para o cinema negro no estado de Sergipe, reforçando a autoestima preta das populações aonde o cinema sequer chega”, evidenciando como, desde a primeira edição, “a Egbé se tornou um espaço de aquilombamento e de encontros de cineastas negros e espectadores de várias partes do país”.

Entre os 15 filmes selecionados estão os curtas-metragens “A piscina de Caíque” (Raphael Gustavo da Silva, 2017) e “Proibido pisar na grama” (Letícia Lima, 2018). Para mais informações e acesso às obras, acesse a plataforma VIDEOCAMP . A programação fica disponível até o dia 21 de junho e pode ser apreciada gratuitamente mediante cadastro na plataforma.

Mostra de Cinemas Africanos

O cineclube Cine África propõe uma série de atividades com exibições de filmes africanos e debate em ambiente virtual. Durante o isolamento social, a Mostra de Cinemas Africanos  exibe nove filmes entre os meses de maio e julho e promove encontros online com pesquisadores convidados de várias partes do Brasil. A proposta é aumentar o repertório de filmes africanos no país, com atividades voltadas para quem quer conhecer um pouco mais sobre os cinemas realizados no continente africano.

No mês de junho serão debatidos filmes como “Inxeba”, de John Trengove (África do Sul, 2017), “Lionheart”, de Genevieve Nnaji (Nigéria, 2018) e “Yeleen”, de Souleymane Cissé (Mali, 1987). Para ter acesso ao restante da programação e aos links das obras e dos encontros virtuais basta se inscrever neste formulário.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais