Cinema Infanto Juvenil
Crédito: Cinema Infanto Juvenil

Dicas da semana: Filmes infanto-juvenis para assistir online

As indicações desta semana são especialmente voltadas para as crianças de todas as idades.

Apesar da categoria infanto-juvenil não ser exatamente um gênero ou uma abordagem logicamente delimitada, alguns filmes conversam de forma mais explícita com a sensibilidade das crianças e dos adolescentes. Pretendemos, com os títulos indicados, evidenciar essa aproximação de elementos possíveis na criação de um diálogo com este público. Os cinco filmes abaixo, um longa-metragem e quatro curtas, apontam caminhos para que possamos refletir sobre essas narrativas. Desta forma, evitamos destacar apenas produtos feitos por encomenda, em virtude de uma determinada demanda etária ou expectativa de mercado.

Adultos, desconfiem sempre da ideia de “obras feitas apenas para crianças”. Esses filmes também são para vocês!

Caminho dos Gigantes (2016)
Alois Di Leo é o responsável por este curta-metragem emocionante sobre uma garotinha que aprende, em sua trajetória muito pessoal, a compreender o ciclo da vida. Um grande filme sobre o autoconhecimento, a natureza bruta e a capacidade do ser humano de se descobrir como parte do mundo em que vive. O trabalho precioso de animação conduz com detalhes a protagonista pelo cenário de uma floresta com árvores enormes e culmina numa sequência final devastadora e bela. A trilha sonora também é um grande destaque. Disponível no site da Filmoteca do FICI por intermédio da plataforma Vimeo.

Asterix e o Domínio dos Deuses (Astérix: le Domaine des Dieux, 2014)
Há pelo menos uma dezena de filmes baseados nas histórias em quadrinhos francesas criadas na década de 1950 por Albert Uderzo e René Goscinny, ambos já falecidos – o primeiro em 1977 e o último, mais recentemente, em março deste ano. Este filme de animação, dirigido por Alexandre Astier e Louis Clichy, situa-se no eterno embate entre o Império Romano e os resistentes gauleses, e os personagens Asterix e Obelix se veem numa trama armada por Júlio César para conquistar a sua região. Só que desta vez, ao invés da habitual violência, o imperador avança na tentativa de ludibriar a todos oferecendo os “prazeres da civilização” por meio da imposição da cultura romana. Os diretores também foram os responsáveis pela adaptação mais recente intitulada Asterix e o Segredo da Poção Mágica, de 2018. Disponível gratuitamente com dublagem em português no site do Festival Varilux em Casa por intermédio da plataforma Looke.

O Espírito do Bosque (2017)
A protagonista Joana, tentando provar sua coragem, aceita o desafio de entrar no bosque, supostamente vigiado por um antigo espírito. A diretora Carla Saavedra Brychcy estabelece uma narrativa que oscila entre o suspense e uma espécie de encantamento mágico. Todos os elementos narrativos deste curta-metragem, com destaque para a direção de fotografia e a trilha sonora, são muito bem articulados para contar uma história e transmitir minuciosamente as sensações que os seus realizadores desejam. Um conto fantástico bastante maduro sobre o medo e as lendas da nossa infância. Disponível no site da Filmoteca do FICI por intermédio da plataforma Vimeo.

Lé com Cré (2018)
Este curta-metragem dirigido pela Cassandra Reis reúne depoimentos de crianças sobre assuntos diversos, dentre eles o dinheiro, o medo e as “coisas de menino e menina”. Em apenas 5 minutos a cineasta dá vida aos entrevistados, que sentam numa cadeira e olham para a câmera num estilo documental clássico, se utilizando muito bem das técnicas de animação. As crianças são representadas por personagens escolhidos por elas mesmas (uma princesa, um elefante, Dora Aventureira, entre outros) e as respostas, que também são reflexões, surpreendem e encantam a cada segundo. Disponível gratuitamente no Spcine por intermédio da plataforma Looke.

Naiá e a Lua (2010)
Questões sobre a morte são debatidas através da narrativa deste curta-metragem, dirigido por Leandro Tadashi, que conta a história de uma jovem que se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu. Alguns pequenos trechos são legendados devido à língua nativa das personagens. O filme mescla cenas com atores e técnicas de animação para a condução de sua narrativa, sempre em prol do fascínio que as imagens podem causar no espectador. Disponível no site da Filmoteca do FICI por intermédio da plataforma Vimeo.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais
sesc teresópolis 3

Unidades Sesc de Petrópolis e Teresópolis recebem doações para vítimas das chuvas

Veja mais