festivais online de cinema

Festivais de cinema brasileiros apresentam filmes em sessões gratuitas e virtuais

Nosso Analista de Cultura, Leandro Luz, nos apresenta Festivais de cinema brasileiros com filmes em sessões gratuitas e virtuais. 

O segundo semestre pandêmico de 2020 exigiu das organizações e empresas produtoras dos festivais de cinema muita luta e resiliência. Uma verdadeira batalha precisou ser travada, especialmente no Brasil, contra o apagamento das manifestações artísticas e pela sobrevivência das atividades culturais. Por outro lado, esta segunda metade do ano também reservou ao público uma possibilidade inédita: os filmes não estão mais estão associados aos seus locais fixos de exibição.

O que antes era chamado de “braço virtual” agora virou corpo. As sessões de cinema não estão mais restritas a um espaço físico e habitam as casas e as telas de norte a sul do país. E, por mais que saibamos que grande parte da população brasileira ainda precisa conviver com uma precariedade enorme no que tange o acesso à internet, não podemos negar que esse movimento de afirmação/sobrevivência virtual da arte garante um espaço importante para a democratização da difusão desses conteúdos audiovisuais.

Festivais e mostras de cinema como o Ecrã e o Curta Kinoforum, por exemplo, que até o ano passado eram realizados majoritariamente de forma presencial apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, respectivamente, neste ano podem ser acompanhados no Brasil e no mundo inteiro por meio da disponibilização virtual de suas ações, que envolvem exibições de filmes, instalações e performances a mesas de debate, palestras, entre diversas outras atividades.

No futuro, quando pudermos novamente pensar em sessões de cinema em ambientes fechados, não haverá mais a possibilidade de pensarmos no virtual apenas como mero acessório. Enquanto esse futuro não chega, aproveitemos ao máximo o que há de real/virtual disponível nas redes. As indicações desta semana contemplam ações desenvolvidas por alguns desses festivais e mostras de cinema em atividade.

4º Festival Ecrã de Experimentações Audiovisuais (20 a 30 de agosto)

O Ecrã está em sua quarta edição com mais de 100 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, instalações, performances, videoartes, mesas redondas e palestras. O Sesc RJ foi parceiro do Festival na sua terceira edição, em 2019, levando parte da programação para territórios descentralizados como Madureira, bairro da zona norte carioca, e São Gonçalo, município do leste fluminense. Em 2020, o Ecrã acontece com grande potência, desenvolvendo suas atividades por meio do site e do canal do YouTube.

Destaques da programação: “Sertânia” (Geraldo Sarno, 2019), “Telemundo” (James Benning, 2018), “Postdigital Flipbook” (Pablo-Martín Córdoba, 2020), “É Rocha e Rio, Negro Leo” (Paula Gaitán, 2020), “Sofá” (Bruno Safadi, 2018), “A Morte Branca do Feiticeiro Negro” (Rodrigo Ribeiro, 2020).

Curta Kinoforum – 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (20 a 30 de agosto)

Tradicional festival de curtas, o Kinoforum está em exibição com várias sessões diárias até o dia 30 deste mês. Ao contrário do Ecrã, os filmes não ficam disponíveis todos os dias, portanto é preciso checar a agenda no site para identificar os dias e os horários que cada filme será exibido ou reprisado.

Destaques da programação: “Calmaria” (Leonardo Cata Preta, 2020), “Cinema Contemporâneo” (Felipe André Silva, 2019), “O colírio do Corman me deixou doido demais” (Ivan Cardoso, 2020), “Tandem” (Vivian Altman, 2019).

Semana Semana (Semana de Cinema)

A cada semana, até o final do ano, uma nova sessão com dois curta-metragens ficam disponíveis online para assistir a qualquer hora, seguida de um debate todas às terças-feiras, 20h. A curadoria desta ação da Semana de Cinema foi feita a partir do conjunto dos filmes inscritos para 2020 e também de obras que compuseram as edições anteriores. O Sesc RJ foi parceiro da Semana em 2018 com o Circuito Sesc, apresentando obras de realizadores locais do estado do Rio de Janeiro e realizando diversas ações em parceria com o festival.

Destaques da programação: “Filme de Domingo” (Lincoln Péricles, 2020), “Glória” (Nádia Oliveira e Yaminaah Abayomi, 2019), “Sólon” (Clarissa Campolina, 2016), Debate “Territorialidades e a urgência de fazer filmes” (com mediação do realizador Lorran Dias).

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais