Como falar sobre a Covid-19 para crianças
Crédito: Como falar sobre a Covid-19 para crianças

Como falar sobre Coronavírus com as crianças?

Com tantas informações circulando por diversos meios sobre coronavírus e Covid-19, alguns pais e mães podem se sentir perdidos na hora de explicar o cenário atual para os filhos. O tema pode causar espanto e pânico, principalmente para as crianças. Para lidar com o assunto, separamos algumas dicas que podem ajudar a explicar a situação da pandemia para os pequenos.

Seja direto, objetivo e esclarecedor
As crianças precisam se sentir seguras e entender a situação com clareza. Para isso, um diálogo aberto e honesto é sempre a melhor escolha.

Use uma linguagem compreensível
Evite termos rebuscados e muito científicos. Use uma linguagem adequada para a idade dos pequenos.

Fale sobre medidas de prevenção
As crianças precisam conhecer as ferramentas que elas têm para proteger a si mesmos e aos demais. Elas precisam saber que medidas simples, como lavar as mãos, podem ser grandes aliadas na prevenção. Saiba quais são as principais medidas clicando aqui.

Seja sincero
Não prometa o que não pode cumprir e não fale do que você não tem certeza. Os profissionais da área de saúde e pesquisa estão estudando o assunto, que ainda é muito novo. Eles estão trabalhando, mas ainda não descobriram tudo sobre o vírus.

Cuidado com as fake news
Cheque sempre as informações que você recebe em fontes oficiais e confiáveis, como o Ministério da Saúde, a Unicef, a Fundação Oswaldo Cruz e o próprio site do Sesc RJ. Saiba mais sobre as notícias falsas sobre o vírus clicando aqui.

Ouça
As crianças são muito inquisitivas e as dúvidas surgirão. Nesse momento, esteja preparado para responder o que sabe de forma objetiva e pesquisar o que ainda não sabe. Lembre-se de não dar informações sobre as quais você não está seguro, isso pode confundi-las ainda mais.

Dê o exemplo
As crianças aprendem muito pela observação. A melhor forma de ensinar é dar um bom exemplo. O “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” não vai funcionar. Os pais precisam seguir as regras de prevenção para que seus filhos aprendam a partir desses atos.

Incentive a leitura e o desenho
Uma boa maneira de incentivar as crianças a expressarem seus sentimentos é ler com elas, conversar sobre as histórias e também propor que desenhem sobre elas.

Brinque com elas
O brincar é uma uma oportunidade fantástica para expressão. Uma forma valiosa de representar e conhecer o mundo.

Tenha paciência
Se mesmo com diálogo e bons exemplos as crianças não conseguirem seguir os novos hábitos, tenha paciência e repita. Converse novamente, quantas vezes forem necessárias, e siga praticando os bons exemplos.

Fique ligado em nossas redes e confira também:
Livros criados por crianças do Sesc+ Infância estão disponíveis para download
Em Casa com o Sesc: oito dicas divertidas para as crianças durante a quarentena

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais