Pandemia Coronavírus

Entendendo a COVID-19 e o Coronavírus

O que é a COVID-19?
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, que é um pequeno germe (pequeno demais para ver sem um microscópio), que pode se espalhar entre as pessoas. A COVID-19 causa sintomas parecidos com os da gripe, como tosse seca (às vezes, com secreção), falta de ar, febre, fraqueza e dores no corpo. A COVID-19 afeta principalmente o sistema respiratório. A maioria das infecções não são perigosas, mas esta doença pode causar pneumonia (uma infecção grave dos pulmões) e pode ser fatal em casos graves.

Como o coronavírus se espalha?
O coronavírus entra no seu corpo pela boca, nariz e olhos quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra em você ou nas superfícies que você toca e, em seguida, você toca em seus olhos, nariz ou boca. A maioria das pessoas fica doente cerca de 5 dias após a infecção, mas o coronavírus pode viver no corpo por 2 a 14 dias antes dos sinais da doença aparecerem. Algumas pessoas, especialmente as crianças, podem ser infectadas e nunca ficar doentes. Assim, as pessoas podem ter coronavírus, não saber que têm e transmitir o vírus para os outros. Geralmente, o coronavírus pode sobreviver em algumas superfícies e objetos por de 1 dia (no papelão) a 3 dias (em plástico e aço inoxidável), mas às vezes essa sobrevida pode ser maior. Ele se espalha facilmente através do contato.

Quem é infectado pelo coronavírus?
Qualquer pessoa pode pegar coronavírus. Se você teve o vírus e se recuperou, ainda não se sabe se pode ser infectado novamente. Os adultos com mais de 45 anos, principalmente os idosos, e pessoas que já têm doenças crônicas (como doenças cardíacas, hipertensão e diabetes), especialmente as respiratórias (asma, bronquite, etc) e um sistema imunológico enfraquecido (em decorrência da AIDS ou doenças imunossupressoras), correm maior risco de contrair coronavírus e apresentar efeitos mais graves.

Como você pode prevenir a infecção?
Atualmente, não existe uma vacina ou um medicamento específico para o coronavírus. Ele não morre pelo uso de antibióticos ou remédios caseiros. O coronavírus só pode ser prevenido pela falta de contato com ele ou pela limpeza frequente.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool a 70%:
– Lave vigorosamente com água e sabão por 20 segundos, não esquecendo de esfregar debaixo das unhas, incluindo toda a mão, o punho e a parte inferior do braço.
– Lave sempre as mãos ao voltar para casa, depois de usar o banheiro, antes das refeições e depois de tossir, espirrar ou assoar o nariz.
– Evite tocar seu rosto sem antes lavar as mãos.

Limpe as superfícies (como bancadas, maçanetas, etc.) que possam conter o coronavírus, usando álcool ou desinfetantes com água sanitária:
– O álcool em uma concentração de 70% mata o coronavírus rapidamente. Use-o para limpar superfícies como bancadas, maçanetas e equipamentos. Uma solução de 70% funciona melhor. Álcool a 96% não funciona porque ele precisa ser aguado para matar o germe. Se o seu álcool for 96%, adicione água na proporção de 1 xícara de chá com água para 2 xícaras de chá com álcool a 96%. Primeiro limpe com água e sabão, depois limpe com esta solução deste álcool e deixe secar ao ar.
– A água sanitária geralmente vem em uma solução de 2,5%. Adicione água corrente (a água quente não funcionará) para diluir. Para pisos, superfícies grandes e solas de sapatos, use 50 ml em 1litro de água (não esqueça de agitar a solução). Para limpeza de mesas, chaves, maçanetas e embalagens da rua, use 25 ml em 1 litro de água. Primeiro limpe com água e sabão, depois com a solução de água sanitária e deixe secar ao ar.
– Limpe os objetos que você mexe frequentemente com desinfetantes.
– Lave as roupas com sabão em pó e água quente, se possível. Se a sua máquina de lavar tem um ciclo de pré-lavagem, utilize-o. Se lava as roupas a mão, lave bem, usando bastante sabão e deixe-a secar à luz do sol.

Limite o contato físico com outras pessoas:
– Se existe suspeita da presença do coronavírus na sua região, fique em casa. Evite encontrar outras pessoas que não são aquelas com quem você mora. Todos deverão evitar o contato próximo com outras pessoas. Tente ficar longe de áreas movimentadas, onde você poderia ter contato próximo com pessoas e superfícies contaminadas, que podem transmitir o coronavírus.
– Distância de 2 metros. Isso pode ser difícil de fazer, física e emocionalmente. Limitar o contato não precisa significar isolamento total: Converse com as pessoas no celular e não pessoalmente. Converse com as pessoas através de janelas e portas. Converse com os outros pessoalmente, ficando a pelo menos 2 metros uns dos outros.
– Se você está saudável, ajude outras pessoas em sua comunidade que estão doentes ou mais ameaçadas pelo vírus devido à idade, incapacidade etc., dando jeito para elas conseguirem comida, água potável e suprimentos essenciais sem sair de casa.

Proteja-se com uma máscara:
– Se você está cuidando de uma pessoa doente com suspeita de infecção por coronavírus, duas máscaras cirúrgicas acopladas ajudam.
– Lave as mãos com água e sabão ou limpe-as com álcool gel a 70% e depois cubra a boca e o nariz com a máscara, certificando-se de que quase não haja espaços entre o rosto e a máscara.
– Não toque na máscara enquanto a usa. E a substitua por uma nova se ela ficar úmida por qualquer motivo.
– Para remover a máscara, pegue nas tiras amarradas atrás da cabeça para tirá-la (não toque no corpo da máscara), descarte-a imediatamente em uma lixeira fechada e lave as mãos.
– Ao trabalhar com pessoas doentes, é melhor usar duas máscaras cirúrgicas acopladas do que máscaras de pano simples. O pano fica úmido pela sua respiração, facilitando a passagem das gotículas contagiosas expelidas de fora, que passam para você.

Para saber mais sobre os melhores materiais para confecção de máscaras de pano, os cuidados de limpeza e o correto manuseio delas, é recomendável acessar o site da Rede Covida, coordenada pelo neurocientista Miguel Nicolelis.

Use sua máscara para proteger os outros:
– Como uma pessoa pode estar infectada sem saber (sem sintomas), usar uma máscara de pano comum em público pode impedir as pessoas de infectarem-se umas às outras. Sem existir ainda uma vacina, impedir que o coronavírus se transmita é o único jeito de proteger a sua comunidade. Seja como for, você precisa lavar as mãos com frequência e manter-se a 2 metros de distância das pessoas, porque sua máscara protege as pessoas ao redor, não você.

Monitore sua saúde:
– Se você tem tosse seca ou com catarro, dificuldade em respirar, dor ou pressão no peito, com ou sem febre, compareça à UPA ou serviço de emergência, ou fale com Agente de Saúde Comunitária local para receber instruções sobre como e onde obter tratamento. Como o perigo mais grave do COVID-19 é a incapacidade de respirar (Síndrome de Angústia Respiratória Aguda – SARA ou SARS na sigla em inglês), o tratamento para casos graves incluirá oxigênio e um ventilador mecânico, disponíveis apenas em hospitais e UTIs.

*Texto traduzido do site da Hesperian Health Guides, onde está publicada a consagrada obra Where There Is No Doctor (Onde não há Médicos).

 

Recomendações do Dr. Saúde sobre diagnóstico e tratamento da Covid-19

Diagnóstico: Para saber se você foi infectado(a) pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) é necessária a realização do teste, que é o que dá a comprovação laboratorial. A testagem é de dois tipos: uma direta, mais exata, que detecta um pedaço do coronavírus através de material do nariz e da orofaringe colhido por swab (um cotonete de algodão), já na 1a semana do início da doença. E a testagem indireta, que detecta os anticorpos (IgM e IgG) no sangue, produzidos como defesa ao coronavírus, e que deve ser feito do 8º dia da doença em diante.

Tratamento: Independente da testagem, ele deve ser feito baseado nos sintomas e sinais clínicos e na imagem radiológica de tomografia. Então, se você tem febre persistente de 37.8 ou mais, tosse seca (às vezes com catarro), perda repentina do olfato e paladar (sem nariz entupido) e, principalmente, incapacidade mantida para respirar, você precisará de atenção médica. Dependendo da intensidade dos sintomas o paciente ficará isolado em casa por 14 dias, será internado no hospital ou terá que receber ventilação mecânica (respirador) na UTI.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais