Sesc RJ e Sebrae RJ abrem inscrições para o programa Empreenda +60 em Petrópolis

O Sesc RJ, em parceria com o Sebrae Rio, está com inscrições abertas para o Empreenda +60, programa voltado à capacitação de pessoas com mais de 60 anos interessadas em empreender e ampliar suas oportunidades de geração de renda. As inscrições podem ser realizadas até 26 de novembro, pelo link forms.office.com.

Desenvolvido prioritariamente em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, o programa vai selecionar 30 empreendedores 60+ para participar de uma jornada de aprendizado e fortalecimento profissional. A iniciativa reúne oficinas práticas e teóricas sobre temas como planejamento, finanças, mídias digitais, inovação e atividades manuais nas áreas de moda, alimentação, serviços, arte e design.

Além das capacitações, os participantes terão acesso a mentorias especializadas, rodadas de negócios e feiras artesanais, criando um ambiente de trocas, visibilidade e oportunidades reais de comercialização de produtos. O objetivo é estimular o protagonismo e a autonomia financeira de pessoas idosas, contribuindo para sua inserção ativa na sociedade.

Segundo o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Fiorencio de Queiroz Junior, a parceria com o Sebrae amplia o alcance das ações de empreendedorismo social da instituição, oferecendo caminhos concretos para o desenvolvimento comunitário:

“Esse convênio reforça o compromisso do Sesc RJ em estimular o empreendedorismo como ferramenta de transformação social. Ao lado do Sebrae, vamos oferecer formação, apoio e rede de contatos para que mulheres e pessoas 60+ possam desenvolver negócios sustentáveis, fortalecer suas comunidades e conquistar mais autonomia econômica.”

Para Antonio Melo Alvarenga Neto, Diretor-Superintendente do Sebrae RJ, o projeto representa um investimento direto no futuro e no fortalecimento da economia prateada:

“Investir no empreendedorismo, na liderança feminina e na economia prateada é investir no futuro. São lideranças multiplicadoras, que carregam um importante papel social e oferecem oportunidades para o protagonismo e geração de renda. Essa parceria será fundamental para o desenvolvimento econômico desses grupos.”

Inscrições até 26/11
forms.office.com

 

Inscrições e Seleção – 2025

Período

Atividade

11/nov/25

Divulgação das inscrições

11/11 a 26/11/25

Período de inscrições

27/11 a 03/12/25

Seleção dos inscritos

03/12 a 11/12/25

Confirmação das inscrições via Central de Relacionamento

Resultado dos selecionados

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Segundo dia do IV Seminário de Mediação Cultural do Sesc RJ tem debate sobre papel das instituições e das políticas públicas na mediação

Veja mais

“Riscar o Chão”: Centro Cultural PGE-RJ recebe exposição que aborda, em linhas e traços, o corpo em movimento

Veja mais

Sesc RJ celebra o mês da Consciência Negra com programação em unidades do estado

Veja mais

A memória e suas dimensões pessoal e social dão o tom do IV Seminário Internacional de Mediação Cultural do Sesc-RJ

Veja mais