Crédito: image description

Sesc RJ celebra centenário do geógrafo Milton Santos com ciclo de palestras

Iniciativa do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), atividade gratuita vai acontecer em maio, em Madureira. Inscrições iniciam no dia 30/4.

Em celebração ao centenário de Milton Santos, um dos maiores intelectuais brasileiros, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Sesc RJ vai oferecer, em maio, um ciclo de palestras sobre a obra do geógrafo baiano. A atividade gratuita vai acontecer no Sesc Madureira II, unidade localizada no Shopping dos Peixinhos, na Zona Norte do Rio. As inscrições iniciam nesta quinta-feira (30/4) pelo formulário online forms.office.com.

Serão realizados quatro encontros, nos dias 9, 16, 23 e 30 de maio (sábados), das 15h às 17h30, conduzidos pela pesquisadora Obirin Odara, cuja atuação se concentra nos estudos sobre colonialidade, branquitude e pensamento crítico anticolonial.

Obirin é bacharel em Serviço Social (UnB), mestra em Políticas Sociais (UnB) e doutoranda em Filosofia (UFRJ) e foi pesquisadora visitante na Universidade da California em 2025. No ciclo de palestras, ela propõe uma abordagem contemporânea da obra de Milton Santos, a partir de uma perspectiva territorializada que reconhece o bairro de Madureira, coração do subúrbio carioca, como um espaço vivo de produção de conhecimento.

Centenário do maior geógrafo do país

Milton Santos, que faria 100 anos em maio, é amplamente reconhecido como o maior geógrafo do país e um dos mais renomados e respeitados do mundo. Com cerca de 40 obras publicadas, seu pensamento e sua produção intelectual tornaram-se referências dentro e fora do meio acadêmico, influenciando novas abordagens e pesquisas na Geografia. Ele é reconhecido por suas análises sobre globalização, urbanização e desigualdade social. Sua obra influenciou profundamente o pensamento geográfico crítico, tanto no Brasil quanto no exterior.

O Neabi é uma iniciativa do Projeto Consciências, da área de Educação do Sesc RJ, criado em 2025 para contribuir com a produção de conhecimento e a valorização da história, das culturas e das identidades de grupos afro-brasileiros e indígenas no estado. O Sesc RJ é o primeiro Sesc do país a criar um núcleo com essa finalidade. Na instituição, a iniciativa promove grupos de estudo, cursos e oficinas, rodas de conversa e palestras, seminários, publicações e outras atividades complementares.

SERVIÇO
Ciclo de palestras: Milton Santos e as geografias de Madureira – um pensamento do lugar que se reatualiza
Local: Sesc Madureira II – Shopping dos Peixinhos
Endereço: Avenida Ministro Edgard Romero, 81 – 4º andar – Madureira
Abertura das inscrições: 30/04
Inscrições pelo formulário online forms.office.com
Datas dos encontros: 09,16, 23 e 30 de maio (sábados)
Horário: 15h às 17:30h
Gratuito | Vagas limitadas

Calendário
09/05: Milton Santos e a Geografia
16/05: Milton Santos e o Espaço e o Tempo
23/05: Milton Santos e os Desafios Atuais
30/05: Milton Santos e Madureira

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Seminário do Sesc RJ debate circulação do cinema brasileiro, formação de público e curadoria audiovisual

Veja mais

Alunos do Sesc RJ de Taekwondo participam de Treinamento Internacional com atletas olímpicos

Veja mais

Sesc RJ abre inscrições para curso preparatório de mestrado e doutorado voltado a pessoas negras e periféricas

Veja mais

Thâmela e Vic representam o Sesc Botafogo Praia em tradicional torneio nos Estados Unidos

Veja mais