Há 74 anos #ConectadosPeloSocial | Conheça as histórias dos funcionários com o Sesc Engenho de Dentro

O mês de aniversário do Sesc passou, mas ainda temos outros motivos para comemorar! No próximo sábado, é a vez da nossa primeira Unidade completar seus 74 anos.  Engenho de Dentro foi inaugurada em 3 de outubro de 1946 oferecendo serviços de Assistência à maternidade, infância e combate à tuberculose.

A funcionária Luciana da Maia Cheble, que atualmente é Coordenadora Técnica no Sesc Niterói, iniciou sua história com o Sesc ainda criança, quando nem imaginava que, um dia, completaria 24 anos trabalhando na instituição. Ela foi aluna da Recreação Infantil, onde cursou o antigo jardim de infância. Segundo Luciana, “Com quatro e cinco anos desfrutei de uma das atividades mais apaixonantes da instituição. Trago na memória a imagem e a voz das minhas adoráveis professoras Wanda e Elenice que marcaram minha infância com seus gestos delicados e olhares compreensivos. Memórias da sala de brinquedos, ampla, com enormes janelas, piso colorido [… ]Sem contar a hora do parquinho. Um grande espaço de areia com trepa-trepa, escorrega e o meu querido balanço com assento de pneu.”  

 

 

Com o passar dos anos, ela seguiu para o ensino fundamental, mas sempre que podia voltava ao Sesc. E foi lá, no Engenho de Dentro, que, anos depois, também conseguiu um estágio na Recreação Infantil. “Para minha surpresa, não havia mudado muita coisa em relação ao espaço físico, até reencontrei minha primeira professora, Wandinha. Apaixonei-me de novo pelo local e também pela metodologia de trabalho.”

Após terminar o estágio e trabalhar em outras escolas, ela conseguiu retornar ao Sesc Engenho de Dentro como funcionária da Recreação Infantil, em 1995. “Carrego comigo uma história de amor, carinho e recordação desse lugar incrível que marcou minha infância, me fez descobrir a beleza da educação infantil e realizou o meu sonho de lecionar.”

 

Nesta época, Luciana soube, por uma colega de trabalho, que a história da sua família com o Sesc começou antes mesmo dela nascer.  Seu avô, que ela não teve a oportunidade de conhecer em vida, também trabalhou na mesma Unidade, há anos atrás.  Inclusive, descobriu que os brinquedos de madeira, utilizados por ela no jardim de infância quando era criança, foram pintados e conservados por ele.

 

“Como não amar o Sesc Engenho de Dentro!? Onde tudo começou! Mas, em cada Unidade que passamos, vamos deixando um pedacinho de nós e nos sentimos também mais completos. Na estrada da vida, pude fazer parte de outras Unidades que me desenvolveram como profissional e tive a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas maravilhosas: Nova Iguaçu, Madureira, São Gonçalo e, atualmente, Niterói.”

 

 

Assim como a Luciana, outros funcionários tiveram a oportunidade de iniciar suas carreias ou histórias na Educação Infantil do Sesc Engenho de Dentro. Confira seus depoimentos:

Adriana Santos | Gerente de Educação – Sede

“Iniciei a minha vida profissional em 1989, como estagiária da Recreação Infantil, no Sesc Engenho de Dentro. Faço aniversário em setembro, como o Sesc, e posso dizer que o ano de 1991 foi muito comemorado, pois fui contrata como funcionária. Desde então, tive a oportunidade de vivenciar uma formação continuada muito sólida, que me permitiu passar por outros cargos até me tornar gerente do Programa Educação. Minha paixão pela Educação caminha junto com o amor e com o compromisso que renovo todos os dias com o Sesc.”

 

 

Sérgio Parobé | Gerente – Sesc Ramos

“No início dos anos 70, fui aluno do jardim da infância no Sesc Engenho de Dentro, o que foi fundamental na minha formação. Depois, em 2013, trabalhei como Gerente na Unidade Niterói, onde fiquei quatro anos e ajudei a inaugurar uma Escola de Educação infantil. Atualmente, estou há dois anos gerenciando a Unidade Ramos. O Sesc  faz parte da minha vida e tudo começou na Unidade Engenho de Dentro.”

 

 

Tatiana Santos Ferreira | Coordenadora Técnica – Sesc São João de Meriti

“Iniciei minha trajetória profissional no Sesc Engenho de Dentro, há exatos 23 anos, como estagiária da Recreação Infantil, na época em que ainda era Unidade de Saúde Materno Infantil. Foi uma experiência de muito aprendizado, conquistas e alegrias! Minha base veio de lá. Fiz grandes amizades e realizei muitos projetos. Fui acolhida e acolhi, em quatro anos de muitas histórias, trocas e amor. Gratidão ao Sesc Engenho de Dentro!”

 

 

Somos conectados pela Educação, somos #ConectadosPeloSocial!

 

Fonte: sesc.com.br/portal/sesc/o_sesc/nossa_historia/
Fotos: acervo Sesc / arquivos pessoais

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais