Histórias que conectam: Conheça a história de Andressa Rodrigues

Histórias que conectam: Conheça a história de Andressa Rodrigues

O Histórias que conectam apresenta a história de Andressa Rodrigues, que passou das aulas de dança no Sesc Madureira a integrar grandes grupos artísticos cariocas.

Para comemorar os nossos 74 anos, Andressa Rodrigues nos conta sua trajetória na dança, que começou no Sesc Madureira e hoje ganha toda a cidade do Rio de Janeiro, principalmente no carnaval.

A cultura é um dos grandes pilares do Sesc RJ e a dança é uma de suas expressões mais ancestrais. Há quem diga que antes de aprender a andar, um bebê dança. Então, dançar é uma das atividades mais bonitas e prazerosas que se pode praticar. E foi praticando desde criança no Sesc Madureira, Andressa Rodrigues descobriu que essa era a sua vocação.

Vem ver o relato  que ela nos enviou, contando como a história dela passa pela nossa:

Meu nome é Andressa Rodriguez, sou formada em moda pela FAETEC, porém trabalho com cálculos trabalhistas judiciais fazem 8 anos.

De quatro anos pra cá, eu passei a integrar a parte artística de rua do Rio de Janeiro, em blocos como Orquestra Voadora, Escravos da Mauá, Biquínis de Ogodo convidam as sungas de Odara, Trás a Caçamba, também já desfilei no Vem cá, minha flor!, Cordão do Bola Preta, O Bloconce, Terreirada Cearence, Amigos da Onça, Sinfônica Ambulante, Céu na Terra, Foliões da Prainha. Esse contato com a rua me possibilitou encontrar outros artistas, dentro da área circense, hoje faço parte do casting do circo do Churumello Circo e Orquestra Circônica em eventos. Isso me deu a possibilidade de também criar uma personagem, Pérola, mulher barbada, que tem enigmas e tiragem de sorte e a palhaça Perninhas Malucas, sempre mesclando perna de pau, pirofagia e swing poi, com criações de figurino elaborados por mim mesma. Também trabalho com produção artística por contas própria em bares, como exemplo o Brooks Pub e festa de música eletrônica.

Um honra poder estar contribuindo de alguma forma.

Eu entrei no Sesc de Madureira, era muito pequena, pelo que minha mãe fala eu tinha uns 2/3 anos e devo ter sido aluna até uns 5/6 anos na escola. Minhas professoras eram a Tia Mara e Tia Luciana. 

Minha mãe dançava contemporâneo com a professora Ana e eu ia a todos os ensaios e festivais de dança, por anos.

Minha mãe foi estagiária do Sesc de São João de Meriti e Madureira. Mas frequentamos Tijuca, Petrópolis, Caxias, Nova Iguaçu e eu agora nem lembro se teve mais algum.

Frequentei tudo que tinha lá, teatro, piscina, bibliotecas, e quando adolescente fiz colônia de férias, academia, refeitório ( tinha um bandeijão!), posto médico, até meu primeiro óculos eu fiz pelo oftalmo do Sesc. Até meu primeiro show de banda foi lá, Cidade Negra, eu tinha uns 17 anos … Tinha também altas festas juninas, que eram na quadra Polivalente, montavam uma frente de uma igreja como decoração…

São muitas lembranças… era muito 80/90/00th… eu lembro muito até do layout de todo Sesc, de cada sala, banheiros enormes, tinha até uma área que eu adorava quando pequena, achava muito adulta, os bailarinos íam muito, como minha mãe, não sei se era uma hidro ou uma sauna, hoje é a academia no Sesc de Madureira. Na frente dela tinha a escada e um lago com escarpas. Todos os lagos do sesc tinham escarpas. Tinha uma sala de jogos com ping pong … era muito legal.

Lembro até da sala do administrativo… tinha umas balas coloridas transparentes que eu adorava ir só pra comer…Eu lembro de cada canto do Sesc de Madureira. De cada evento.

Foi uma honra quando o produtor e palhaço Gracinha me convidou pro primeiro evento que fiz com minha personagem Pérola, para participar do Picadeiro Móvel, e depois participar do Picadeiro móvel especial de dia da Mulher. Uma honra enorme e indescritível pisar nessa casa como artista, convidada, contratada, com cachê, sabe?

Bom, em anexo segue um pouco das fotos que pedi pra minha mãe enviar, posso tentar digitaliza-las. E tem muitas outras. Também estou a espera da digitalização dos vídeos daquelas época do festival!!! Espero que gostem. 

Com todo carinho,

Andressa Rodrigues, pernas de sal.

Quer contar a sua história com o Sesc RJ também? Use suas redes sociais, marque nossos perfis @sescrio e use a #ConectadospeloSocial

Fique por dentro de tudo o que rola no Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais