Lives Solidárias #MesaSemFome unem: solidariedade, temas relevantes e mais gols do nosso time

O canal do YouTube do Sesc RJ se tornou um grande ponto de encontro para lives solidárias, que além de abordarem assuntos pertinentes a esse momento que a sociedade atravessa, são grandes pontos de contato com o público para divulgar a campanha #MesaSemFome – que possibilita que pessoas físicas se tornem doadoras do Mesa Brasil, através de pontos de coleta disponíveis em cerca de 450 estabelecimentos comerciais em todo o estado.

Na pauta dos encontros virtuais estão assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, esporte, educação e muitas outras temáticas importantes de serem discutidas e esclarecidas, como: Novo coronavírus e mudanças de costumes; Exercício para a saúde do corpo e da mente; Organização de estudos e rotina das crianças. Na mediação dos debates, geralmente há um membro da equipe do Sesc RJ, especialista na questão a ser abordada.

Temas certos para o momento

live com Fernando - comunicacao interna

Falando sobre a escolha dos temas, Fernando Alves, Gerente de Lazer, revelou que a busca é sempre por pautas atreladas à área de atuação e, segundo pesquisas externas, relatadas pela população como pontos de grandes dúvidas. Para Fernando, trazer pessoas de referência para falar é muito importante, assim como dar oportunidades a novos talentos. “Mais uma forma de contribuir para o desenvolvimento das pessoas e do ambiente, reforçando o caminho no propósito”, aponta o gestor.

Também sobre a escolha dos nomes dos entrevistados nas lives, o Gerente de Saúde, Flavio Wittlin, revela que contar com profissionais de renome pode ajudar, mas não é fator determinante. “A meu ver, o que enriquece a entrevista nas lives, é, sobretudo, a prática social dos nomes convidados, suas vivências e interações públicas reais e transformadoras. Assim, do mesmo modo que chamamos expoentes da Fiocruz, INCA e USP para as lives do Dr. Saúde, iremos chamar um ex-morador de rua que está engajado em extraordinário trabalho de atendimento à fome e proteção contra o novo coronavírus desta população super excluída”, revela Flavio.

Formato que veio para ficar!

live sescrj dr. saude

Flavio Wittlin, que foi pioneiro das lives no Sesc RJ, bastante experiente em enfrentar meios de comunicação em prol da saúde – tendo participado de inúmeras entrevistas de TV e atuado em rádios comunitárias – acredita que o formato tem tudo para continuar sendo explorado mesmo após a pandemia.  Sobre isso, Flavio completa: “A Comunicação em Saúde – atributo e dever de nosso Programa – é enormemente potencializada através das lives. Com o pioneirismo com que lançamos a iniciativa, saudamos os demais Programas que trilharam o mesmo caminho. Ele veio para ficar. Naturalmente, não para substituir as ações presenciais e preferenciais do Sesc RJ, mas para somar-se a elas, quando as condições de biossegurança propiciarem o seu retorno”.

live sescrj - assistencia

Daniel Moura, Analista da área de Assistência, concorda com a afirmação de Flávio, segundo ele: “Ganhamos mais um espaço de atuação! O Sesc tem essa característica de se adequar aos tempos e agora não será diferente! É um caminho que só tende a ampliar”. Com relação à experiência diante das câmeras, Daniel revela não ter nenhuma, mas está empolgado com o novo desafio: “É bem difícil, mas, ao mesmo tempo, o apoio de bastidor da equipe de comunicação e eventos ajudam e muito”.

Priscila Pincos, que atua no projeto Sesc + Infância, na Unidade de São João de Meriti, também é do grupo que sentiu mais “frio na barriga” com a experiência. “Apesar de já ter um Instagram para assuntos educacionais e ter gravado alguns vídeos, nunca tinha feito ao vivo, foi desafiador e gratificante”, afirma.

Fazendo a diferença

Sobre a união desse importante esclarecimento ofertado à sociedade com a possibilidade de fomentar as doações ao Mesa Brasil, Flavio revela um sentimento de alteridade: “as lives, ao trazerem temas e nomes que celebram e praticam a solidariedade humana, são um pequeno grande sopro de esperança para sairmos maiores do pandemônio da nossa época”.

live sescrj educacao

Endossando o coro do Flávio, Priscila Pincos, sente ainda que está ofertando uma contrapartida social com o trabalho. “Minha graduação e mestrado foram cursados por meio do ensino público, então eu sinto que é um retorno que estou dando à sociedade. É gratificante demais saber que por meio das lives, podemos sensibilizar pessoas a ajudarem outras famílias. Agradeço imensamente ao Sesc RJ por essa oportunidade profissional e pessoal”.

Daniel Moura, completou os comentários dos colegas seguindo com o mesmo sentimento: “É um orgulho. Acho que esse é um diferencial nosso: ficamos felizes por que acreditamos na necessidade de uma sociedade mais harmônica, justa e sem pobreza. Dá orgulho fazer parte desse time”.

Acompanhe a playlist das Lives Solidárias em nosso canal no Youtube e veja como estamos ainda mais #ConectadosPeloSocial! 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais