Sistema Fecomércio RJ

Sistema Fecomércio RJ lança Instituto de Sustentabilidade

Iniciativa atende crescente demanda por soluções que respeitem o meio ambiente. 

O Sistema Fecomércio RJ lançou, nesta quarta, 08 de dezembro, o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade – IFeS, o primeiro instituto desse porte ligado a uma Federação do Comércio no país. Tendo o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e o diretor executivo do IFeS, Vinicius Crespo, como anfitriões, a cerimônia contou com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, e do secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere, além de outras autoridades e dirigentes do Sesc RJ e Senac RJ.

No evento, o diretor Vinicius Crespo apresentou o Programa Repet, no qual colaboradores do Sistema Fecomércio RJ e doadores anônimos poderão depositar garrafas pets para reciclagem. Um dos principais objetivos do IFeS é o de estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, como meio para promover o crescimento humano, empresarial e das instituições, otimizando, assim, as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.

A fundação do IFeS estabelece o entendimento de que a sustentabilidade caminha na mesma direção e em paralelo ao desenvolvimento econômico, garantindo a manutenção do negócio alinhado às leis vigentes, e às expectativas do consumidor, cada vez mais exigente com os comportamentos éticos e ambientalmente sustentáveis das empresas.

“O setor privado tem um papel essencial no processo de amadurecimento das práticas de sustentabilidade, pois tem a agilidade necessária para impulsionar as inovações e tecnologias, e ainda, atuar como influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores”, ressalta Vinicius Crespo, diretor do IFeS.

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) comprova essa tendência. O estudo revelou que 76,1% dos fluminenses levam em consideração a preservação do meio ambiente em suas atitudes. Sobre a disposição em pagar um valor maior por produtos ambientalmente adequados, 42,8% dos consumidores afirmaram estão dispostos a gastar mais, tendo essa contrapartida.

Como pioneiro nesse segmento, o IFeS dará início a diversas iniciativas e propõe uma série de benefícios à sociedade, como geração de emprego e renda, orientação ao comércio local, apoio às cooperativas de catadores, preservação dos recursos naturais, entre outros.

“Estamos dando um grande passo para um futuro melhor e mais sustentável para todos os cidadãos fluminenses. Entre os diversos benefícios que o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade proporcionará à economia do Rio de Janeiro, destaco a melhoria no ambiente de negócios, a meta do Plástico Zero (100% reciclado até 2030) e o aumento da adesão de todo setor empresarial. Nosso objetivo é que esse projeto vire modelo para outras Federações do Brasil. Vamos, juntos, construir um país ambientalmente melhor para todos”, comemora Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

IFeS inaugura máquina de coleta e descarte de garrafas pet
O primeiro projeto piloto do IFeS, o programa RePET, foi apresentado no lançamento do instituto. Trata-se de uma máquina de coleta totalmente automatizada e construída especificamente para esse descarte de garrafas pet e suas tampinhas plásticas. A iniciativa tem como base a logística reversa pós-consumo, processo que consiste na coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.

Nessa primeira fase, todos os colaboradores do Sistema Fecomércio RJ poderão depositar as garrafas na máquina modelo e serão beneficiados diretamente com esse correto descarte, instalada na sede da Fecomércio RJ, no bairro do Flamengo. A população também poderá fazer o descarte no formato “Doador anônimo”, assim qualquer pessoa vai poder fazer o depósito, entretanto, não terão benefícios diretos, mas indiretos. O projeto fundamenta-se em três pilares: Operação, Rastreabilidade & Comprovação Legal e Interação com o Consumidor.

As garrafas terão como fim processos de reciclagem dos resíduos. A doação das garrafas resultará em premiações para os colaboradores, que poderão ganhar benefícios do Sistema Comércio, como hospedagens nos hotéis Sesc RJ, descontos em cursos do Senac RJ, entre outros.

Além das garrafas plásticas, serão arrecadadas – em recipiente próprio – as suas tampinhas, que vão ser destinadas aos Projetos “Rodando com Tampinhas” e “Pet Solidário”. Assim como as tampinhas, as garrafas plásticas recebidas serão encaminhadas gratuitamente às cooperativas de catadores cadastradas no sistema, com o objetivo que sejam comercializadas com a indústria da reciclagem, corroborando o compromisso social do Sistema Fecomércio RJ com os catadores.

Ao longo do processo serão gerados relatórios detalhando a performance do impacto gerado pelo projeto. O Sistema Fecomércio RJ terá também acesso a um dashboard de acompanhamento em tempo real, tanto dos volumes resgatados quanto dos indicadores de sustentabilidade atrelados à ação.

“Esse é apenas o primeiro passo rumo a um ambiente de negócios mais sustentável. Nossa intenção é sensibilizar os empresários e a população fluminense, na busca incansável por soluções que tenham como foco a responsabilidade socioambiental, que vão além das obrigações legais e econômicas. Esperamos, em breve, levar esse projeto para todo estado do Rio de Janeiro, em parceria com o poder público”, ressalta Vinícius Crespo, diretor do IFeS.

Sobre a Fecomércio RJ
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e representa os interesses de todo o comércio de bens, serviços e turismo do estado. O setor reúne mais de 314 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e representam 68% dos estabelecimentos fluminenses, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais no total, que equivalem a 60% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Fecomércio RJ administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais