Petrópolis

SOS Petrópolis: Sistema Fecomércio RJ arrecada 210 toneladas de mantimentos no Gabinete Emergencial do Quitandinha

Unidade do Sesc no Palácio Quitandinha, em Petrópolis, foi transformada em hub de serviços à população e concentra doações oriundas de diversas partes do estado.

O Sistema Fecomércio RJ registrou, até esta quinta-feira (24/2), a arrecadação de 210 toneladas de mantimentos para as vítimas da enxurrada que castigou Petrópolis no último dia 15. Os mantimentos – alimentos, água mineral, roupas e produtos de higiene e limpeza – estão sendo recebidas na unidade do Sesc no Palácio Quitandinha. O Sesc é o braço de qualidade de vida do Sistema Fecomércio RJ, enquanto o Senac se dedica a capacitação profissional.

O Gabinete Emergencial montado no Palácio está abrigando entidades, empresas, órgãos de governo e voluntários que estão trabalhando para mitigar os impactos da chuva e oferecendo serviços à população. A principal operação é a de arrecadação e entrega de mantimentos, que está sendo liderada pelo Mesa Brasil Sesc RJ – programa de combate à fome e ao desperdício da instituição que atua também em situações de calamidade. Os donativos estão sendo direcionados a entidades socioassistenciais da cidade já cadastradas no programa e que neste momento atuam mais diretamente no apoio às vítimas, com acolhimento e preparo e distribuição de refeições.

Além de receber doações da população local, o Mesa Brasil Sesc RJ concentra no Palácio Quitandinha mantimentos arrecadados por outras 10 unidades do Sesc no estado do Rio: Nogueira (também em Petrópolis), Barra Mansa, Niterói, Teresópolis, Alpina (Teresópolis), Nova Friburgo, Nova Iguaçu, São João de Meriti, além de Madureira e Tijuca, no Rio. Regionais do Sesc de outros estados do país e diversas empresas também estão enviando alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza.

Serviços à população
A ONG Rio Solidário também utiliza o espaço como entreposto logístico para arrecadação e distribuição de donativos. O Detran está emitindo segunda via de Carteira de Identidade e Habilitação perdidos na enchente. A Enel Distribuição Rio também montou posto no local e atende a população em pedidos de religação de energia, parcelamento de dívidas, entre outros serviços.

O Senac PetMóvel, veículo adaptado para a oferta de serviços a cães e gatos, está estacionado em frente ao Sesc Quitandinha oferecendo banho aos animais domésticos resgatados na tragédia. A iniciativa é uma parceria do Senac RJ com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento e recebe os animais recolhidos por instituições de proteção, ONGs e voluntários.

A Agência Estadual de Fomento (AgeRio) atende empresários interessados na linha de crédito anunciada pelo Governo Estadual direcionada para a reparar os danos nos estabelecimentos atingidos. O Sebrae está orientando micro e pequenos empresários em questões administrativas e legais relacionadas aos empreendimentos afetados. Pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que o temporal provocou um prejuízo estimado acima de R$ 78 milhões aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo da cidade.

Sesc Quitandinha está oferecendo, por meio de voluntários, apoio psicológico gratuito para a comunidade petropolitana, em especial familiares e amigos das vítimas fatais, pessoas feridas, equipes de resgate e cidadãos que sofreram prejuízos com o temporal. Para acessar o serviço, basta comparecer ao local. Informações pelo telefone (21) 3138-1189.

Atividades suspensas e salões ocupados
As atividades regulares do Sesc Quitandinha, como visitas guiadas ao palácio, apresentações artísticas, recreação e exposições, estão suspensas por tempo indeterminado. Desde o dia seguinte à tragédia, a unidade está abrigando o gabinete do Sistema Fecomércio RJ em apoio às vítimas do desastre. Todos os salões estão ocupados por entidades, órgãos de governo, voluntários e grandes volumes de donativos. Autoridades utilizam o local para reuniões. A área do entorno do lago, que fica em frente ao palácio e é utilizada para lazer e contemplação, também está fechada, pois está reservada para o pouso e decolagem de aeronaves.

SERVIÇO:
Gabinete Emergencial do Sistema Fecomércio RJ no Sesc Quitandinha
Rua Joaquim Rolla 2 – bairro Quitandinha
Telefone: (21) 3138-1189

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ #Petrópolis

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais