Escritor José Castello ministra aula inaugural sobre João Cabral de Melo Neto na sede do Sesc RJ

Atividade na próxima terça-feira (28), às 16h, abre oficialmente semestre do Instituto Estação das Letras

O jornalista e escritor José Castello conduz a aula inaugural gratuita do semestre do Instituto Estação das Letras, na próxima terça-feira (28/01), às 16h, no auditório da sede do Sesc RJ, no Flamengo (Rua Marques de Abrantes, 99). O tema será a poesia de João Cabral de Melo Neto, que faria 100 anos em 2020.

Castello é considerado um dos críticos e leitores mais importantes de João Cabral, com quem conviveu e sobre quem escreveu alguns ensaios, além do livro João Cabral: o homem sem alma (Ed. Bertrand Brasil).

“Neste livro, tive a chance de fazer 22 entrevistas com o poeta. Os primeiros encontros confirmavam a imagem do homem seco, pragmático, sem sentimentos, que comparava o fazer do poeta à atividade fria do engenheiro. Com o avançar de nossas conversas, porém, essa imagem inicial foi se rasgando e, em seu lugar, surgiu diante de mim a figura de um poeta aflito, melancólico, atordoado por paradoxos, sentimentos impulsivos e contradições. A imagem do ‘poeta sem alma’, de que tantos falam, se desfigurou. Aos poucos, entendi que João Cabral usou a poesia, antes de tudo, como uma armadura que o protegeu do mundo”, testemunha Castello.

Para ele, Cabral, “por incapaz do vago”, como ele mesmo diz em um poema, se escondeu detrás de versos duros e resistentes. É sobre essa pedra que lateja no interior da poesia de João Cabral de Melo Neto que o jornalista falará ao público em geral na aula inaugural, que pretende reunir ainda amigos e professores do Instituto Estação das Letras.

Em abril, o IEL – fundado como Estação das Letras por Suzana Vargas – comemora 25 anos e é considerado o reduto da literatura nacional bem na Zona Sul do Rio de Janeiro. As oficinas e cursos regulares da Casa têm sempre a participação de escritores de gêneros literários variados e profissionais reconhecidos pelo mercado editorial. Ainda em janeiro, passam por lá Ruy Castro, Antonio Carlos Secchin e Jair Ferreira dos Santos, dias 27, 28 e 29/1, respectivamente, das 19h às 21h, para Carpintaria Literária e nos dias 30, 31/01 e 01/02, José Castello fecha a programação de férias da Casa com Oficina de Crônicas a partir de Rubem Braga, das 18h às 21h, durante a semana, e das 10h às 13h, no sábado. Para informações sobre inscrições e valores, (21) 3237-3947. Essas aulas acontecem na sede do Instituto, na R. Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

A programação literária nas unidades do Sesc RJ também costuma ser intensa. Um dos destaques de janeiro é o espetáculo de variedades “Sarau do Escritório”, considerado um dos saraus mais inventivos da cidade, contemplando o que há de melhor na cena poética contemporânea brasileira. Será quarta-feira (29/1), às 19h, no Sesc Copacabana, com entrada franca. A programação inclui Valentine (poesia), Juliana Jesus (poesia), Cia CorpAfro e Movimentos AfroAtlanticos (performance), Negotrio (música), além de palco aberto para manifestação do público.

SERVIÇO

Aula inaugural IEL, como José Castello
Dia: 28/1 – terça-feira
Horário: 16h
Sede do Sesc RJ (Rua Marquês de Abrantes , 99 – Flamengo)
Grátis

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais