CONSCIÊNCIAS NO NOVEMBRO NEGRO

Novembro Negro é o calendário emblemático de lutas e mobilizações pela afirmação do povo negro, combate ao racismo, à intolerância religiosa e garantia dos direitos. Ao longo de todo o mês, um conjunto de organizações da sociedade civil e do Estado realizam diversas atividades, cujo ponto alto é o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Aqui no Sesc RJ, o combate ao racismo é uma pauta que tratamos de forma contínua. À medida que práticas racistas se manifestam diariamente, entendemos que ações educativas e antirracistas devem se intensificar, para além das datas mais conhecidas, pois o racismo estrutura todas as relações sociais no Brasil.

O projeto CONSCIÊNCIAS, na Unidade São João de Meriti, convida o ator e diretor Lázaro Ramos para um bate-papo a partir da exibição do filme “Medida Provisória.” No dia 30/11, às 17h.

A Gerência de Educação do Sesc RJ lançou, em abril, o projeto CONSCIÊNCIAS, que tem por objetivo implementar ações educativas de combate ao racismo de forma sistemática, promovendo a educação antirracista e contribuindo para fomentar o pensamento crítico e a mudança de comportamento dos participantes.  O projeto já realizou mais de 100 ações educativas no formato multilinguagem, tendo envolvido mais de 50 profissionais, entre artistas, pesquisadores, professores em um amplo debate acerca do racismo estrutural brasileiro e seus impactos nas nossas sociabilidades.

Para mais informações sobre projeto, entre em contato com adriano.rocha@sescrio.org.br.

Unidades