05-08-2018---Caminhada-Sesc-TSI-em-Copacabana-0673

Educação em Saúde

Aquisição, melhoria ou mudança de hábitos de saúde são possivelmente o maior desafio que temos na saúde individual, familiar e coletiva. A Educação em Saúde, no modo participativo, é a chave que o Sesc RJ descobriu para encarar este desafio. Utilizando diferentes formatos educacionais (como rodas de conversa, oficinas, meios audiovisuais), essa atividade busca colocar a narrativa dos pacientes acerca das suas próprias vivências em saúde, doença e recuperação no centro das atenções.

Ação Saúde Sesc

Este projeto compreende iniciativas educacionais em saúde realizadas no modo extramuros, atraindo a comunidade com ações participativas que envolvem promoção da saúde, prevenção de doenças e produção de qualidade de vida e bem-estar.  São oficinas, cursos, vivências, rodas de conversa, distribuição de prospectos e orientações, exposições, vídeo e foto debates etc.

Caminhos para longevidade

Discussão sobre o processo de envelhecimento e sensibilização sobre seus desafios.  Voltado para o público em geral, construído pela participação ativa e socialização. Palestras, vivências, oficinas, cursos, vídeo e foto debates, etc.  São os formatos mais comumente empregados neste tradicional projeto do Sesc RJ.

Comer é divertido

O projeto tem como foco o incentivo à mudança dos hábitos alimentares das crianças, explorando jogos educativos, vivências teatrais e oficinas de culinária dirigida aos pequenos. Nele, uma nutricionista interage com a criançada para conhecer os seus gostos e sugerir o que é alimentação saudável, com vistas a melhorar a qualidade do consumo de comida e bebida.

Cozinha criativa

Aqui, os adultos são o público-alvo do projeto, cujo foco também é a modificação de seus hábitos alimentares. Por meio de oficinas de culinária, eles assimilam dicas sobre alimentação saudável, aproveitamento integral dos alimentos e são estimulados a preparar sua própria refeição.  As oficinas nas Unidades do Sesc são conduzidas por nutricionistas.