30º Encontro Sesc de Dança


O Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo chegou a sua 30ª edição! Uma das mais tradicionais mostras desta linguagem no estado do Rio de Janeiro, o Encontro será realizado de 6 a 10 de julho de 2022 na Unidade Sesc de Nova Friburgo e na Praça Demerval Barbosa Moreira.

Durante cinco dias, a programação apresenta alguns dos mais expressivos artistas da dança, provenientes de companhias profissionais e amadoras, com espetáculos que transitam do clássico ao contemporâneo e atividades formativas. O festival promove momentos de intercâmbio entre estudantes e profissionais de dança, estimulando o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes, que reconhecem a cidade de Friburgo como um polo de incentivo aos processos formativos em dança.

Compondo o calendário oficial de eventos culturais da cidade de Nova Friburgo, o Encontro alcançou projeção nacional devido a sua relevância, qualidade e trabalho continuado na formação de novos artistas e na propagação da história da dança.

Ao longo dos anos, a programação contemplou bailarinos, coreógrafos e companhias profissionais que se destacam no panorama nacional e internacional como: Ballet do Theatro Municipal do RJ, Ballet da Cidade de São Paulo, Cia de Dança Cisne Negro-SP, Maria Antonieta, Jaime Arôxa, Renato Vieira Cia de Dança, Ballet do Teatro Guaíra, Ballet do Teatro Castro Alves, Cia de Dança Deborah Colker , Cia de Dança , Ballet Stagium, entre outros.

Com apresentações, debates e oficinas, o Sesc RJ reafirma seu compromisso com a promoção e o desenvolvimento de artistas locais, incentivando intercâmbios entre profissionais e amadores e proporcionando experiências de metodologias, técnicas e fruição da linguagem. O Encontro Sesc de Dança cria espaços para que sejam desenvolvidos e potencializados os afetos pela estética do movimento em toda a sua variedade.

Confira a programação no fim da página!


Retrospecto Movimento – A poesia das imagens no tempo

Avançamos. Retroagimos. Dançamos. A elipse, mais do que uma questão de tempo, é ação. É movimento.

Os corpos manipulam os ponteiros, mas o tempo não controla o espetáculo. Fio condutor, o gesto, na expressão da sua verdade, é a escrita que deixamos onde a leitura do nosso corpo se faz visível.

Primeiro instrumento, o corpo risca poesia em linhas melódicas e também nos silêncios. E se transborda  porque não há prazo determinado para descobertas. O tempo é o hoje! O agora!

A dança, agente transformador que potencializa a descoberta do mundo e de si mesmo, nos trouxe até aqui. Somos quem fomos e lá se vão 30 anos. Reunimos diferentes linguagens numa variada mostra de tendências, escolas e estilos. Cidadãos-dançantes, escrevemos com os nossos corpos histórias e tempos, retratamos, reescrevemos, ressignificamos e redescobrimos. Viagem para a qual convidamos ao embarque.

Vivemos o sonho humano do encontro, da fusão e celebração das diferentes expressões e isso renova em cada um de nós o conhecimento da nossa própria identidade.

Nas múltiplas linguagens, corpo/voz/ alma/gesto, no intercâmbio, na autoconscientização, a experimentação de possibilidades para que o mundo perceba a nossa dança. O movimento que faz a transformação social e escreve novos tempos!

Ontem um sonho. Hoje, registros de uma utopia. Dance! Escreva mais um capítulo dessa história que celebra 30 anos!  É chegado mais um Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo!


Companhias Participantes:

  • Academia Valéria Moreyra RJ
  • Ballet Claudia Araújo – Niterói e São Gonçalo
  • Cia Artemanha – RJ
  • Cia Portadores da Alegria -Macaé
  • Cia Valéria Moreyra – RJ
  • DC Cia de Dança – RJ
  • Escola Dança Edu Cigano
  • Escola de Dança Adriana Miranda – RJ
  • Escola de Dança Petite Danse
  • Escola Petra de Danças Orientais -NF
  • Espaço VIS Nova Friburgo
  • Friburgo Dance Academy
  • Grupo EDAM – RJ
  • Laborative – Dance Connect _NF
  • Lyceu Escola de Dança – RJ
  • Merci Escola de dança NFCC
  • SESC Madureira -RJ
  • SESC Nova Friburgo
  • SESC Nova Iguaçu – Cia Danças Latinas
  • Studio 3 Núcleo de Artes e Dança – Nova Friburgo / Espaço Livre /Lumiar

Programação

Exposição: 01 a 10 de julho –Retrospecto Movimento

Celebrando a 30ª edição do Encontro Sesc de Dança de Nova Friburgo, uma exposição revisita o evento que se tornou referência no setor, reunindo ao longo dos anos alguns dos mais importantes nomes e companhias de dança do Brasil, fomentando, formando plateias e revelando novos artistas em suas múltiplas linguagens. Registros fotográficos revelam a poesia do movimento que conduz a retrospectiva.

Curador : Davi Massena
Foto: Paulo Henrique, J Marchon, Jeferson Pinheiro e Daniel marcos

Oficinas: 08, 09 e 10 de julho

Oficina de ballet clássico com Ana Botafogo – 9h

Oficina de dança moderna com Regina Sauer – 11h

Técnica de Lester Horton, coreógrafo e professor americano. Aula composta de aquecimento, exercícios específicos da técnica e diagonal coreografada. Essa técnica prepara o corpo com muita tonicidade muscular e equilíbrio. Dinâmica, movimentos com eixos diagonais e horizontais e alinhamento são fatores fundamentais.

06 de julho – Quarta-feira

“BICHOS DANÇANTES” –  Focus Cia de Dança
Horário: 14h
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo

A jabuti Elisa completa 100 anos e convida alguns bichos para festejarem com ela mais um ano, mas dessa vez ela propõe um desafio pois não aguenta mais a “mesmice” do famoso “Parabéns a você…” Não por acaso esses oito bichos são os convidados pois eles têm um mesmo desejo. A jabuti entrega um mapa e eles têm que passar por todas essas aventuras nessa jornada e vão descobrindo que realizar esse sonho está mais perto do que imaginam. Vamos descobrir qual é esse desejo? De repente ele é o seu também!

Direção Artística, concepção, coreografia e texto:  Alex Neoral
Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias
Produção Executiva: Giseli Ribeiro
Assistente de Direção e Ensaiadora: Luisa Vilar
Iluminação: Renato Machado
Técnico de iluminação: Anderson Ratto / Fabio Freastes
Figurinos: Ursula Fêlix
Cenário: Natália Lana
Direção de Palco: Pedro Paulo Jr.
Adereços: Orlando Sergio
Efeitos Especiais: Fernando Soares
Programação Visual: Barbara Lana
Ilustração: Eléonore Guisnet
Criado e Dançado com:  Bianca Lopes, Carolina de Sá, Cosme Gregory, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Natanael Nogueira e Wesley Tavares
Fotos: Dantas Jr., Dan Coelho, Manu Tasca e Sabrina da Paz
Vozes dos Personagens:  Lucinha Lins, Reynaldo Gianecchini, Mateus Solano, Tânia Alves, José Loreto, Bianca Byington, Vilma Melo, Juliana Alves, Evelyn Castro, Fernanda Abreu, Gabriel Leone, Jefferson Shcroeder, Pedro Lima, Felipe Habib e Paula Raia
Direção dos atores: Alex Neoral e Felipe Habib

 

“SHOW DO CAMINHÃO THE FLYING PIRATES” – CAMINHÃO TRAPÉZIO
Horário: 19h30
Local: Espaço Arp

O Caminhão Trapézio é um espetáculo único e diferenciado, o equipamento, único no mundo permite que as pessoas assistam com ampla visão do espetáculo, pois ele tem 15 metros de altura e 23 metros de comprimento, os artistas realizam suas acrobacias aéreas em uma altura espetacular com enorme abrangência. Show Do Caminhão Trapézio, conta de maneira poética a evolução do circo no Brasil desde circo de pau fincado ao moderno e tecnológico Caminhão Trapézio. Com grande efeito cênico, luzes e tecnologia o Caminhão Trapézio surpreende o público pelo arrojo dos seus artistas e pela sua apresentação

Ficha Técnica: 

GRUPO/CIA: PICADEIRO AÉREO
José Wilson Leite – Responsável Técnico do Grupo –  Mestre em Artes Circenses, Apresentador
Alessandra Regina Nunes Leite – Direção artística e sonoplastia
Trapezistas acrobatas aéreos Manassés Avelino Andrade Da Silva – Trapezista – Acróbata aéreo- Portô
Wilson Santos Leite
Claudio Valdemar Dos Santos
Claudio Aparecido Virginio Augusto
Gionana de Camargo Cattaruzzi – Trapezista
Walisson de Souza Alves Machado – Trapezista
Luciene Aparecida Medeiros e Licemar Silva Medeiros- Intervenção com sapateado e malabares
Ingrid Monteiro – Acróbata – bailarina no tecido aéreo

07 de julho – Quinta-feira

“MILTONS DO BRASIL” –  Cia Nós da Dança
Horário: 19h30
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo

De forma poética e, ao mesmo tempo realista, dez bailarinos contracenam em um cenário que remete ao interior do país. Ao todo, 13 músicas compostas e/ou interpretadas por Bituca compõem o espetáculo. Entre elas estão: Bola de Meia; Paula e Bebeto e Paixão e Fé. Caixotes e mesas ganham destaque na coreografia. O figurino é carregado de tons terrosos, que lembram as cores do Sertão. Em 1h10, os bailarinos dançam por um Brasil diverso e de cultura efervescente.

Ficha Técnica:
Direção artística e coreografia – Regina Sauer
Produção: Isadora Bertolini
Figurinos: Marcos Rogério
Iluminação: Nando Pereira
Programação visual: Fernando Filetto
Fotografia: Ricardo Adami
Bailarinos: Alan Rezende, Anderson Carvalho, Gabriela Anelhi, Janaína Ciodário, Patrícia Ruel, Paula Fernandez, Priscila Mendes, Stela Máris, Thiago Williams e Vitor Sampaio 

 

“ENCONTRO” – Cia 3 de Dança
Horário: 19h30
Local: Quadra do SESC Nova Friburgo

Sobre as múltiplas possibilidades da palavra e do movimento, “Encontro”, fala sobre as transformações que acontecem quando somos atravessados pelas experiências cotidianas e artísticas do outro. Um paralelo entre a vida e a arte para comemorar a importância de estar junto. Através da construção de múltiplas narrativas, desenvolvidas com influência de técnicas diferentes da dança, o espetáculo mergulha em memórias, sonhos e histórias de quem viveu e se descobriu artista dentro do “Encontro Sesc de dança”.

Ficha técnica:
Direção: Iane Rocha
Texto e Coreografias: Mickael Veloso
Bailarinos: Amanda Oliveira, Isla Gastin, Lucas Mury, Mickael Veloso, Rachel Drodowsky e Rebecca Campos

 

“HARLEQUINADE – GRAND PAS DE DEUX” – Escola de Dança Petite Danse
Horário: 19h30
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo

Colombina estava apaixonada por Arlequim, mas Cassandre, seu pai, queria vê-la casada com Lèandre, um homem velho e rico. Arlequim correspondia o sentimento e vivia rondando a moça a fim de vê-la. Para garantir que Arlequim e Colombina não se encontrassem, Cassandre trancou a filha em casa e colocou seu servo Pierrot para cuidar das chaves e vigiá-la. No entanto, Pierrette, esposa de Pierrot, simpatizava com o amor do casal e facilitou o encontro dos dois. Por fim, com um truque mágico, a Fada Madrinha transformou Arlequim em um homem rico. Assim, ele realizou o seu desejo: se casar com a Colombina.

Ficha Técnica:
Direção artística: Nelma Darzi
Coreografia: Marius Petipa
Música: Riccardo Drigo
Remontador / Ensaiador: Patricia Salgado
Bailarinos: Luciana Sagioro e Marcos Monteiro

 

“NA PISTA” – Cia Urbana de Dança
Horário: 19h30
Local: Quadra do SESC Nova Friburgo

Com bom-humor e leveza, NA PISTA marca o retorno da companhia as suas raízes no subúrbio carioca. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a este novo trabalho. Técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com uma estética própria. O título também faz alusão a gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”.

Ficha Técnica:
Coreografia de Sonia Destri Lie e dançarinos
Direção e Dancing Designer: Sonia Destri Lie
Dançarinos: Tiago Sousa, André Feijão, Jessica Nascimento, Jhonny Britto, Miguel Fernandez, Rafael Balbino e Patrick Domingues
Música: Rodrigo Marçal
Luz: Renato Machado

08 de julho – Sexta-feira

“JOGA ME SE” – Espaço Vis
Horário: 15h
Local: Teatro do Sesc Nova Friburgo

“JOGA ME SE” é um espetáculo de dança que surge a partir da participação do projeto “CENA AO REDOR” em 2021, desenvolvido pelo SESC de Paraty e brilhantemente orientado por Márcio Cunha e Carolina Franco. Na vida nos encontramos em constante mudança, sempre nos adaptando, nos reinventando e devemos admitir que, nem sempre, as coisas ocorrem da maneira como planejamos. Compreender que a vida pode ser um grande jogo, onde ganhamos, perdemos e atuamos com diversos parceiros pode trazer uma leveza para nossos dias e deixá-los minimamente mais divertidos

Ficha Técnica:
Coreógrafa e Bailarina: Ana Carolina Constantino

 

“ARTE E GINGA” – Escola de Dança Edu Cigano
Horário: 15h
Local: Teatro do Sesc Nova Friburgo

Nossa arte teve que ser silenciada…nossa ginga ficou escondida…foram meses de silêncio total … depois mais outros de incertezas e interrupções e readaptações. Mas a arte necessita de expressão, a dança sobrevive porque é pura expressão de alma e paixão de quem a vivencia e se entrega.

“Arte e Ginga” vem mostrar o retorno da nossa paixão, daquilo que nos move, que alimenta nossas almas!

Encanto e a cumplicidade do bolero,  a elegância e a postura impecável do tango e a verdadeira ginga brasileira em dois estilos de dançar o nosso samba: a gafieira tradicional dos salões de bailes e o moderno samba funkeado.

Ficha Técnica:
Coreografia e Direção: Eduardo Cigano
Bailarinos: Eduardo Cigano, Isabela Ciniello, Gustavo Reis, Antônia Fernanda Ferreira, Bruno Motta e Carla Cristina Camacho

 

“FALO POR MIM” – Interurbanus
Horário: 15h
Local: Teatro do SESC Nova Friburgo

Performance sobre assuntos da atualidade e como a dançarina Lurrielly Lima os observa. Um pouco de poesia sobre poder, questionamentos de afeto e um falar cirúrgico da favela.

Ficha Técnica:
Coreógrafo: Welynton Orias
Dançarina: Lurrielly Lima

 

“MESA REDONDA” – Memórias das danças
O que são as memórias das danças? Onde estão registradas, armazenadas, como podem ser consultadas? Nas diferentes trajetórias dos convidados do Encontro de Dança de Nova Friburgo – variadas formas de produzir, de criar, dançar, coreografar e de inscrever as memórias da dança são articuladas. Neste encontro ouviremos nas perspectivas de cada um as suas visões sobre estas memórias, a partir das suas histórias pessoais. Conheceremos os seus percursos profissionais, suas participações dentro do Encontro de Dança de Nova Friburgo e suas percepções sobre corpo, dança e memória.

Mediador: André Gracindo

 

“MOSAICO” – Vivá Cia de Dança
Horário: 19h
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo

MOSAICO é uma apresentação artística construída através de redes que conduz a ideia de diversidade de corpos, culturas, idades, pensamentos…. É extremamente ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade.

Ficha Técnica:
Concepção e coreografia de Carlos Fontinelle
Elenco: Diego Endrigo da Silva, Jeniffer Rodrigues da Silva, Daniel de Oliveira Jesus, Maria Julia de Moraes Atty, Rafael Nunes Sobral e Gabriela da Silva.
Produção executiva – Claudia Bueno

 

“COMPANHIAS AMADORAS”
Horário: 19h
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo

09 de julho – Sábado

“ESTRELA DALVA” – Márcio Cunha Dança Contemporânea
Horário: 14h
Local: Praça Demerval Barbosa Moreira

Estrela Dalva é um espetáculo que se propõe a trazer danças e histórias brasileiras na busca de festas e festejos populares que evoquem o estado do brincante no encontro com o outro, com objetos e músicas. Um passeio pela cultura popular brasileira! “A arte é o espelho da pátria. O país que não preserva os seus valores culturais jamais verá a imagem de sua própria alma.” (Friedrich Chopin)

Ficha técnica:
Direção Artística: Juliana Nogueira e Márcio Cunha
Intérpretes: Juliana Nogueira, Márcio Cunha E Sílvia Araújo
Objetos de cena: Márcio Cunha e Sílvia Araújo
Fotografia: Francisco Barreto
Design Gráfico e Produção Executiva: Cacau Gondomar

 

“ARTE E GINGA” – Escola de Dança Edu Cigano
Horário: 14h
Local: Praça Demerval Barbosa Moreira

“Arte e Ginga” vem mostrar o retorno da nossa paixão, daquilo que nos move, que alimenta nossas almas!

O encanto e a cumplicidade do bolero, a elegância e a postura impecável do tango e finalizamos com a verdadeira ginga brasileira em dois estilos de dançar o nosso samba: a gafieira tradicional dos salões de bailes e o moderno samba funkeado.

Ficha Técnica:
Coreografia e Direção: Eduardo Cigano
Bailarinos: Eduardo Cigano, Isabela Ciniello, Gustavo Reis, Antônia Fernanda Ferreira, Bruno Motta e Carla Cristina Camacho

 

“OCEANOS” – Cia Jovem Dançar a Vida
Horário: 19h30
Local: Quadra do SESC Nova Friburgo

“Oceanos” é um espetáculo da Cia Jovem Dançar a Vida, onde as questões ambientais serão tratadas através da dança, mostrando a vida dos animais aquáticos, que durante milhões de anos se propagou livre pelo planeta, até que o traço da inteligência humana surge, sujando as costas e as profundezas. A diferença do homem, cúmplice da extinção de diversas espécies. Desta forma, buscamos estabelecer processos contínuos de reflexão para que a humanidade reaprenda a conviver num mundo mais sustentável.

Ficha técnica:
Roteiro e direção geral: Nelma Darzi
Assistente de direção: Guilherme Darzi
Produção executiva: Fátima Magalhães
Design gráfico: Mayara Lima
Coreografia: Marisa Martin
Música: Mozart
Remontagem e ensaiadores: Gabriela Matos e Luiz Henrique dos Santos
Bailarinos: Bárbara caldeiras, Clarice Alves, Gustavo Ventali, João Victor Alves, Luiz Henrique dos Santos, Mirosmar Ribeiro, Sophia Palma e Vitor Valdisser

 

“COMPANHIAS AMADORAS”
Horário: 19h
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo

10 de julho – Domingo

COMPANHIAS INFANTO JUVENIL AMADORAS
Horário: 16h
Local: Quadra da Unidade Sesc Nova Friburgo