Governança e Integridade

Governança e Integridade


A área de Governança e Integridade conta com o total apoio da Alta Direção, sua estrutura está diretamente subordinada à Presidência dos Conselhos Regionais, e tem como responsabilidades principais: realizar a gestão e o desenvolvimento dos programas de integridade, de auditoria e de privacidade de dados; promover o gerenciamento de riscos corporativos; e prestar assessoria à Presidência e às Diretorias Regionais, com a finalidade de assegurar o cumprimento de normas, regulamentos internos e leis.

Nossa atuação está pautada no compromisso de promover a ética e a integridade organizacional, contribuindo com a propositura de políticas corporativas, implementando controles internos fundamentados na avaliação de riscos e assegurando a confiabilidade e transparência nas informações prestadas aos órgãos de controle e fiscalização.

Palavra do Presidente do Sistema Fecomércio RJ

Os desafios nos campos de atuação do Sistema Fecomércio RJ tornaram-se ainda mais relevantes com a pandemia e as dificuldades crescentes na economia nos últimos anos. Sem deixar de lado uma história de mais de 70 anos, encaramos o momento como uma oportunidade de transformação. Elaboramos novos Planejamentos Estratégicos para as Casas Integrantes do Sistema e, ao mesmo tempo, um Programa de Integridade, amparado num novo Código de Ética, fundamentos de uma operação ainda mais responsável, segura, ágil e aderente às necessidades cada vez mais dinâmicas de empresários e sociedade.

Num contexto marcado por mudanças tão profundas, a Fecomércio RJ reiterava sua vocação de liderança e o alinhamento da estrutura e capacidade de realização do nosso setor ao interesse público. O Sesc RJ ampliava seu leque de ofertas em cultura, esporte, saúde e lazer. A formação profissional para o comércio proporcionada pelo Senac RJ se atualizava pelas vias da Educação à Distância (EAD) e do trabalho remoto. O IFec RJ, nosso braço de inteligência de mercado, tinha uma oportunidade única de reunir subsídios à tomada de decisão nas esferas pública e privada. O jovem IFes já nascia na esteira de um movimento sem volta: a sustentabilidade como valor para empresas e consumidores.

Nosso Programa de Integridade, redigido com a competência e a responsabilidade característica do time de colaboradores do Sistema Fecomércio RJ e de seus parceiros institucionais, trouxe as bases para que tenhamos ainda mais segurança nas decisões do dia a dia e maior coerência em nossa operação. São ferramentas que preservam nossos colaboradores de questionamentos, nossas instituições de prejuízos e, assim, nossas contribuições à sociedade.

Após uma campanha de comunicação interna marcada por uma linguagem descontraída e assertiva, o Programa foi internalizado por todas as camadas das organizações. Com transparência, metas claras e um planejamento afinado, traduzimos tantas aspirações em medidas práticas e responsáveis, de modo que possamos reduzir eventuais inseguranças no caminho em direção aos nossos objetivos.

Na Sede ou nas Unidades do Sistema, numa sala de aula do Senac RJ ou no ambiente EAD, num teatro do Sesc RJ ou no gabinete do presidente, temos consciência de que uma entidade com tamanho leque de responsabilidades deve estar pautada por critérios técnicos para dar conta de tantos compromissos.

E tudo isso se faz com base em boas práticas jurídicas e de governança, numa jornada guiada por dois faróis: clareza e confiança. Porque é o correto a se fazer, o contexto econômico exige, as empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo precisam, a sociedade fluminense merece.

Esse é o meu compromisso. Conheça o nosso Programa de Integridade e saiba mais!

 

Sesc RJ – Serviço Social do Comércio Administração Regional Rio de Janeiro

Presidente do Sistema Fecomércio RJAntonio Florencio de Queiroz Junior
Diretora RegionalAntonia Regina Pinho

Assessor de Governança e Integridade: José Roberto Borges
Assessora de Compliance: Sheila Aquino
Ouvidora e Encarregada de Dados: Renata Brandão
Gerente de Governança e Integridade: Francisco Pereira