Centro de Referência em Educação Inclusiva – Sesc e Senac

Crédito: Leonardo Oliveira
  • Anterior
  • Próximo

Sobre a unidade

Com o objetivo de reiterar a importância da construção de uma sociedade pacífica e inclusiva, sobretudo no cenário mundial atual, onde a diversidade e a promoção dos direitos humanos se tornam imperativos fundamentais, destaca-se a relevância da inclusão de pessoas com deficiência intelectual como parte integrante desse processo. É a partir do respeito aos preceitos legais e convenções internacionais que regem os direitos humanos e a igualdade que, assim, inicia-se o Centro de Referência em Educação Inclusiva – Sesc e Senac.

O respeito aos princípios estabelecidos pela Constituição brasileira de 1988 e pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada por diversos países, são alicerces essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Além disso, é crucial salientar a importância do cumprimento de dispositivos legais, como a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), para garantir a plena participação, inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência intelectual.

“Ninguém nasce feito.
É experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”
Paulo Freire

Considerando a relevância do tema em todas as suas dimensões e, considerando a missão e protagonismo das “casas” Sesc RJ e Senac RJ na contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, afirmamos a urgência da criação de um Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), tendo como princípios:

  • Missão: produzir e disseminar conhecimento e promover processos formativos para contribuir com políticas de educação inclusiva e inclusão produtiva de pessoas com deficiência intelectual.
  • Visão: ser referência no Estado do Rio de Janeiro em Educação Inclusiva e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual.
  • Valores: autodeterminação, cooperação, solidariedade, inovação e respeito.

Estrutura

Serviços oferecidos:

  • Atendimento multidisciplinar para crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista e Trissomia 21
  • Atendimento para os familiares
  • Capacitação de professores para educação inclusiva
  • Profissionalização de pessoas com deficiência

Informações

Endereço: R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20540-001
Fale com a gente: falecomagente@sescrio.org.br

Como chegar