Bistrô Sesc Convento do Carmo

Crédito: Adriano Ishibashi/Casa da Foto
Crédito: Bistrô Sesc Convento do Carmo. Foto: Adriano Ishibashi/Casa da Foto
Crédito: Bistrô Sesc Convento do Carmo. Foto: Adriano Ishibashi/Casa da Foto
Crédito: Bistrô Sesc Convento do Carmo. Foto: Adriano Ishibashi/Casa da Foto
  • Anterior
  • Próximo

Sobre a unidade

Construído no século XVI, o prédio que abriga o Bistrô Sesc Convento do Carmo era ocupado por frades carmelitas servindo, em seguida, de moradia para a rainha de Portugal, D. Maria I, após a chegada da família real ao Brasil, no século XIX. Ao longo da história, foi também sede de uma série de instituições até que, em 2022, após quatro anos de reforma, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) revitalizou a edificação e abriu o espaço cultural em funcionamento atualmente.

Com 54 lugares, o mais novo Bistrô do Sesc RJ funcionará das 11h às 18h, de segunda a sábado, em um espaço de 182m². A reforma para instalação da cozinha foi feita com o cuidado de preservar as características da edificação, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac). Em vez da exaustão tradicional, por exemplo, foi instalado um sistema iônico, tecnologia que dispensa a coifa para remover impurezas do ar produzidas durante a preparação de alimentos.

O cardápio é assinado pela chef Teresa Corção, que o elaborou sob os preceitos da Ecogastronomia. A premissa será valorizar a agricultura familiar do estado do Rio, por meio de pratos com alguns ingredientes fornecidos por pequenos produtores rurais do interior fluminense.

Informações

Endereço: Rua Primeiro de Março, 1
Praça XV, Centro, RJ – 20010 – 000

Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 11h às 18h.
Central de atendimento: (21) 4020-2101. De segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, exceto em feriados nacionais.
E-mail: falecomagente@sescrio.org.br

Mais informações: 3180-5225

Como chegar

R. Primeiro de Março, 1 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000