12-07-2019---II-Encontro-Sesc-+-Infância---Fotos-Erbs-Jr.--3612
Crédito: Erbs Jr
12-07-2019---II-Encontro-Sesc-+-Infância---Fotos-Erbs-Jr.--3702
Crédito: Erbs Jr
12-07-2019---II-Encontro-Sesc-+-Infância---Fotos-Erbs-Jr.--3778
Crédito: Erbs Jr
12-07-2019---II-Encontro-Sesc-+-Infância---Fotos-Erbs-Jr.--3873
Crédito: Erbs Jr
  • Anterior
  • Próximo

Educação

De crianças protagonistas a jovens e adultos comprometidos com a sociedade

A Educação permeia e integra as atividades e os programas das outras áreas de atuação do Sesc. Tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social, se concretizando por meio de ações de educação formal e complementar. Sendo assim, o Programa Educação do Sesc RJ busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento; aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: aluno, família, professores, Sesc e comunidade.

Consideramos a educação permanente como aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

Nosso objetivo é criar espaços– objetivos e subjetivos – que estimulem uma leitura ampliada da sociedade e do mundo, promovendo o diálogo entre as diferentes gerações, as diversas linguagens, a ciência e a tecnologia, para produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento humano.

O processo de construção participativa e colaborativa é realizado por meio de fóruns, onde são apresentadas as diretrizes e metas institucionais, e posterior formação de grupos de trabalho com a formulação das propostas programáticas, por fim as bancas de validação realizando a consolidação da programação.

Educação Sesc RJ

O Programa Educação tem por desafio promover mudanças que favoreçam o crescimento pessoal e social por meio de ações de educação formal e complementar, permeando e integrando os outros programas e atividades de atuação do Sesc RJ. Sendo assim, o projeto busca como princípio fundamental o reconhecimento de crianças, jovens, adultos e idosos como sujeitos do conhecimento. São aqueles que realizam, pensam, elaboram, constroem e repensam, a partir de uma interação com todos os envolvidos neste processo de aprendizagem: alunos, famílias, equipes, parceiros, comunidade. O Sesc RJ considera, assim, a educação permanente aquela que estabelece ações sobre a realidade, iluminadas pelo conhecimento e que torna possível a transformação social.

OUTROS PROJETOS
Além dos projetos estratégicos, o Sesc RJ desenvolve outras ações de promoção da Educação, algumas delas em parceria com o DN e outros Regionais. São eles:

Exposição – Máquina e Reciclagem
O Sesc RJ propõe a implementação de conteúdo expositivo e educativo composto por uma máquina de reciclagem.

Educação em Encontros, Congressos e Festivais
Difundir ações e promover diálogos em torno de temas fundamentais para a Educação. Acontece no formato de grandes encontros, congressos e conferências. Construindo uma agenda permanente de impacto social, fortalecendo parcerias e garantindo formações continuadas. Este projeto alinha-se ao ODS4 (Educação de qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero) e ODS10 (Redução das desigualdades).

Entre Nós
O Entre Nós é um movimento de integração entre a escola, famílias e comunidade, que se reúnem em torno de atividades diversificadas, por meio das quais desenvolvem e ampliam conhecimentos sobre as infâncias. Além da realização do “Fórum das Famílias” que culmina a sistematização dos encontros que ocorreram ao longo do ano. Este projeto alinha-se ao ODS4 (Educação de qualidade) e ODS10 (Redução das desigualdades).

Vivências
Atividade destinada à formação inicial e continuada de estudantes e professores. Com foco em uma educação inclusiva, anticapacitista e antirracista. Compreendendo que não se faz educação sem diálogo, escuta, pensamento crítico, compartilhamento de saberes e ações afirmativas. Este projeto alinha-se ao ODS4 (Educação de qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero) e ODS10 (Redução das desigualdades).

Sesc nas Escolas
Ações institucionais entre o Sesc RJ e as Secretarias de Educação do Estado do Rio de Janeiro para atuação com estudantes da rede pública e formação de professores. Este projeto alinha-se ao ODS4 (Educação de qualidade), ODS5 (Igualdade de Gênero) e ODS10 (Redução das desigualdades).

Pensamento e Linguagens
Ações sistemáticas, presenciais e virtuais em língua estrangeira que acompanham as proposições do mundo contemporâneo, desenvolvendo as competências necessárias à vida. Com material próprio e autoral desenvolvido pela equipe de Educação do Sesc RJ, os estudantes participam das ações a partir de seus interesses pessoais, com flexibilidade de tempo e escolhas.

Entrelinguagens
Entrelinguagens é o desdobramento das atividades desenvolvidas pelo eixo que pensa a língua estrangeira, e que culminam em festivais, seminários e mostras com ações que possibilitam novos olhares sobre a educação.

DN – 1º Congresso Nacional da Rede Sesc de Educação
Trata-se do 1º Congresso da Rede Sesc de Educação, congregando os Departamentos Regionais em uma ação que tem como tema central a atuação em Rede, e os principais desafios da contemporaneidade para o Programa Educação, na perspectiva da Sociedade 5.0. É uma ação que encerra os ciclos de formação da Educação Básica e Complementar do Sesc no ano de 2024, objetivando fazer os devidos encaminhamentos para cada atividade e no âmbito dos Departamentos Regionais que serão piloto da Rede Sesc de Educação.

DN – Exposição Mini Museu Sesc Ciência
O Mini Museu Sesc Ciência é um módulo em madeira com várias janelas de comunicação com o público como textos, vídeos, painéis interativos, hologramas e objetos em miniatura. O módulo oferecerá exploração em 360° e em vários níveis de forma que adultos e crianças adotarão diferentes perspectivas para visualizar o objeto integralmente. O projeto foi concebido dentro da tendência museística contemporânea com objetos modulares construídos.

DN – Ciclos de Formações para Educação Básica – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais
Trata-se da realização do Ciclo de Formações para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, voltado para Gestores e Coordenadores/Orientadores/Supervisores Pedagógicos que atuam nesses segmentos, nos 27 Departamentos Regionais do AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO e nos Polos do Departamento Nacional.

DN – Mediação em Espaços de Ciência – Formação Continuada
Curso com duração total de 44 horas dividido em 3 módulos (1 presencial e 2 remotos) abordando a temática mediação de temas científicos na perspectiva da educação não formal e destinado às equipes de educadores atuantes nas Salas de Ciências ou nos projetos itinerantes pertencentes ao Sesc Ciência.

DN – Intercâmbio das Infâncias – Rodas de Conversa
Em continuidade ao projeto realizado em 2023, o Intercâmbio das Infâncias propõe amplas trocas entre as infâncias numa perspectiva intercultural. Nesta etapa, consiste em encontros remotos de conhecimento e reconhecimento das infâncias presentes nas Unidades que oferecem o projeto Criar Sesc e/ou atuam em ações de educação complementar com as crianças, a fim de promover uma percepção integrada de suas identidades e linguagens, a partir de seus ritos, símbolos, saberes e fazeres.

DN – Intercâmbio das Infâncias: O Documentário
A proposta é de criação de um documentário sobre a realização das atividades e das trocas de experiências entre as crianças e os educadores do Criar Sesc, no âmbito do desenvolvimento do Projeto intercâmbio das Infâncias. A capitação das imagens e dos depoimentos, durante a realização das experiências que acontecerá em 2023 será descentralizada, feita pelos profissionais dos Departamentos Regionais, com orientação dos profissionais do DN.

DN – Rede Sesc de Educação: Formação de Professores – Residência Pedagógica
O Projeto consiste na oferta de três cursos de formação continuada para os educadores das escolas que compõem a Rede Sesc de Educação.

DN – Rede Sesc de Educação: Grupos de Trabalho
A Rede Sesc de Educação tem como objetivo garantir a qualidade e equidade da educação oferecida pelo Sesc, seguindo princípios e valores que norteiam suas unidades educacionais. Para atingir esse objetivo, o projeto conta com Grupos de Trabalho (GTs) que desenvolvem ações sistemáticas de proposição, mediação e acompanhamento em cada uma das quatro áreas de pesquisa e aplicação: Plataformas, Material Didático, Regulação e Formação Continuada.

Clique aqui e acesse o Portal da Educação Sesc RJ.

Nossos destaques

Centro de Referência em Educação Inclusiva

Veja mais

II Congresso Mundial Sesc RJ de Educação

Veja mais
Conferência Europeia da IPA

Movimento pela Infância e o Direito ao Brincar

Veja mais