Fazendinha Sesc

Fazendinha Sesc
  • Anterior
  • Próximo

Sobre a unidade

A Fazendinha Sesc é um espaço destinado a atividades educativas de fomento à educação para a sustentabilidade, arte, ciência, tecnologia e redução de desperdício de alimentos.

Todas as atividades serão previamente informadas nos canais de comunicação do Sesc RJ bem como com os funcionários presentes no local.

Objetivo das Programações
Promovemos a incorporação de práticas sustentáveis, transversais e integradas considerando ideias, estratégias e atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas.

Serão utilizadas temáticas relacionadas a ações sustentáveis, que abordem as 17 ODS da ONU. As programações serão realizadas por profissionais credenciados para oficinas, cursos e vivências no espaço destinado ao Sesc RJ.

Conheça os projetos da Unidade Fazendinha Sesc!

Projeto Sesc Mais Vida (Trabalho Social com Idosos)
Ações destinadas, prioritariamente, ao público idoso (TSI) com interesse na reflexão sobre conceitos e atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, com foco na inovação e estímulo à novas tecnologias, relações sociais e atitudes voluntárias, cidadania e direitos.

São oferecidas as seguintes atividades: Oficinas de Trabalhos Manuais, curso de consciência corporal, curso de estimulação cognitiva e curso de arteterapia.

Sustentabilidade
Curso de Horta, permacultura e agrofloresta – Ensina conceito, princípios e aspectos culturais da permacultura e de sistemas naturais;

Exposição Planeta Pet e Capivara – A exposição visa sensibilizar através de instalações lúdicas sobre a geração e descarte de resíduos e o consumismo. A capivara é confeccionada em resíduos de poliuretano, material muito utilizado pela indústria. O Planeta Pet tem o objetivo de levar o espectador a reflexão de como os materiais plásticos estão cada vez mais presentes nos 4 cantos do planeta.

Visita Mediada – apresentação dos espaços da Fazendinha Sesc. Atividade com trilhas e visitação aos animais.

Parque Ciência a Céu Aberto – exposição permanente
Oferece ao público os atrativos da experimentação ao ar livre, oportunizando a presença da ciência no nosso cotidiano com as instalações que trabalham os conceitos da física como força e velocidade. Os brinquedos instalados para as vivências são: centrífuga, tubos sonoros, gangorras e alavancas. Há presença de monitores para orientar e dinamizar a exposição.

Informações

Endereço: R. Comte. Vergueiro da Cruz, 480
Penha, Rio de Janeiro – RJ, 21021-020

Horário de funcionamento: Terça à sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.*
Central de atendimento: (21) 4020-2101. De segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, exceto em feriados nacionais.
E-mail: falecomagente@sescrio.org.br

Ações:

  • Visita Mediada – Terça à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h (necessário agendamento prévio*).
  • Exposição Planeta Pet e Capivara – Terça à sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.
  • Parque ACT (Ciência a Céu Aberto) – Terça à sexta, das 9h às 17h. Sábados, das 9h às 16h.
  • Trocas Verdes – Sábados, das 9h às 12h.
  • Oficinas de Artesanato e Lab Maker Criativo – Sábados, das 10h às 13h.

* Visitação mediante agendamento de grupos. Também estamos com inscrições abertas para o Trabalho Social com Idosos no local. Para agendar grupos (escolas, instituições, associações, ongs, etc), favor enviar um e-mail para anderson.coliveira@sescrio.org.br ou lucianatelles@sescrio.org.br solicitando a visita, informando quantidade de pessoas e faixa etária.

Como chegar

R. Comte. Vergueiro da Cruz, 480