Arte em Cena

Arte em Cena: Daúde e Lia de Itamaracá em live do Sesc RJ

Em live do Projeto Arte em Cena na quarta-feira (22/7), artistas apresentam releituras em voz e violão de hits da cantora baiana e das cirandas da pernambucana.

A cantora Daúde apresenta nesta quarta-feira (22/7), às 19h, uma live no canal do Sesc RJ no YouTube em que cantará canções do álbum Código Daúde, com a participação de Lia de Itamaracá. O encontro entre a baiana e a pernambucana, que ocorreria no palco do Sesc Ginástico, no Centro do Rio, em março, havia sido adiado por conta da pandemia da Covid-19.

Para o ambiente virtual, Daúde preparou uma apresentação com releituras em voz e violão de sucessos do seu quinto álbum, como Babalú (imortalizada por Ângela Maria), e também de outros hits como Vamos fugir, 4 meninas e Pata Pata. O repertório traz ainda cirandas que renderam a Lia de Itamaracá o título de Patrimônio Vivo da cultura de Pernambuco, além de doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do estado (UFPE).

Arte em Cena

A apresentação integra o projeto Arte em Cena, do Sesc RJ, com programação on-line musical às quartas-feiras, às 19h, e infantil aos sábados, às 15h. Entre as próximas atrações musicais estão nomes como Fernanda de Paula e os convidados Pedro Corrêa, Luiza e Mariana Savattone; Simone Mazzer com o projeto ANT + ART; e o Duo Bruna Souza e Bebel Nunes. Já a programação infantil traz contações de historias com Ana Luiza França, Ih, Contei! e a Cia. Mimos Brasil.

Sobre Daúde
Começou sua carreira musical cantando em peças teatrais e casas noturnas, quando surgiu o convite para gravar seu primeiro CD “Daúde” em 1995. Seu primeiro chegou conquistando a crítica especializada e ganhando os prêmios Sharp de Música, APCA (Associação dos Críticos de Arte de São Paulo) e dos leitores do Jornal do Brasil. Depois vieram “Daúde #2”, em 1997, e “Simbora”, em 1999, este um CD de remix onde a artista reuniu músicas de seus primeiros álbuns, tendo como objetivo vincular as novas interpretações ao prazer de dançar. A sonoridade deste CD funde definitivamente a música de Daúde, a MPB e os recursos usados na música eletrônica, afirmando a importância de produtores musicais e DJs como artistas criativos e necessários nesta atual cena musical. Daúde foi primeira brasileira contratada pelo “REAL WORLD”, selo de Peter Gabriel. Seu álbum “Neguinha te Amo”, de 2003, homenageou as mulheres e colaborou para que o público internacional tivesse outra visão da música brasileira, transcendendo clichês estabelecidos ou estereótipos tropicais. Em seu quinto álbum, intitulado “Código Daúde”, faz releituras em alta-voltagem de pérolas da música brasileira, com participações de grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença, Marcos Valle e Nelson Sargento.

Sobre Lia de Itamaracá
Senhora de brilho próprio e artista de grande importância no cenário cultural brasileiro, Lia de Itamaracá levou – e continua levando – seu canto e sua dança para os mais distantes recantos do seu país e também já excursionou pela Europa, sempre carregando consigo seu sorriso farto e sua alegria contagiante. Em 2004, numa cerimônia realizada em Brasília, Lia recebeu a medalha de Comendadora do Mérito Cultural instituída pelo Ministério da Cultura. No ano seguinte, ela foi reconhecida por lei estadual Patrimônio Vivo de Pernambuco, uma iniciativa de todo louvável que busca de alguma maneira – os agraciados recebem uma pequena pensão vitalícia – amparar, valorizar e divulgar mestres e grupos da cultura popular. Em registro fonográfico mais recente, de 2008, a cantora lançou o CD Ciranda de Ritmos, renovando seu mais do que reconhecido talento e não deixando a ciranda de sua vida e de sua arte parar de girar.

Serviço:

Arte em Cena: Daúde convida Lia de Itamaracá
Dia 22/7 – 19h
YouTube do Sesc RJ

PRÓXIMAS ATRAÇÕES CONFIRMADAS

MÚSICA – quartas-feiras, às 19h
29/7 – Bruna Souza
5/8 – Fernanda de Paula e Pedro Corrêa
12/8 – Simone Mazzer ANT+ART
19/8 – Nilze Carvalho
26/8 – Fernanda de Paula, Luiza e Mariana Savattone
2/9 – Bruna Souza e Bebel Nunes
9/9 – Fernanda de Paula

INFANTIL – Sábados, às 15h
25/7 – A menina que saiu da ilha e outras histórias – Ana Luiza França
1/8 – Histórias de Tanta Alegria – Ih, Contei!
8/8 – Histórias pra Boi Dormir – Contos do Mar – Cia. Mimos Brasil
15/8 – ‘Bicho! Que história!’ Histórias que os bichos contam – Ana Luiza França

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Cultura

Cultura: Espetáculos teatrais que se apresentaram no Sesc RJ levam os prêmios Shell e CBTIJ 2023

Veja mais
5ª Argumenta

5ª Argumenta: Sesc RJ oferece oficinas virtuais gratuitas de roteiro e cinema

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo inicia os playoffs da Superliga contra o Barueri

Veja mais
sesc teresópolis 3

Unidades Sesc de Petrópolis e Teresópolis recebem doações para vítimas das chuvas

Veja mais