arte em cena

Arte em Cena: músicos da Baixada Fluminense falam sobre seus desafios na região

Projeto Arte em Cena, do Sesc RJ, exibe “Ser música, Ser resistência” a partir desta terça-feira (23/3) em seu canal do YouTube. Sessão será seguida de conversa com realizadores do filme, contemplado no edital Cultura Presente nas Redes.  

Na próxima terça-feira (23/3), às 19h, vamos exibir, no nosso canal do YouTube, o curta-documentário Ser música, Ser resistência, que apresenta relatos de jovens músicos da Baixada Fluminense sobre os desafios do seu ofício na região.

Em seguida, após a exibição do vídeo, acontece um bate-papo ao vivo com os realizadores. Entre os participantes: o produtor Narcelio Ferreira, a diretora Daniela França e o músico Rodrigo Caê, que assina a trilha sonora e é um dos artistas ouvidos no documentário. A mediação é de Géssica Santiago, analista de Cultura do Sesc São João de Meriti. O vídeo ficará disponível na plataforma por 60 dias. Sendo assim, não deixe de assistir o quanto antes 😉

Confira o trailer:

Além de Rodrigo Caê, a produção traz relatos de Jéssica Volpi, Douglas Cunha e Tabita Cristine. Em seguida, a partir da pergunta “O que é ser jovem músico na Baixada?”, os protagonistas apresentam suas vivências com a cena cultural, com seu lugar de moradia e a cena artística musical muitas vezes negligenciada pelo poder público.

Para ser musicista na Baixada, principalmente sendo jovem, é você ter certeza de uma coisa: que você tem amor por aquilo que você faz. É você acreditar no seu sonho e vê-lo se tornar realidade. É você fazer isso ser real, diz Jessica Volpi no vídeo.

O curta é uma realização do Coletivo Ondas Musicais e foi contemplado, em 2020, no Edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. “Em um momento político sensível, o filme tem por finalidade estimular um diálogo sobre a cena musical da Baixada Fluminense, políticas culturais, direito a cultura e cultura como parte fundamental da cidadania”, explica o produtor Narcelio Ferreira.

Em resumo, as atividades integram o Arte em Cena, programa cultural que exibe conteúdos artísticos diversos em nossas redes sociais e em plataformas digitais.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #ArteemCena

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais