arte em cena

Arte em Cena: músicos da Baixada Fluminense falam sobre seus desafios na região

Projeto Arte em Cena, do Sesc RJ, exibe “Ser música, Ser resistência” a partir desta terça-feira (23/3) em seu canal do YouTube. Sessão será seguida de conversa com realizadores do filme, contemplado no edital Cultura Presente nas Redes.  

Na próxima terça-feira (23/3), às 19h, vamos exibir, no nosso canal do YouTube, o curta-documentário Ser música, Ser resistência, que apresenta relatos de jovens músicos da Baixada Fluminense sobre os desafios do seu ofício na região.

Em seguida, após a exibição do vídeo, acontece um bate-papo ao vivo com os realizadores. Entre os participantes: o produtor Narcelio Ferreira, a diretora Daniela França e o músico Rodrigo Caê, que assina a trilha sonora e é um dos artistas ouvidos no documentário. A mediação é de Géssica Santiago, analista de Cultura do Sesc São João de Meriti. O vídeo ficará disponível na plataforma por 60 dias. Sendo assim, não deixe de assistir o quanto antes 😉

Confira o trailer:

Além de Rodrigo Caê, a produção traz relatos de Jéssica Volpi, Douglas Cunha e Tabita Cristine. Em seguida, a partir da pergunta “O que é ser jovem músico na Baixada?”, os protagonistas apresentam suas vivências com a cena cultural, com seu lugar de moradia e a cena artística musical muitas vezes negligenciada pelo poder público.

Para ser musicista na Baixada, principalmente sendo jovem, é você ter certeza de uma coisa: que você tem amor por aquilo que você faz. É você acreditar no seu sonho e vê-lo se tornar realidade. É você fazer isso ser real, diz Jessica Volpi no vídeo.

O curta é uma realização do Coletivo Ondas Musicais e foi contemplado, em 2020, no Edital Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. “Em um momento político sensível, o filme tem por finalidade estimular um diálogo sobre a cena musical da Baixada Fluminense, políticas culturais, direito a cultura e cultura como parte fundamental da cidadania”, explica o produtor Narcelio Ferreira.

Em resumo, as atividades integram o Arte em Cena, programa cultural que exibe conteúdos artísticos diversos em nossas redes sociais e em plataformas digitais.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #ArteemCena

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
clube sesc

Clube Sesc – Livros, Discos, Filmes, Cenas e Artes Visuais: escolha o seu clube cultural e participe!

Veja mais
E-book Pistas Visuais

E-book: Pistas Visuais – Comunicação Alternativa e Aumentativa

Veja mais
Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil

Orquestra Sinfônica de Mulheres do Brasil se apresenta neste sábado pelo projeto Arte em Cena

Veja mais
Hidroginástica

Atividade física na pandemia e hidroginástica para idosas do Sesc RJ serão apresentados em congresso na China

Veja mais