Arte em Cena
Crédito: Jorge Bispo

Arte em Cena: temporada estreia com espetáculo ‘Luas de Júpiter’, de Jô Bilac e Geandra Nobre

Espetáculo abre a temporada virtual do projeto Arte em Cena Sesc RJ. Solo musical dirigido por Luis Antônio Fortes e estrelado por Juliane Bodini discute o ser humano e suas mazelas pela metáfora do alienígena que vem à Terra com a missão de destruí-la. 

O espetáculo “Luas de Júpiter”, com texto de Jô Bilac e Geandra Nobre e direção de Luis Antônio Fortes, estreia nesta sexta-feira (5/3), às 19h, uma temporada virtual com transmissão pelo canal do YouTube do Sesc RJ. As sessões, que acontecem de sexta a domingo, até 28 de março, abrem o Arte em Cena – Temporadas, braço de temporadas teatrais do projeto em que Sesc RJ transmite espetáculos artísticos em suas redes sociais.

O enredo apresenta um extraterrestre que chega à Terra em 2021 incumbido da missão de exterminar a população. No entanto, ao descer de sua nave espacial e vivenciar a memória afetiva humana através da música e outras sensações, ele entra em confronto consigo mesmo e passa se questionar se deve realizar a missão.

A montagem é inédita em muitas frentes: é o primeiro texto teatral de Jô Bilac e Geandra Nobre, escrito em meio à pandemia; a primeira direção de Luís Antônio Fortes; e o primeiro solo musical de Juliane Bodini, que estrela o texto como a alienígena. Antes, entre outros trabalhos, a atriz integrou musicais de grande sucesso, como “Rock in Rio”, “Cazuza, Pro dia nascer feliz”, “Cassia Eller” e “O beijo no asfalto”.

A direção musical é assinada por Marcelo Alonso Neves, e as composições, por Marcelo Frankel. Trata-se da mesma dobradinha de sucesso do espetáculo “Dançando no Escuro”, que obteve indicações a diversos prêmios, entre eles Shell, Cesgranrio e APTR. O espetáculo foi gravado no Teatro de Arena do Sesc Copacabana sem a presença de público.

Juliane Bodini sobre o espetáculo:

“Quando li a sinopse, fiquei encantadíssima! A construção do Jô e da Geandra foi feita a partir do que entendemos sobre o que é humano. A Alien está no espaço-planeta dela, fazendo uma reflexão sobre nossos medos, anseios, desejos e sonhos, a fim de trazer uma reflexão sobre a real necessidade destes sentimentos guiarem as nossas vidas. Através de pesquisas sobre o Universo, planetas, massas e moléculas, além das referências de obras cinematográficas que dialogam com este assunto que parte a reflexão.

Desde 2008, quando estudei com o Luís Antônio na CAL, já sabíamos que o nosso próximo projeto depois de ‘Dançando no Escuro’ seria o meu solo e que a direção seria dele. Anos depois, não tínhamos dúvida de que queríamos que a dramaturgia fosse concebida pelo Jô. Chamamos o Jô para estar conosco e tivemos também o presente de ter a Geandra, que chegou para somar ao grupo, levando o olhar feminino à concepção do texto.

‘Luas de Júpiter’ fala de nós, das regras e das leis criadas pela humanidade. Do tempo enquanto elemento limitador do fluxo da nossa vivência cotidiana. A peça é um recorte do que é humano e das mazelas terráqueas que aprisionam e condicionam os seres desde que o mundo é mundo”.

Luis Antônio Fortes sobre o espetáculo:

“Tanto eu quanto Juliane atuamos, como atores, na primeira obra do Jô para o teatro, ‘Os Mamutes’, e um texto feito para a Cia OmondÉ, o ‘Infância, Tiros e Plumas’. Já éramos bem íntimos, mas, depois que ele assistiu ‘Dançando no Escuro’, começamos a pensar num projeto juntos. Nessa época, a Ju queria muito criar um solo e que eu a dirigisse, então unimos nossas ideias, questões e vontades. Como todo filho, teve o tempo certo de nascer. ‘Luas de Júpiter – ON’ vem como um desabafo de uma junção de artistas corajosos nesse momento pandêmico que estamos vivendo”, observa.

Serviço:
Arte em Cena: Musical “Luas de Júpiter”
Estreia: 05/03/2021 – 19h
Temporada: de sexta a domingo, às 19h, até 28/03/2021.
Transmissão: YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio)
Gênero: Musical
Grátis
Livre

Texto: Jô Bilac e Geandra Nobre
Direção: Luis Antônio Fortes
Direção musical: Marcelo Alonso Neves
Composições e melodias: Marcelo Frankel
Elenco: Juliane Bodini

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #ArteemCena

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Teatro Sesc Tijuca - O Pequeno Herói Preto

Teatro Sesc Tijuca reabre neste sábado (2/10) com temporada de ‘O Pequeno Herói Preto’

Veja mais
Fórum Internacional Mesa Brasil

Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais
Guia sobre arduíno - Arte, Ciência e Tecnologia

ACT: Placa arduíno e suas funcionalidades

Veja mais