Arte em Cena
Crédito: Jorge Bispo

Arte em Cena: temporada estreia com espetáculo ‘Luas de Júpiter’, de Jô Bilac e Geandra Nobre

Espetáculo abre a temporada virtual do projeto Arte em Cena Sesc RJ. Solo musical dirigido por Luis Antônio Fortes e estrelado por Juliane Bodini discute o ser humano e suas mazelas pela metáfora do alienígena que vem à Terra com a missão de destruí-la. 

O espetáculo “Luas de Júpiter”, com texto de Jô Bilac e Geandra Nobre e direção de Luis Antônio Fortes, estreia nesta sexta-feira (5/3), às 19h, uma temporada virtual com transmissão pelo canal do YouTube do Sesc RJ. As sessões, que acontecem de sexta a domingo, até 28 de março, abrem o Arte em Cena – Temporadas, braço de temporadas teatrais do projeto em que Sesc RJ transmite espetáculos artísticos em suas redes sociais.

O enredo apresenta um extraterrestre que chega à Terra em 2021 incumbido da missão de exterminar a população. No entanto, ao descer de sua nave espacial e vivenciar a memória afetiva humana através da música e outras sensações, ele entra em confronto consigo mesmo e passa se questionar se deve realizar a missão.

A montagem é inédita em muitas frentes: é o primeiro texto teatral de Jô Bilac e Geandra Nobre, escrito em meio à pandemia; a primeira direção de Luís Antônio Fortes; e o primeiro solo musical de Juliane Bodini, que estrela o texto como a alienígena. Antes, entre outros trabalhos, a atriz integrou musicais de grande sucesso, como “Rock in Rio”, “Cazuza, Pro dia nascer feliz”, “Cassia Eller” e “O beijo no asfalto”.

A direção musical é assinada por Marcelo Alonso Neves, e as composições, por Marcelo Frankel. Trata-se da mesma dobradinha de sucesso do espetáculo “Dançando no Escuro”, que obteve indicações a diversos prêmios, entre eles Shell, Cesgranrio e APTR. O espetáculo foi gravado no Teatro de Arena do Sesc Copacabana sem a presença de público.

Juliane Bodini sobre o espetáculo:

“Quando li a sinopse, fiquei encantadíssima! A construção do Jô e da Geandra foi feita a partir do que entendemos sobre o que é humano. A Alien está no espaço-planeta dela, fazendo uma reflexão sobre nossos medos, anseios, desejos e sonhos, a fim de trazer uma reflexão sobre a real necessidade destes sentimentos guiarem as nossas vidas. Através de pesquisas sobre o Universo, planetas, massas e moléculas, além das referências de obras cinematográficas que dialogam com este assunto que parte a reflexão.

Desde 2008, quando estudei com o Luís Antônio na CAL, já sabíamos que o nosso próximo projeto depois de ‘Dançando no Escuro’ seria o meu solo e que a direção seria dele. Anos depois, não tínhamos dúvida de que queríamos que a dramaturgia fosse concebida pelo Jô. Chamamos o Jô para estar conosco e tivemos também o presente de ter a Geandra, que chegou para somar ao grupo, levando o olhar feminino à concepção do texto.

‘Luas de Júpiter’ fala de nós, das regras e das leis criadas pela humanidade. Do tempo enquanto elemento limitador do fluxo da nossa vivência cotidiana. A peça é um recorte do que é humano e das mazelas terráqueas que aprisionam e condicionam os seres desde que o mundo é mundo”.

Luis Antônio Fortes sobre o espetáculo:

“Tanto eu quanto Juliane atuamos, como atores, na primeira obra do Jô para o teatro, ‘Os Mamutes’, e um texto feito para a Cia OmondÉ, o ‘Infância, Tiros e Plumas’. Já éramos bem íntimos, mas, depois que ele assistiu ‘Dançando no Escuro’, começamos a pensar num projeto juntos. Nessa época, a Ju queria muito criar um solo e que eu a dirigisse, então unimos nossas ideias, questões e vontades. Como todo filho, teve o tempo certo de nascer. ‘Luas de Júpiter – ON’ vem como um desabafo de uma junção de artistas corajosos nesse momento pandêmico que estamos vivendo”, observa.

Serviço:
Arte em Cena: Musical “Luas de Júpiter”
Estreia: 05/03/2021 – 19h
Temporada: de sexta a domingo, às 19h, até 28/03/2021.
Transmissão: YouTube do Sesc RJ (/portalsescrio)
Gênero: Musical
Grátis
Livre

Texto: Jô Bilac e Geandra Nobre
Direção: Luis Antônio Fortes
Direção musical: Marcelo Alonso Neves
Composições e melodias: Marcelo Frankel
Elenco: Juliane Bodini

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #ArteemCena

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais