Dia da Cultura

Dia Nacional da Cultura

Para celebrar o Dia Nacional da Cultura, preparamos uma maratona cultural em nossas redes sociais. Confira a programação e viva esse momento com a gente!

Não existe vida sem cultura. Os modos de fazer, beber, cozinhar, comer, vestir, cantar, dançar, pintar, mover. Toda a ação humana passa pela cultura, a invenção que atravessa as artes em todas as suas maneiras de criar e estar no mundo. Canções de ninar e histórias para dormir. O crescimento, o bem estar e a saúde das crianças estão ligados nestas formas artísticas.

Pinturas de cenas da história, esculturas e textos literários estão dentro das escolas em suas variadas abordagens de ensino e pedagogias. Atravessamos os bairros diariamente em carros, ônibus, ou à pé, ligados à música ou série preferidas. Os cantos ressoam nos estádios e arenas, em jogos esportivos, em uníssono, com torcidas que dão apoio aos seus clubes preferidos. Dançamos à noite, com amigos e pessoas queridas, em festas, casamentos, bailes. Em viagens procuramos os museus, monumentos históricos, a arquitetura e os sabores da gastronomia local.

A cultura é parte inseparável da natureza humana e um dos principais motores da atuação do Sesc, sempre presente em nossas ações, em todo o estado do Rio de Janeiro. Em nossas unidades, verdadeiras usinas de produção culturais, reúnem-se pessoas em torno de apresentações de circo, contações de histórias, dança, exposições, filmes, livros, música, teatro, e também em cursos, debates, ensaios, oficinas, palestras, ao longo do ano inteiro.

Hoje, mais do que nunca, a cultura tem sido parceira solidária, reconfortando e amparando as populações nos momentos de confinamento, da ausência de familiares e de seus círculos sociais. Temos orgulho de fazer parte desta rede de agentes culturais que é responsável pela construção de vínculos de confiança e solidariedade, despertando o melhor do que há na natureza humana: a sensibilidade e a empatia para com o próximo.

Enquanto aguardamos ansiosos para acolhê-los no retorno em segurança às nossas atividades,  convidamos a todos a acompanhar uma jornada de doze horas de programações virtuais, para crianças, jovens, adultos e idosos, conhecendo um pouco das ações que têm sido compartilhadas ao longo do ano. Uma programação feita com muito carinho em homenagem ao dia da cultura, dia cinco de novembro, das 10h às 22h, comemorando a nossa humanidade e capacidade de criação e reinvenção.

Clicando aqui, você confere a programação completa!
Esperamos por todos.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Fórum Internacional Mesa Brasil

Fórum internacional discutirá a fome e o desperdício de alimentos

Veja mais
Guia sobre arduíno - Arte, Ciência e Tecnologia

ACT: Placa arduíno e suas funcionalidades

Veja mais

Sesc RJ leva atendimento odontológico móvel e gratuito a Queimados

Veja mais
Som do Sesc: Nando Reis e filho Sebastião apresentam live com abertura de Chico Chico

Maria Gadú é a atração do Som do Sesc deste sábado (25/9)

Veja mais