Espetáculo sobre Clarice Lispector vira websérie no YouTube

Espetáculo sobre Clarice Lispector vira websérie no YouTube

Com estreia no dia 1º de outubro, espetáculo sobre Clarice Lispector vira websérie no YouTube. Adaptada para as mídias digitais, peça estreou em março, no Sesc Copacabana, mas temporada foi interrompida por causa da pandemia. Obra celebra o centenário da escritora.

O Sesc RJ estreia dia 1º de outubro, em seu canal do YouTube, a websérie de 9 episódios Ao redor da tela, com Clarice Lispector, uma adaptação para as mídias digitais do espetáculo Ao redor da mesa, com Clarice Lispector. A peça, que celebra o centenário da escritora, entrou em cartaz em março, no Sesc Copacabana, mas teve a temporada interrompida por conta da pandemia da Covid-19. Um bate-papo ao vivo, às 19h, com retransmissão pelo Facebook entre a dramaturga e pesquisadora Clarisse Fukelman e a analista de Cultura do Sesc Copacabana, Carolina Salim.

O enredo traz o encontro inusitado da escritora consigo mesma, em dois momentos diferentes de sua vida. Em meio a entrevistas, caminhadas ou ida ao restaurante, as duas Clarices refletem sobre amor, família, desigualdade social e criação. Produto híbrido de teatro e novas mídias, o roteiro incorpora referências a toda a obra da autora com inserções de vídeos gravados em celulares e se permite a ousadias: na cena Pesadelo, personagens se insurgem contra a autora; a crônica Mineirinho se transforma em rap; Macabéa vira um cordel sobre a genealogia da migrante nordestina desde os primeiros textos de Clarice; e até contratempos tecnológicos são incorporados em proveito da dramaturgia.

Além de autora, Clarisse Fukelman assina a adaptação do roteiro para uma estrutura seriada, montada de forma a manter o público ligado nos capítulos curtos, com duração média de 13 minutos. “Neste formato, o espectador entra na casa de cada intérprete, frui a intimidade do close e aproveita os diversos recursos disponíveis pelo audiovisual usados a favor do vigor poético de Clarice”, explica a dramaturga, que também assumiu a direção à distância, viabilizando o projeto on-line.

Encenado pelas atrizes Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros, a websérie aposta no diálogo mais amplo com o público, na força da linguagem da escritora e na atualidade da obra. Trata-se de um trabalho para quem já conhece ou não Clarice Lispector. “Há um tabu de que Clarice é para poucos ou que nunca se ligou em questões sociais. Mas ela não cabe em receitas. A trilha musical, que mistura música clássica, nordestina e rap, indica a diversidade de elementos presentes na ficção de Clarice. Ela é filosofia, é cotidiano, é cultura brasileira, é dodecafônica”, afirma Fukelman.

Quiz sobre Clarice Lispector

Para adaptar o espetáculo, a dramaturga contou com o apoio de Tainá Cavalieri, responsável pela gravação e a edição. Liliane Secco assina a direção musical, e James Simão, a assistência de produção. O IMS-Rio apoiou o projeto cedendo fotos e imagens de pinturas feitas pela escritora, e a multiartista Analu Prestes, fotografias para uma das cenas. A Editora Rocco presenteará com livros da autora os 20 primeiros espectadores da série que responderem ao quiz que será disponibilizado na descrição dos vídeos no YouTube. A atividade integra a programação do projeto Arte em Cena, no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais.

 

Serviço:

Estreia da websérie Ao redor da tela, com Clarice Lispector
Projeto Arte em Cena – Sesc RJ
Dia 1º/10/2020 (quinta-feira) – 19h
Transmissão: YouTube e Facebook

 

Ficha Técnica:

Dramaturgia, pesquisa e direção: Clarisse Fukelman
Elenco:  Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros
Direção musical: Liliane Secco
Designer: Mariana Grojsgold
Gravação e edição: Tainá Cavalieri
Assistente de produção: James Simão
Projeto e Realização: Veredas Promoções Culturais
Assessoria de Imprensa: Clóvis Corrêa – CICLO Comunicação
Apoios:  Editora Rocco, Eliezer Max e Instituto Moreira Salles
Agradecimentos: Analu Prestes, Bruno Gottlieb , Claudio Mendes, Paulo Valente e Vera Novello
CICLO Comunicação – Clóvis Corrêa (21) 98289-7728
cloviscorrea1@gmail.com

 

Saiba mais: Ato a ato

  1. Cara e coroa
    “Vivo me perdendo de vista”
    Clarice jovem e Clarice idosa se encontram e participam juntas de uma entrevista

 

  1. Aposta
    “A  luz e a sombra são fantasmas quietos”
    Após lembranças de infância, as Clarices decidem rever histórias que criaram, começando com “Preciosidade”

 

  1. Laços de família
    “Tenho medo de viver o que não entendo”
    Reunida na sala, uma  família (idealizada a partir de várias obras de Clarice) confronta visões sobre amor, preconceito, educação, preservação do índio e direito à diferença

 

  1. Fome
    “É bom ter fome e comer”
    Continua a entrevista e  as Clarices discutem empatia e afeto, fome  e velhice. Segue a família indo a um almoço, onde vive uma lição sobre hospitalidade

 

  1. Linguagens
    “Nada existe que escape à transfiguração”
    Em meio a conversa sobre as relações entre palavra, dança e pintura, as Clarices falam de remorso e culpa.

 

  1. Fantasma
    “Nascer é um movimento”
    Em um pesadelo, quatro personagens cercam a escritora e reivindicam o próprio direito à criação.

 

  1. Liçoes do Nordeste
    “Só consigo a simplicidade através de muito trabalho”
    Numa cena que mescla humor e ternura, as Clarices são servidas num restaurante por uma sósia de Macabéa.

 

  1. Os dias de hoje
    “Eu quero ser o outro”
    Atores conversam sobre a atualidade de Clarice, no contexto da pandemia e da desigualdade social no país, desaguando na defesa da vida e do bandido Mineirinho.

 

  1. O fim e o começo
    “Em cada palavra pulsa um coração”
    As duas Clarices se despedem; segue-se homenagem às personagens excluídas, na obra clariciana, através do cordel “Ode a Macabéa”.

 

Fique por dentro das iniciativas culturais do Sesc RJ clicando aqui!

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias
kits de higiene bucal

Sesc RJ doa 40 mil kits de higiene bucal à Fundação Leão XIII

Veja mais
dia do comerciário

Corrida virtual do Sesc RJ no dia 31 de outubro

Veja mais

Alerta para os relacionamentos abusivos na pandemia

Veja mais
Sesc Alpina Teresópolis

Reabertura do Hotel Sesc Alpina, em Teresópolis

Veja mais