Hamlet

Hamlet para o teatro de objetos em exibição on-line

Clássico de Shakespeare, “Hamlet” é encenado sobre uma mesa de jantar e ressignifica objetos domiciliares. 

O Sesc RJ exibe nesta quinta-feira (11/3), em seu canal do YouTube e no perfil do Facebook, “Hamlet à Mesa”, adaptação do clássico de William Shakespeare para o teatro de objetos. A sessão é gratuita e começa às 19h, integrando a programação do Arte em Cena, projeto pelo qual a instituição transmite apresentações artísticas em suas redes sociais.

O espetáculo foi elaborado em 2020 por meia de ferramentas digitais e colaboração a distância em razão da pandemia. Symone Strobel, que assina a direção e a adaptação, conduziu todo o processo criativo por meio de videoconferências no espaço/cenário localizado na casa dos idealizadores e produtores Bruno Paiva e Thiago Monte, responsáveis por toda a parte técnica e montagem. A ação teatral acontece sobre um pequeno teatro construído com a mesa de jantar e ressignifica objetos do domicílio dos artistas.

Linguagem poética narrativa de fácil compreensão

A adaptação de Symone é marcada por uma linguagem poética narrativa de fácil compreensão, ampliando a identificação do texto para os diferentes públicos, inclusive o infantil. O espetáculo dá destaque aos principais conflitos presentes de “Hamlet”, como a perda do pai; a descoberta de um universo controverso dentro de seu próprio lar; a corrupção que lhe atravessa todos os âmbitos da vida, até mesmo o amor por Ofélia; a sensação de solidão e isolamento diante dos conflitos existenciais; mas também a amizade por Horácio.

Pretende-se dar ênfase à trajetória de um homem despido de todas as facetas heroicas clássicas, apesar da época em que o texto foi escrito, mas que contém em si conflitos profundamente humanos, marcados pela fragilidade, efemeridade e, portanto, beleza do ser diante do mundo e da vida.

“Hamlet à Mesa” teve sua estreia no dia 12 de setembro de 2020, no formato virtual, através do apoio do Edital Emergencial Cultura Presente nas Redes, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
“Hamlet à Mesa”
Projeto Arte em Cena do Sesc RJ
Dia 11/03/2021 (quinta-feira) – 19h
Transmissão: YouTube e Facebook

Ficha Técnica:
Adaptação, Concepção e Direção: Symone Strobel
Elenco: Bruno Paiva e Thiago Monte
Iluminação: Thiago Monte
Trilha pesquisada: Symone Strobel
Idealização: Bruno Paiva
Produção: Bruno Paiva e Thiago Monte
Edição: Thiago Monte e Symone Strobel
Gênero: Teatro de bonecos
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Realização: Pita Produções

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #ArteemCena

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais