Movimentodas Mulheres Sambistas

Movimento das Mulheres Sambistas no Sesc RJ

Movimento das Mulheres Sambistas se apresenta em live do Sesc RJ nesta quarta, dia 7. Seis artistas se revezam em show online que contará com clássicos do partido alto e do samba de roda e de terreiro. 

O Movimento das Mulheres Sambistas (MMS), coletivo criado ano passado, no Rio, para valorizar as artistas que se dedicam ao gênero, é a próxima atração do Arte em Cena, projeto no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais. A apresentação, ao vivo, será transmitida pelo YouTube e pelo Facebook da instituição nesta quarta-feira (07/10), às 19h.

A atividade reunirá três duplas de sambistas – uma intérprete e a outra acompanhante – que se revezarão no ar com apresentações de 25 minutos cada. Ao longo de 1h15, os espectadores poderão assistir a um panorama feminino do samba evocando o clima de roda, suas histórias e a sua poética, numa apresentação conduzida por Nana Kozak e Aline Colombani, Silvia Duffrayer e Bárbara Fernandes, Thais Villela e Mariana Braga.

Sobre o movimento

O MMS surgiu a partir da necessidade de organização das artistas depois da primeira comemoração da lei que incluiu no calendário oficial da cidade o Dia da Mulher Sambista, comemorado na data de aniversário de Dona Ivone Lara (13 de abril). Na ocasião, ano passado, o grupo recebeu mais de 100 artistas na Cinelândia e um público de aproximadamente 5 mil pessoas.

De lá para cá, o MMS vinha se apresentando em espaços culturais da cidade até que se viu obrigado a dar uma pausa nos trabalhos por conta da pandemia da Covid-19. Mas antes obteve um reconhecimento importante: recebeu a Homenagem Maria Carolina de Jesus da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio (ALERJ), por ajudar a fortalecer e valorizar o samba como patrimônio cultural imaterial e praticado por mulheres.

Serviço:

Live do Movimento das Mulheres Sambistas
Projeto Arte em Cena Sesc RJ
Nana Kozak e Aline Colombani | Silvia Duffrayer e Bárbara Fernandes | Thais Villela e Mariana Braga
Dia 07/10/2020 – 19h
YouTube e Facebook do Sesc RJ
Classificação: livre
Grátis

Fique por dentro das iniciativas culturais do Sesc RJ clicando aqui!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais