Dança e teatro: espetáculos para assistir em casa
Crédito: Dança e teatro: espetáculos para assistir em casa

Dança e teatro: grandes espetáculos para assistir em casa

Por André Gracindo

Durante o período de isolamento social e de quarentena, algumas companhias e artistas da dança e do teatro disponibilizaram suas obras em diversas plataformas digitais de streaming, levando para sua casa espetáculos de todos os tipos, oferecendo experiências variadas. Selecionamos alguns belos trabalhos para que todos possam conhecer ou rever grandes momentos das artes cênicas no Brasil.

O GRUPO CORPO é uma das companhias de dança mais conhecidas no país, e alcançou reconhecimento internacional com suas performances. Com longevidade invejável, atua desde 1975 com incontáveis obras marcantes, que se tornaram referência na cultura brasileira, com rigor técnico desenvolvido em criações de grande inventividade e comunicabilidade. Parabelo (1997) e Triz (2013) contam com as conhecidas parcerias para as suas trilhas sonoras originais, a partir da visão musical de artistas igualmente consagrados. Em Parabelo, tem-se Tom Zé e José Miguel Visnik. Em Triz, Lenine assina as composições.

Para conhecer o trabalho do grupo, visite: http://grupocorpo.com.br/

O GRUPO GALPÃO é a companhia teatral que também projetou-se para além das fronteiras do país, tendo sido a primeira companhia nacional a apresentar uma obra de Shakespeare em pleno Globe Theather, palco consagrado do poeta inglês. Com produções ininterruptas desde 1982, a companhia é conhecida por suas diversas parcerias com diretores convidados, tais como Fernando Linares, Paulinho Polika, Eid Ribeiro, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Ulisses Cruz, Paulo de Moraes, Yara de Novaes, Jurij Alschitz e Marcio Abreu. Aqui poderá se assistir a três trabalhos, sendo o próprio Romeu e Julieta (1992) – considerado um marco nas Artes Cênicas nos anos 90 – uma das obras. Dirigido por Gabriel Vilella, o espetáculo resgata a leveza e o caráter popular dos textos de Shakespeare, dialogando com os elementos da cultura popular brasileira. Nós (2016) é um espetáculo com direção de Márcio Abreu e busca debater questões sobre a violência e a intolerância na atualidade. O trabalho estreou na cidade do Rio de Janeiro no palco do Sesc Ginástico e pode ser mais uma vez conferido. Por último, De Tempo Somos (2014) é um espetáculo-sarau que evoca a memória da companhia por meio das canções de diversos trabalhos, sendo um lindo registro da sua trajetória.

Para conhecer a obra do grupo, visite: http://www.grupogalpao.com.br/. Os espetáculos estão disponíveis, não havendo informações sobre o término das exibições.

A ARTESANAL CIA DE TEATRO é uma companhia residente no estado do Rio de Janeiro com forte pesquisa e atuação no campo das formas animadas desde o ano de 1995. Seu espetáculo mais recente – Tatá, o travesseiro (2019) – é uma linda obra voltada para o público infantil, apresentando as relações familiares e seus percalços, com uma inventiva abordagem: a interação entre um menino e o seu travesseiro.

Visite: http://www.artesanalciadeteatro.com/. Os espetáculos estão disponíveis, não havendo informações sobre o término das exibições.

Por fim, apresentamos o trabalho da companhia de dança ATELIÊ DO GESTO, sediado em Goiânia. Tendo ocupado recentemente os palcos do Sesc Copacabana, com duas obras – Dança Boba e Cru – o grupo é formado por dois bailarinos, Daniel Calvet e João Paulo Gross, com extensas trajetórias. O Crivo (2015) é um espetáculo de dança inspirado na obra Primeiras Estórias do escritor João Guimarães Rosa, um dos mais revolucionários e complexos da literatura brasileira do século XX.

Visite: https://www.ateliedogesto.com/. Os espetáculos estão disponíveis, não havendo informações sobre o término das exibições.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais