O circo na sua casa - picadeiro móvel
Crédito: O circo na sua casa - picadeiro móvel

Respeitável público: o Sesc RJ leva o circo à sua casa

Desde 2018, o Sesc vem circulando pelas praças do Rio de Janeiro com o seu Picadeiro Móvel. De lá pra cá, foram realizadas cerca de 95 apresentações de espetáculos e intervenções circenses, contemplando o trabalho de aproximadamente 400 artistas, técnicos e produtores da linguagem, tendo atingido mais de 35 mil espectadores.

A maior realização da linguagem de circo promovida pelo Sesc RJ propõe a apresentação de um panorama da produção circense. Ao longo das cinco edições, integraram a programação artistas da Bélgica, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Amazonas, Pará, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Brasília, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A última edição realizada em março de 2020, teve como o tema “O circo é delas” e apresentou um panorama das criações circenses com protagonismo feminino. O propósito de reunir apenas artistas mulheres foi desconstruir a ideia do circo como um universo dominado por homens, no qual até pouco tempo atrás era improvável ver em cena mulheres fazendo malabarismo, mágica, palhaçaria, acrobacias e números de força física.

Confira alguns dos melhores momentos da maratona no filme abaixo:

Que tal conferir também o que os artistas que participaram das edições anteriores estão realizando no período do isolamento social?

Seguem algumas dicas para curtir o circo na sua casa! 😉

PALHAÇARIA

Diretamente de Manaus/AM, o grupo Roda na Praça tem realizado Clownbarés online. A próxima edição será no dia 29/04 às 20h no canal do youtube Fita Crepe Filmes, onde também estão disponíveis os cabarés anteriores.

Representando o Nordeste, a Cia. Arte e Riso de Umarizal/RN está promovendo vídeos educômicos com dicas para o período da quarentena.

Os Irmãos Saúde de Brasília também fizeram sua brincadeira em uma live que está disponível no instagram.

A Dupla GomesNinow do Rio de Janeiro vem divertindo seus seguidores com cenas curtas que contam seus dramas cotidianos da quarentena no facebook e no instagram.

E a Traço Cia de Teatro de Florianópolis/SC está disponibilizando cenas curtas com medidas protetivas para esta quarentena no facebook e no instagram.

ACROBACIA

Agora, se você quiser aprender um pouco de acrobacia e malabarismo, acompanhe os pequenos tutoriais da dupla Laguz Circo do Ceará.

MÁGICA

Os ilusionistas Célio Amino e RaphaSantacruz estarão juntos em uma live no canal NetMágicas, que é a maior loja virtual de mágicas no Brasil no dia 30/04 às 17h.

Além da live, os mágicos têm proporcionado boas oportunidades aos seus seguidores nesta quarentena para conhecer mais de perto este universo fascinante.

Diretamente de Pernambuco, RaphaSantacruz tem realizado oficinas de mágica para famílias e também para artistas. Na próxima semana, será formada uma nova turma especialmente para adolescentes e adultos que queiram aprender alguns truques. Fique atento na divulgação na página desse artista no instagram.

Já o Célio Amino de São Paulo,  tem promovido incríveis mágicas interativas pelo seu canal.

GESTÃO CULTURAL

O palhaço e gestor Richard Riguetti, que foi o curador convidado da terceira edição do Picadeiro Móvel, está promovendo um curso de Gestão Cultural via a plataforma zoom. Nas aulas, o grande mestre da ESLIPA (Escola Livre de Palhaços) compartilha os procedimentos e ferramentas apreendidos em 40 anos de trajetória como artista, com projetos próprios, genuínos e de grande contribuição para a sociedade, no campo da arte, cultura e educação.

Mais informações e inscrições WhatsApp (21) 99535-3983 ou pelo e-mail institutoeslipa.gestor@gmail.com

Viva o circo na sua casa!

 

 

 

 

 

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais