Cartilha de estímulo cognitivo Volume 1

Envelhecimento ativo: Exercícios de estímulo cognitivo

De olho no envelhecimento ativo da população, nossa equipe de Assistência produziu uma cartilha com exercícios de estímulo cognitivo, que está disponível para download e impressão. 

Com o crescimento da população idosa, se faz cada vez mais necessário criar estratégias para um processo de envelhecimento saudável. Uma das maneiras de manter a mente ativa são os exercícios de estímulo cognitivos, que buscam contribuir para a manutenção ou mesmo para a redução de uma possível perda cognitiva. Pensando nisso, a nossa equipe de Assistência desenvolveu a Cartilha de Exercícios de Estímulo Cognitivo.

O material conta com atividades para trabalhar diferentes habilidades, com exercícios nas áreas de linguagem, raciocínio, atenção e concentração, memória, cálculo e praxia, que é a capacidade de controlar os membros para fazer e criar movimentos finos, geralmente exercida pelo lado esquerdo do cérebro.

Além dos exercícios, são sugeridos alguns jogos e brincadeiras visando aumentar o repertório de atividades. Os jogos auxiliam no estímulo da criatividade e funções cognitivas.

A atividade é parte do projeto Sesc+ Vida, que visa promover a qualidade de vida, o protagonismo e a sociabilidade de grupos de idosos. O projeto trabalha ações junto ao público idoso, refletindo sobre conceitos e atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, com foco na inovação e estímulo à novas tecnologias, relações sociais e atitudes voluntárias, cidadania e direitos.

Baixe aqui a Cartilha de Exercícios de Estímulo Cognitivo.

Confira mais iniciativas do Sesc RJ voltadas para o público idoso clicando aqui.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais
Projeto Consciências busca combater o racismo com programação multilinguagem

Sesc Tijuca recebe inscrições para curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado a pessoas negras e periféricas

Veja mais
O Corpo Negro : Atividades Formativas

O Corpo Negro: inscrições abertas para as atividades formativas

Veja mais