Café da Tarde Virtual - TSI - Idosos Sesc Copacabana
Crédito: Café da Tarde Virtual - TSI - Sesc Copacabana

Sesc Copacabana organiza Café Virtual com idosos durante a quarentena

Com a iniciativa, o Sesc RJ busca novas formas de sociabilidade durante o período de isolamento social

No último domingo (29/03), 25 idosos participantes do Trabalho Social com Idosos do Sesc Copacabana (TSI) se reuniram em um encontro virtual organizado pela analista técnica Priscilla Blini. A ideia, batizada de Café Virtual, surgiu a partir de relatos e mensagens enviadas pelos idosos atendidos pela unidade diante da impossibilidade de encontros presenciais.

Seguindo as diretrizes das autoridades do Rio, nossas unidades estão fechadas e nossa programação, suspensa. Tal medida preventiva se impõe ante o cenário do Covid-19 no estado e busca mitigar a propagação do coronavírus.

Em uma plataforma de reuniões online, cada idoso preparou o seu café, conversou e trocou experiências sobre a nova rotina em casa por quase uma hora.  O sucesso do encontro foi tanto que eles já agendaram um novo café para a próxima quarta-feira (01/04).

“Tomar o cafezinho já é uma prática adotada para uma aproximação com os idosos e, em tempo de isolamento, estamos nos reinventando para não deixar de atender um dos grupos mais vulneráveis neste período, por isso surgiu a ideia do café virtual”, contou Priscilla Blini, que viu na videoconferência uma oportunidade de minimizar os efeitos do distanciamento social, além de promover um novo espaço de diálogo e socialização entre os idosos.

O resultado do Café Virtual vai além do bate papo, uma vez que quebrou, para alguns, a barreira digital. Muitos participantes ficaram felizes por terem conseguido realizar a ação, além de se sentirem mais seguros no uso desse tipo de ferramenta, uma vez que não se achavam capazes.

Alguns idosos relataram dificuldades, não só para baixar, mas também para acessar a reunião. Entretanto, a equipe acredita que aos poucos os novos usuários estarão mais familiarizados com a ferramenta. Enquanto a orientação for ficar em casa, esse será um meio fundamental para continuar esse trabalho tão importante.

“Desde o início do isolamento social estamos com um desafio diário com esse público, trocando experiências e listando as boas ideias, como o café virtual, para disseminar para outras unidades.”, ressalta Thais Castro, responsável técnica pelo Trabalho Social com Idosos do Sesc RJ.

O Sesc RJ segue mobilizando analistas do Programa Assistência do Sesc Rio, que têm mantido contato constante com aproximadamente três mil idosos de forma virtual, interagindo diariamente, incentivando a prática de atividades físicas (com vídeoaulas dos profissionais do esporte disponíveis no canal do Sesc no Youtube) e exercícios de estímulos cognitivos, orientações de saúde e monitorando as suas rotinas. Neste período, essas plataformas virtuais servirão para levar um pouco do Sesc RJ para a casa de cada um, mantendo assim os idosos ativos e seguros.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais