TSI virtual: O trabalho social com idosos na pandemia

TSI virtual: O trabalho social com idosos na pandemia

Há quase 60 anos, o Sesc RJ desenvolve atividades com foco nos idosos, um público de extrema importância. O trabalho social com idosos vem evoluindo através do tempo e se ajusta de acordo com a realidade do momento. Antes da pandemia, a média diária de participantes nas Unidades Sesc RJ era de 6 mil, com picos de 10 mil idosos. 

Hoje, com o isolamento social provocado pelo Covid-19, vivemos uma situação diferente. Foi feita uma adaptação e renovação do formato de assistência para manter a qualidade de ação e atender a novas necessidades. Desde o início da quarentena, como integrantes do grupo de risco, os idosos foram a maior preocupação do Sesc RJ, as ações virtuais começaram logo na primeira semana, com o fechamento das unidades. A variedade de conteúdo tem crescido e se mantido. Hoje, mais de 4 mil idosos participam de ações diárias por meio de grupos de WhatsApp, de Facebook, Lives, salas do Zoom e Vídeos no Youtube

Inclusão digital e acesso às ferramentas digitais

O maior desafio dessa atuação é a inclusão digital e o acesso às ferramentas como redes sociais e aplicativos. Esse desafio tem sido vencido semana a semana, proporcionado uma maior segurança na participação do público 60+ nas atividades. As ações têm sido fundamentais para manter os idosos ativos, seguros dentro de suas residências e informados, diminuindo os efeitos do isolamento social. As famílias também sentem o protagonismo dos idosos e acham muito positivo a aproximação deles às tecnologias, sua interação e participação. Atualmente, é comum ver netos e filhos apoiando e participando da programação. Inserção total!

Mesmo idosos mais resistentes estão se rendendo à tecnologia e às redes sociais como forma de contato com o mundo exterior. Há uma mudança no perfil dos idosos, eles agora enxergam na tecnologia um novo modo de vida: novos hábitos, novas rotinas. Avós cada vez mais conectados aos celulares e computadores. A internet permite que eles sejam protagonistas e atuantes, não somente expectadores. 

Os perfis de idosos influenciadores são marca registrada dessa mudança, e essa representatividade também é um fator estimulante para a presença deles nesses espaços.  Desde os cafés virtuais, as Lives, os bailes temáticos e cursos via zoom, os idosos estão criando perfis, conteúdo, interagindo e participando, sua frequência é cada vez mais ativa crescem e as temáticas se modificam. Aplicativos de encontros, compras e telemedicina são apenas algumas das demandas que surgiram e as equipes tem trabalhado em conjunto para atender a cada uma delas. 

Uma miniunidade em casa

Apesar de serem estrelas nessa nova tendência, e foco do trabalho do TSI, os idosos não são os únicos beneficiados nessa nova era. As equipes estão concentrando seus esforços atividades a todos. Hoje, qualquer residência virou uma miniunidade. As redes Sesc RJ distribuem conteúdo informativo, de esporte, lazer, cultura, saúde, assistência e educação para todos. Por meio do ambiente virtual, o público tem acesso a agenda de atividades, ações de socialização, exercícios de estímulo cognitivo, filmes, livros, Lives, vídeos-aulas e etc. 

A ampliação da rotina de utilização das redes sociais e internet, associada a ações educativas, proporcionam uma maior intuição no uso de sites e auxiliam no reconhecimento de Fake News. Aqueles que não podem ter acesso à internet diretamente, são incentivados a entre em contato uns com amigos e familiares pelo telefone, garantindo conforto, acolhimento, informação e segurança para o maior número possível de pessoas. 

Mesmo quando o Sesc RJ puder reabrir suas portas, algumas ações do TSI irão se manter de forma virtual, a pedido dos próprios idosos. As ações virtuais ampliaram a participação dos que não possuíam tempo ou moravam mais distantes da Unidades físicas.

Texto por Thaís Castro, responsável técnica pelo Trabalho Social com Idosos do Sesc RJ

Quer participar das ações do TSI Virtual? Envie um e-mail para idosos@sescrio.org.br com seus dados e aguarde que entraremos em contato. 

Para ficar por dentro de todas as ações desenvolvidas pelo Sesc RJ, acompanhe nossas redes (Facebook, Instagram e Youtube) e não deixe de conferir nossas notícias!

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais