Banner do CREI Sesc Senac, formação e atendimento para jovens com TEA e T21.

CREI Sesc Senac: Baixe o edital. Inscrições começam 9/4!

CREI Sesc Senac oferece formação gratuita para educadores e atendimento a jovens com TEA e T21. Inscrições a partir de 9/4.

O Sesc RJ abre no dia 09/04 o edital para o Centro de Referência em Educação Inclusiva (CREI), inaugurado ontem no Sesc Tijuca. O centro vai oferecer atendimento gratuito a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Trissomia do Cromossomo 21 – T21 (Síndrome de Down). Ao todo, serão abertas 100 vagas em 2024. Os atendimentos serão iniciados em junho de 2024.

Baixe o edital aqui.

As inscrições serão feitas por faixa de idade, conforme calendário abaixo:

  • 2 a 6 anos: 9 a 13 de abril
  • 7 a 10 anos: 16 a 19 de abril
  • 11 a 14 anos: 23 a 26 de abril
  • 15 a 18 anos: 30 de abril a 4 de maio
  • 19 a 25 anos: 7 a 10 de maio
  • 25 a 29 anos: 14 a 17 de maio

Equipe transdisciplinar e apoio à família do atendido
O CREI ocupa uma área de 570 m2, no primeiro andar do Sesc Tijuca. Com uma equipe transdisciplinar, composta por 30 profissionais, entre eles, educadores, médicos, psicólogos, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista, o Centro de Referência vai oferecer o que há de mais moderno em atendimentos especializados e tecnologias para o processo de inclusão, autonomia e independência dos atendidos. As atividades acontecerão fora do período escolar.

Para os atendidos em idade profissional, o Centro vai estreitar relações com empresas para inclusão no mercado de trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, na qual são desenvolvidas estratégias e promovidas as adequações necessárias no ambiente de trabalho para a inclusão da pessoa com deficiência.

O apoio à família do atendido é outro pilar do CREI, que vai oferecer formação dos responsáveis legais em temáticas relacionadas à pessoa com deficiência, oferecendo ainda qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. Essas atividades serão realizadas no Centro Politécnico do Senac RJ, no Riachuelo. Além disso, a família dos atendidos será incluída em atividades de educação, cultura, esporte e lazer do Sesc Tijuca.

O Centro pretende se tornar uma referência na produção de pesquisas e na disseminação de conhecimento. Para isso, vai oferecer um programa de formação aos profissionais das escolas onde os atendidos estão matriculados e também aos demais educadores da rede pública. O mesmo trabalho será realizado com educadores do Senac, das escolas de Educação Infantil do Sesc RJ e dos núcleos do projeto Sesc+ Infância para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. No Centro de Referência, serão produzidos ainda materiais pedagógicos acessíveis e dispositivos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa para as escolas participantes do programa de formação e para os cursos do Senac.

“A inclusão é um pilar sobre o qual, diariamente, erguemos nossos ideais e direcionamos nossas ações. Acreditamos que cada indivíduo merece ser valorizado em suas singularidades, sem diferenças ou discriminações. É com essa convicção que damos vida ao CREI, um lugar de acolhimento, pesquisa e desenvolvimento. Por meio de parcerias estratégicas, estamos construindo pontes que conectam conhecimento, oportunidades e progresso”, declarou o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior na inauguração do Centro.

Cronograma de inscrições para atendimento

  • Divulgação do edital: 2 de abril (nos sites sescrio.org.br e rj.senac.br)
  • Início das inscrições: a partir de 9 de abril, por faixa de idade, no CREI
  • Divulgação do resultado: 29 de maio nos sites do Sesc e do Senac
  • Início dos atendimentos: previsto para junho

 

Baixe o edital aqui.
Clique aqui e leia mais notícias sobre o CREI Sesc Senac (Centro de Referência em Educação Inclusiva).

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias

Programação de março do CineSesc tem Mostra Feminino Voraz e filmes para o público infantojuvenil

Veja mais

Quitandinha cai na folia com música, oficinas e atrações para toda a família

Veja mais

Terreirão do Samba tem apoio institucional do Sesc RJ no Carnaval 2025

Veja mais

Sesc RJ levará arte, reciclagem, ativismo, bem-estar e ações sociais para a Marquês de Sapucaí

Veja mais