Festival Sesc de Inverno 2021 - a poesia se faz presente

A poesia se faz presente no Festival Sesc de Inverno 2021

Durante o Festival Sesc de Inverno de 2021, a poesia ocupará os muros das unidades de Nova Friburgo, Nogueira, Teresópolis, além de um muro escolar em Petrópolis e no Terminal Rodoviário de Três Rios.

Por Moisés Nascimento e Raquel Mascarenhas
Analistas de Literatura do Sesc RJ

No Festival de Inverno 2021, a poesia acontecerá de forma presencial nos quatro municípios que possuem unidades Sesc na região serrana. Trechos de poemas de Brenda Lima, Casulo, Deborah Simões, Gabriel Araújo, George Pacheco, Helena Arruda, Helmo da Gama Santos, Paulo Reis, Rômulo Santos, e Vidocq Casas (in memorian), todes poetas dos territórios da serra, irão compor os intervenções em Lambe Lambe nos espaços urbanos das cidades que realizam o Festival de Inverno 2021. A ação é uma parceria com o  projeto Lambes Brasil, convidado pelo Sesc Rio a pensar em conjunto formas diversas de se fazer presente em tempos de recolhimento e isolamento social.

A poesia se faz presente na edição 2021 do Festival Sesc de Inverno
Lambe Lambe nas ruas de Recife (PE).


Versos, ritmos, rima, rua e muros andam juntos há milênios. Não é à toa que por vezes as pinturas rupestres aparecem acompanhadas, aqui e acolá, de ligeiros versos, dando cor e sabor aos desenhos de um tempo antigo, mas não distante. O gosto instintivo da humanidade pelo ritmo, a harmonia e dispositivos de invenção estão na origem do que compreendemos como poesia. E não foi pra fazer graça que Platão, no desenho da sua República, resolveu expulsar justamente os poetas: o gosto pela criação, sempre próximo dos improvisos e das belezas costuradas por imagens, parecera nocivo àquela noção de cidade toda contaminada pela ideia de pureza.

Trazer o poema para o espaço público, ocupar as paredes e muros com versos, contaminado o código publicitário com arte é uma maneira de exercitarmos, coletivamente, um outro modo de habitar o mundo, destituído do automatismo que o cotidiano por vezes nos obriga a conviver. Por vezes associado ao livro, e por extensão um momento exato de apreciação, modelo exato de leitura e contemplação, a presença do poema nas ruas é também uma forma de intervir na rotina do que se entende por leitura e por poema, democratizando acessos e possibilidades de vida em sociedade.

Caso queira conhecer um pouco mais sobre cada autor e autora, bem como ler os poemas na íntegra, abaixo seguem os poemas e uma minibio de cada poeta. E se tiver passado pela região e chegado aqui pelo nosso QR Code, isso é uma prova da vivacidade e importância da poesia. Permita-se ser afetado por ela, na medida do possível. 😉

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre cada autora e autor e leia os poemas na íntegra.

Confira a programação do Festival Sesc de Inverno 2021.

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #FestivalSescdeInverno

 

Notícias relacionadas

Ver todas as notícias

25 de julho – Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Veja mais
Festival Sesc de Inverno

Festival Sesc de Inverno 2021: Emicida, Paulo Betti, Circo Zanni e espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia”. Confira os destaques do fim de semana.

Veja mais

Sesc Nova Friburgo abre no dia 28/7 inscrições gratuitas para Pré-vestibular on-line

Veja mais

Três toneladas em cestas básicas do Mesa Brasil Sesc chegam a Teresópolis

Veja mais