Carmo recebe pela primeira vez a biblioteca itinerante do Sesc RJ

Acervo com mais de 4 mil livros e revistas da BiblioSesc estará disponível à população da cidade para empréstimo ou consulta gratuita

O BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc RJ, chega pela primeira vez ao município do Carmo, no Norte Fluminense, na próxima segunda-feira (05/06). Com mais de 4 mil livros e revistas, a unidade móvel vai circular a cidade, entre o Centro e o bairro de Influência, para empréstimos e consultas gratuitas dos exemplares à população. A biblioteca ficará na cidade até dezembro.

Os leitores vão poder tomar os livros emprestados, lê-los, devolvê-los ou então renovar o empréstimo por mais um período. Para isso, é preciso fazer um cadastro apresentando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Crianças com menos de 12 anos de idade devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. O acervo pode ser consultado também pela internet, em www.sesc.com.br/bibliotecas.

A biblioteca móvel ficará estacionada na Praça Getúlio Vargas, no Centro, às segundas (14h às 19h) e quartas-feiras (9h30 às 19h). Já em Influência, vai atender os leitores na Praça São Pedro às terças (10h30 às 18h30) e quintas-feiras (10h30 às 18h30). Dessa forma, os usuários terão a oportunidade de pegar um livro emprestado e devolvê-lo no retorno da biblioteca móvel ao local onde foi retirado.

A abertura da unidade móvel acontece na próxima segunda-feira (05/06), às 14h30, no Centro, com a presença de autoridades municipais e representantes do Sesc RJ e da Fecomércio RJ. No bairro Influência, a abertura vai acontecer na terça (06/06), às 9h30.

Nos dois eventos, o coletivo Costurando Histórias vai oferecer uma atividade especial para o público. A partir da criação de tapetes artesanais e tridimensionais, os artistas vão apresentar uma outra forma de contar histórias e fábulas, entre elas, “Porque os mosquitos zunem nos ouvidos da gente” e “Strega Nona, a vovó feiticeira”. A atividade visa incentivar a leitura literária e a arte de um modo geral.

Mais sobre a BiblioSesc

Criada em 2005 com o objetivo de incentivar o hábito de leitura e ampliar o alcance do público, o BiblioSesc circula o país com 54 unidades móveis – sendo quatro delas no estado do Rio de Janeiro. Instaladas em caminhões-baú com carroceria adaptada, percorrem um roteiro de localidades pré-definido, com o objetivo primordial de formar leitores. O atendimento oferecido ao público é totalmente gratuito.

Os livros são criteriosamente selecionados, constantemente renovados e disponibilizados para empréstimo gratuito. Nas estantes montadas no caminhão adaptado, o público encontra clássicos da literatura, livros de aventura, ficção, romance, suspense e histórias em quadrinhos. As unidades também realizam ações de engajamento aos leitores, como clubes de leitura, bate-papos com autores, contação de histórias e atividades lúdicas, que reforçam o prazer da leitura.

SERVIÇO

Unidade móvel BiblioSesc no Carmo/RJ
Data da abertura – Centro: 05/06, às 14h30
Data da abertura – Influência: 06/06, às 9h30
Atendimento: Segundas a quintas-feiras

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais
Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Rio Artes: O Sesc RJ te leva para a tradicional feira de economia criativa

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais volta à Praça XV, no Rio, com show de Teresa Cristina

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Sesc RJ e Senac RJ marcam presença com shows, palestras de moda, negócios e oficinas gastronômicas

Veja mais