Crédito: Arthur Figueiredo

Centro Cultura Sesc Quitandinha celebra os 181 anos de Petrópolis com espetáculo da Filarmônica Metropolitana

No Centro Cultura Sesc Quitandinha, Orquestra formada só por mulheres vai apresentar obras que ajudam a contar a história da música brasileira sob os olhares de compositoras do país. Apresentação vai acontecer no sábado, 16/03, às 20h, no Teatro Mecanizado.

O Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ) tem um presente para Petrópolis. No próximo sábado (16/03) – aniversário da Cidade Imperial – a Orquestra Filarmônica Metropolitana vai apresentar o espetáculo “Sons pelas Mulheres”, sob regência da maestrina manauara Waleska Araújo. A apresentação, em celebração aos 181 anos do município vai acontecer às 20h, no Teatro Mecanizado.

O espetáculo tem como protagonista a mulher, da composição das obras à execução. O repertório conta trechos da história da música brasileira sob olhares de compositoras nacionais de forma cronológica, desde Chiquinha Gonzaga (a precursora), passando por Dolores Duran, Maysa Matarazzo, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra e Nara Leão, até a contemporaneidade de Clarice Assad. A performance ainda prestará um tributo a Rita Lee.

“É a junção de ousadia e originalidade para exaltar algumas artistas nacionais da música. ‘Sons pelas mulheres’ é a florescência da alma feminina que grita por um lugar, não somente ao mundo, mas dentro da consciência do ser humano através de um produto inédito”, diz a maestrina Waleska Araújo.

As obras serão apresentadas pelas musicistas da Filarmônica. A orquestra foi fundada no município de São Gonçalo, e reúne músicos de excelência de diversas regiões do estado. Com uma vigorosa veia artística e valorização dos compositores nacionais e interpretando a música de concerto, a Filarmônica aproxima o público da música clássica, através de séries musicais com um repertório diversificado.

Mais sobre a maestrina
Natural de Manaus (AM), Waleska Araújo é bacharel em Violino e especialista em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM). Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos, tocando violino e se apresentou com orquestras no Brasil, no Chile e na Argentina. No Rio de Janeiro, desde 2012, vem desenvolvendo seu trabalho em projetos sociais de música em várias comunidades. Já regeu grandes nomes da música e esteve à frente do Concerto Internacional Simultâneo Brasil-França, no Palácio Itamaraty, em Brasília, e no Palácio de Versalhes, em Paris.

SERVIÇO:
Orquestra Filarmônica Metropolitana
Sábado, 16/03, às 20h
Centro Cultura Sesc Quitandinha (CCSQ)
Endereço: Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha, Petrópolis – RJ
Ingressos: R$ 10 (inteiro), R$ 5 (meia-entrada) e gratuito (credencial plena Sesc e público cadastrado no PCG)

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais