clube sesc
Crédito: Getty Images

Clube Sesc – Livros, Discos, Filmes, Cenas e Artes Visuais: escolha o seu e participe!

Clube Sesc: Com atividades mensais, grupos se reúnem remotamente para falar sobre produções culturais previamente escolhidas e compartilhar suas impressões e referências.

Sabe quando você ama ler e está sempre querendo conversar sobre sua última leitura, mas não sabe quem pode compartilhar da mesma paixão? E quando você redescobre grandes discos, pira ouvindo cada um e fica com aquela vontade de conversar com alguém sobre eles? Foi pensando nessa troca de ideias sobre as mesmas referências culturais que a equipe de Cultura do Sesc RJ criou os Clubes Sesc do Livro, do Disco, do Filme, da Cena e, em breve, o Clube Sesc de Artes Visuais.

Todo mês, as equipes selecionam obras artísticas de diferentes linguagens e marcam encontros virtuais para que os interessados possam se reunir para conversar sobre as produções. Os encontros são realizados por ferramentas de conferência de vídeo, como o Google Meet. Primeiro a ser organizado, em 2020, o Clube do Livro já reuniu uma centena de pessoas para falar de literatura! Conheça nossos clubes e escolha o seu 😉

Clube Sesc do Livro

Se a sua paixão são os livros, então, esse clube é para você. E, se está começando sua aventura literária agora, vai encontrar aqui um bom incentivo! Os livros debatidos em nossos grupos são selecionados considerando como critério principal a disponibilização virtual e gratuita do material pelo autor, editora ou livros em domínio público. Incentivamos a leitura prévia da obra, mas você também pode participar, se quiser ler o título posteriormente.

A equipe de Literatura do Sesc RJ que conduz essa atividade aborda questões sobre o autor, a obra e o estilo literário, fazendo diversos links com outros conteúdos. A conversa sobre um livro aguça a curiosidade e apresenta novas visões sobre tema escolhido. Dessa forma, estimulamos a interpretação e o senso críticos dos participantes, além de apresentarmos novos escritores e novas formas de leitura. Trazemos para o público indicações de outras obras literárias e outros conteúdos relacionados, como filmes, espetáculos, músicas, jogos. A intenção é aproximar os participantes da nossa Rede de Bibliotecas, para que conheçam nossos acervos e nossas programações literárias e culturais.

Os encontros do Clube Sesc do Livro são realizados sempre na primeira terça-feira do mês e, em média, reunem cerca de 20 pessoas por encontro. A condução é coletiva e envolve todas as Unidades do Sesc RJ, com objetivo de atender os leitores de cada região do estado.

Vencemos desafios diários para divulgar e incentivar a participação do público no formato virtual. Muitos participantes dos encontros presenciais não possuem o hábito de ler livros eletrônicos e nem de participar de atividades remotas, mas a vantagem desse formato é chegar a um público que não conseguia frequentar os encontros nas Unidades. Envie uma mensagem para bibliotecas@sescrio.org.br e participe! 

Clube Sesc do Disco

O Clube Sesc do Disco é mais recente, mas já muito ativo! A experiência de lançamento foi seguida de uma edição em homenagem a Gerson King Combo, cantor e compositor brasileiro de soul e funk. O objetivo aqui é discutir a imensa discografia brasileira, a força das criações musicais, os experimentalismos que fogem à perspectiva de mercado, além de debater gêneros, repertórios e sotaques registrados e impressos nas obras. Ou seja, nos reunimos para discutir a Cultura do Disco!

Nesses encontros, balizamos temas culturais a partir da seleção e discussão de um disco. A escolha é feita a partir da importância e revelação das conquistas técnicas e liberdades poéticas, respeitando a diversidade inscrita no tempo e espaço. Assim, são apresentadas críticas, dados e informações relativas ao panorama cultural que trazem um entendimento sobre a brasilidade.

Os encontros duram cerca de 1 hora e contam com a presença eventual de artistas criadores convidados. A realização é mensal e os encontros são abertos e divulgados previamente nas redes sociais do Sesc RJ. Acompanhe nossos canais no instagram e facebook e marque nosso encontro na agenda.

Clube Sesc do Filme

O Clube Sesc do Filme começou ainda em 2020 como “Debate Audiovisual” ou “Clube de Espectadores”. A ideia é que nesses encontros possamos fomentar a discussão sobre o cinema brasileiro e internacional e difundir a linguagem audiovisual a partir dos debates propostos.

A ideia é que os encontros contribuam para a expansão da formação artística e cultural dos participantes. Com o clube, promovemos o acesso a conteúdos audiovisuais que muitas vezes estão fora do circuito comercial, valorizando sobretudo o cinema brasileiro independente. Além disso, mantemos o contato com os frequentadores habituais das atividades de Cultura e de Audiovisual nas Unidades, já que estamos temporariamente fechados por conta da pandemia.

Os filmes escolhidos geralmente estão disponíveis gratuitamente na internet ou em plataformas populares de streaming. Os participantes podem se inscrever para os encontros do Clube Sesc do Filme por meio de divulgação realizada nas redes sociais institucionais do Sesc RJ e nos canais das Unidades no Instagram.

Clube Sesc da Cena

Já pensou em assistir peças por meio de ambientes digitais? E depois bater um papo com especialistas da área? Conheça então o Clube Sesc da Cena. Os encontros virtuais começaram em agosto de 2020 e reúnem frequentadores habituais das Unidades Sesc, além do público que passou a conhecer a instituição a partir da extensa programação disponível nosso canal no Youtube.

O objetivo principal deste clube é trabalhar as Artes Cênicas através da mediação cultural de espetáculos no formato online.

Com a pandemia e a impossibilidade de realização de apresentações presenciais, a equipe de Cultura do Sesc RJ organizou e viabilizou a produção dos espetáculos em ambiente virtual, o que não era familiar para os agentes produtores – artistas, diretores e técnicos – nem para o público.

Com ações como essa, conseguimos por meio de conversas após o espetáculo, uma aproximação maior do público. Eventualmente, contamos com a presença dos artistas criadores dos espetáculos em alguns encontros.

Geralmente, é preciso fazer a inscrição prévia para participar do clube, realizado por meio de ferramentas como zoom/meet. Há encontros realizados também pelo Facebook. É preciso ficar atento à divulgação em nossas redes sociais 😉

Clube Sesc de Artes Visuais

Durante a pandemia, vemos uma profusão de novas criações nas Artes Visuais. O meio digital foi muito importante para criação e difusão de novos artistas e obras. E seus apreciadores poderão contar com um clube específico para debater sobre essa linguagem. O Clube Sesc de Artes Visuais será criado no segundo semestre de 2021!

Nesses encontros, queremos estimular a reflexão e a crítica sobre a produção das artes visuais dos diversos períodos da história. Fique de olho nas nossas redes sociais para saber quando será o lançamento!

Não fique de fora. Escolha seus clubes preferidos e participe!

Com os Clubes Sesc fortalecemos nosso compromisso de levar cultura e conhecimento a mais gente!

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais