Dia Mundial do Livro - Millôr e Leminski

Como iniciar o hábito da leitura

Por Iara Souto Costa

De acordo com a última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, realizada no período de 2011 a 2015 pelo Instituto Pró-Livro, a estimativa de leitores brasileiros passou de 50% para 56% e a quantidade de livros lidos por habitantes passou de 4 para 4,96. Desses 4,96 apenas 1,26 são obras literárias lidos por vontade própria, incluindo os livros lidos em partes. É um índice muito baixo comparado a outros países.

Durante o período de isolamento social, muitos brasileiros estão mudando suas rotinas e tentando realizar atividades que normalmente não teriam tempo, por exemplo: iniciar um hábito de leitura diária.

Visando contribuir para que a população fique em casa, muitos autores e editoras estão disponibilizando temporariamente suas obras de forma virtual e gratuita. Nós do Sesc RJ também queremos contribuir dando dicas para incentivar ou fortalecer seu hábito de leitura:

Identifique o que você gosta de ler
Descubra quais são os tipos de suportes (papel, celular, computador) e os gêneros literários que te agradam. Pode ser poesia, livro infantil, história em quadrinhos, romances de época, de ação ou literatura fantástica, não importa! São inúmeras possibilidades e você vai se identificar com alguma.

Abandone leituras
Não precisa insistir em uma leitura que não está te agradando. Pode abandonar ou deixar para ler em outro momento. A leitura precisa ser uma prática agradável.

Leia livros indicados por outras pessoas
Ler ou ouvir indicações de outras pessoas estimula nosso interesse e curiosidade. Existem diversos canais no Youtube, Instagram, blogs, podcast que apresentam indicações e resumos de livros. É a maneira mais fácil de saber se determinado livro te interessa.

Meta diária   
Estabeleça uma meta diária que pode ser quantidade de páginas ou tempo de leitura. Encontre no seu dia um horário para se dedicar a essa tarefa, nem que seja 15 minutos antes de dormir.

A edição da pesquisa é realizada a cada quatro anos e provavelmente nova versão será publicada ainda esse ano. Será que o isolamento social pode influenciar positivamente os dados dessa pesquisa?

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais