Dia Internacional do Livro Infantil dia da biblioteca Publicações Sesc+ Infância Livro

Dia da Biblioteca – Rede Sesc RJ de Bibliotecas

No Dia da Biblioteca, a Rede Sesc RJ de Bibliotecas celebra as potências e possibilidades do serviço de fomento à leitura, acesso à cultura e conhecimento em geral que suas unidades promovem. 

Por Vicente Costa
Bibliotecário e Analista de Literatura

“Sempre imaginei o paraíso como um tipo de biblioteca”.  Autor da célebre frase, o escritor argentino Jorge Luis Borges, costumeiramente rendia afagos e homenagens à infinitude e a potência que uma biblioteca pode nos proporcionar. As possibilidades são múltiplas quando pensamos em bibliotecas em rede. 

Bibliotecas Sesc RJ

Dezoito bibliotecas – 14 fixas nas Unidades e 4 volantes, do projeto BiblioSesc – compõem a Rede Sesc RJ de Bibliotecas, que atuam disponibilizando atendimento ao público e serviços como consulta e empréstimos de acervo diversificado, apoio a pesquisas, oficinas, além de promover ações e espetáculos literários como contações de histórias, debates e palestras. Um diferencial da Rede é que, mesmo em Unidades do Sesc RJ que não possuem bibliotecas, são oferecidos serviços de extensão biblioteca como pontos de leitura, em escolas e empresas.

As bibliotecas estão localizadas ao longo do Estado do Rio de Janeiro, como por exemplo na região metropolitana temos nossas Unidades Informacionais nas seguintes localidades: Duque de Caxias, Madureira, Niterói, Nova Iguaçu, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti e Tijuca. No interior, estamos também em: Barra Mansa, Campos, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios. Os caminhões BiblioSesc, caminhões adaptados com espaço de biblioteca na parte do baú do veículo, dividem-se estrategicamente em quatro regiões: Baixada Fluminense, Baixadas Litorâneas, Jacarepaguá e Médio Paraíba. Nos últimos anos, têm atuado em municípios como Cabo Frio, Quatis, Queimados, Paraty, entre outros.

Tanto bibliotecas fixas quanto móveis, atendem o público de suas áreas de abrangência, além de apenas o local que estão situadas. Desta forma, impactam diretamente a vida das pessoas, promovendo acesso à cultura, difundindo literatura, incentivando e formando leitores de todas as idades.

RSB: serviços on-line durante a pandemia

Pela impossibilidade do atendimento ao público in loco desde que foi declarado o status de pandemia do novo coronavírus, os componentes da Rede Sesc RJ de Biblioteca intensificaram a comunicação com seus leitores através de ligações e mensagens telefônicas, além de interação através de mídias sociais, e-mail e formulários online. 

O contato por via digital com o público, uma prática assídua das bibliotecas, foi incrementado e o projeto passou a ofertar serviços como divulgação virtual de atividades produzidas pelo Sesc RJ  e o compartilhamento de informações e dicas literárias e culturais em geral. Através de constantes pesquisas, difunde o acesso a livros e publicações disponibilizadas gratuitamente tanto por autores, como por editoras e também através do domínio público, por exemplo. Para dinamizar esta difusão, foi criada a comunidade da Rede no Facebook, no qual leitores podem solicitar e receber materiais e conteúdos, além das programações literárias ofertadas em meio virtual através do Portal Sesc Rio e nos perfis de Instagram das Unidades.

Clube Sesc do Livro

Outro projeto criado durante o período foi o Clube Sesc do Livro. São encontros virtuais através da plataforma Google Meet, toda primeira terça-feira do mês para trocas de experiências e ideias sobre livros ou textos. O bate papo é produzido para descontração e reflexão coletiva sobre assuntos contidos nos textos e seus desdobramentos. A atividade já promoveu discussões em torno da escrita de autores como Ailton Krenak, Maria Firmina do Reis, Machado de Assis, entre outros.

Em relação ao BiblioSesc, a atuação do projeto em meio virtual possibilitou maior alcance de localidades em atendimento paralelo. Nesse sentido, as Unidades Móveis que antes da suspensão da atuação presencial estavam ativas em municípios como Cabo Frio, Maricá, Queimados e Quatis, reativaram contatos com locais atendidos anteriormente, remontando a atuação e oferecendo também este suporte em cidades como Duas Barras, Monnerat, Paraty, São Gonçalo, Vassouras e em regiões do Rio de Janeiro e de Caxias – Jacarepaguá e Piabetá respectivamente – abrangendo grande faixa do Estado, desde a região da Costa Verde até a Região dos Lagos.

A Rede Sesc RJ de Bibliotecas é a #suabibliotecaemtodobrasil.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
dengue

Faça parte da luta contra à dengue

Veja mais

CREI Sesc Senac: Sesc RJ e Senac RJ inauguram, em abril, um Centro de Referência em Educação Inclusiva para a formação de educadores na Tijuca

Veja mais
Bistrô Sesc Flamengo

Bistrô Sesc Flamengo apresenta pratos especiais para a Páscoa

Veja mais
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo vence o Barueri e abre 1 a 0 nas quartas de final da Superliga

Veja mais