Dia Mundial do Livro - Millôr e Leminski

Dia Mundial do Livro – Poesia de lombada, o que é isso?

Neste Dia Mundial do Livro, que tal participar de um desafio criativo? Você já pensou que é possível criar textos a partir de lombadas de livros? Essa “brincadeira” chama-se Poesia de lombada ou como os americanos chamam Book Spine Poetry.  

Por Celina Almeida, Bibliotecária e Analista de Literatura

Você já pensou que é possível criar textos a partir de lombadas de livros? Essa “brincadeira” chama-se Poesia de lombada ou como os americanos chamam Book spine poetry. Essa forma criativa de se expressar tomou conta da internet nos Estados Unidos e virou febre entre os amantes de poesia e literatura. Consiste na arte de empilhar livros e formar textos com sentidos correntes a partir dos seus títulos.

A criadora dessa ideia é a artista e educadora interdisciplinar americana Nina Katchadourian. Ela trabalha com fotografia, escultura, vídeo e sons de forma lúdica e muito criativa. A ideia remonta ao projeto da artista chamado Sorted Books, que em 1993 começou a agrupar livros, empilhados ou em pé, e formar frases e textos com sentidos literários. O resultado era registrado em fotografias e exposto no próprio local da pesquisa, geralmente em bibliotecas públicas ou privadas. Em 2013, em comemoração aos 20 anos do projeto, foi lançado o livro Sorted Books que mostra toda a criatividade poética da artista.

Pensando em compartilhar essa brincadeira, que já completou 28 anos, o BiblioSesc RJ desafia os seus leitores e todos os que amam livros a olhar com muita atenção para suas estantes e livros e se aventurar nessa “brincadeira”.

A proposta é que vocês, a partir desse conceito, possam transformar os títulos dos seus livros em poesias, haicais e/ou frases de motivação. Fotografem suas obras e postem em suas redes sociais com as hashtags do Sesc e vamos nos emocionar! #SescRJ #SescRJCultura #BiblioSescRJ #RedeSescdeBibliotecas #BibliotecasSescRJ #PoesiadeLombada

Essa é uma ótima oportunidade de declararmos nosso amor aos livros e à leitura e de redescobrir livros perdidos nas estantes. Para incentivá-los seguem algumas das tentativas da equipe do BiblioSesc RJ de se engajar neste jogo.

Referências:
NINA Katchadourian. Sorted Books Project. Disponível em: <http://www.ninakatchadourian.com/languagetranslation/sortedbooks.php>. Acesso em: 07 abr. 2021
NINA Katchadourian. In: Wikipedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Nina_Katchadourian>. Acesso em: 07 abr. 2021

Fotos:

Dia Mundial do Livro
Celina Almeida – Bibliotecária e Analista de Literatura

“O Sesc que eu vejo; Ação cultural; Mediação da leitura literária em bibliotecas; O momento mágico; A arte de cantar e contar histórias; impossível resistir.”

 

Dia Mundial do Livro
Rosilane Correa – Assistente de Biblioteca

“Graça; Mulher, viva intensamente seus relacionamentos; Sem medo de viver; Um mergulho para o alto.”

 

Dia Mundial do Livro
Regina Verly – Bibliotecária e Analista de Literatura

“A biblioteca à noite; Histórias de livros perdidos; Alguns segredos e outras histórias; Um corpo na biblioteca; O labirinto dos espíritos.”

 

Dia Mundial do Livro
Regina Verly – Bibliotecária e Analista de Literatura

“Marina; A vida que enterramos; O lado bom da vida; Pequenas grandes mentiras; O fim em doses homeopáticas.”

Fique por dentro das iniciativas do Sesc RJ clicando aqui e acompanhando nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook). #SescRJCultura #BiblioSescRJ #RedeSescdeBibliotecas #BibliotecasSescRJ #PoesiadeLombada 

 

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais
Rio Artes

Rio Artes: Confira os contemplados!

Veja mais
Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Sesc RJ Voe: seleção de ONGs para programa gratuito de aceleração foi prorrogada

Veja mais