Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar

Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar: Prorrogadas as inscrições de projetos culturais de todo o país

Por meio do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar serão investidos R$ 36 milhões em atrações culturais que vão compor a programação de 2025 das unidades do Sesc RJ. Inscrições gratuitas devem ser feitas até 18 de março no site da instituição.

O Sesc RJ prorrogou até o dia 18 de março as inscrições para o Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, por meio do qual a instituição vai selecionar projetos para a sua programação em 2025. Serão investidos R$ 36 milhões – 6 milhões a mais do que na edição anterior. As inscrições gratuitas deverão ser realizadas pelo site sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj.

Os recursos serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, artes visuais, audiovisual, literatura e música. Isso inclui a programação regular das unidades da instituição e dos projetos estratégicos O Corpo Negro, Baixada em Foco, Nova Música Convida e Palavra Líquida.

Cada proponente poderá inscrever até 3 projetos, podendo ser selecionado apenas um por categoria. A seleção é aberta a projetos de todo o país, que podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI).

Lançado em janeiro, o edital teve o seu processo seletivo aprimorado a fim de ampliar o alcance da iniciativa. Cada linguagem agora tem um caderno exclusivo que orienta os proponentes, de forma específica, na inscrição dos projetos. Isso vai facilitar o trabalho dos produtores, já que todas as informações e orientações sobre a linguagem estarão reunidas no documento.

Outra novidade é o estímulo à inscrição de projetos de intervenção no campo das artes visuais voltados para a sua relação com a arte urbana, com foco para o graffiti e suas múltiplas realizações. Além disso, a partir deste ano, todos os seis hotéis do Sesc RJ também receberão programações do edital Pulsar, além das salas de teatro, auditórios e espaços abertos dentro e fora das unidades da instituição.

Última edição do edital recebeu inscrições de projetos de 23 estados
Criado em 2021 para reativar o setor após o impacto da pandemia de Covid-19, o edital vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas de incentivo à cultura fluminense. Na última edição, o Sesc RJ recebeu inscrições de 4.153 projetos de 23 estados. Nos últimos dois anos, o número de atrações foi ampliado em 125%, alcançando mais de 1 milhão de pessoas, em 20 unidades do Sesc RJ e em dezenas de espaços escolares e urbanos.

“O edital Pulsar está consolidado na nossa política de incentivo à cultura e, a cada ano, é aprimorado para atender tanto aos anseios do setor como às exigências do público espectador. Nesta quarta edição, ampliamos os investimentos e esperamos alcançar maior número e procedência de produções, a fim de oferecer uma programação cada vez mais plural, com excelência técnica e relevância temática, marcas do Sesc RJ, à população fluminense”, declarou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

SERVIÇO:
Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025
Inscrições prorrogadas até 8 de março de 2024
Divulgação da seleção classificatória: 30 agosto de 2024
Edital e inscrições: sescrio.org.br/edital-de-cultura-sesc-rj

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Centro Cultural Sesc Quitandinha

Centro Cultural Sesc Quitandinha recebe a exposição “Dos Brasis”, maior mostra dedicada à produção negra nacional

Veja mais
O Corpo Negro

O Corpo Negro: Com mais de 60 atrações, festival de dança do Sesc RJ, chega a 9 cidades do estado

Veja mais
Baixada em Foco

Baixada em Foco: Sesc RJ celebra a Baixada Fluminense com shows de Ferrugem e Toni Garrido

Veja mais
Festival Sesc Mulheres Plurais

Festival Sesc Mulheres Plurais: Fat Family é atração do evento em Barra Mansa

Veja mais