Espaço Cultural Arte Sesc

Espaço Cultural Arte Sesc comemora 1 ano com programação gratuita

Mansão centenária no Flamengo foi reaberta em janeiro do ano passado depois de restauração. Espaço Cultural Arte Sesc abriga programações culturais e bistrô com cardápio assinado por chef francês.

O Espaço Cultural Arte Sesc, localizado na Mansão Figner, no Flamengo, completa 1 de sua reabertura neste sábado (28/1). Para celebrar, o Sesc RJ programou uma agenda de atividades gratuitas que se inicia às 14h e se estende até as 19h. A programação inclui visita mediada à exposição “Abstrações” (com obras de mulheres abstracionistas), laboratório artístico para o público infantil, exibição de documentários, debate, além do lançamento do catálogo da exposição (veja abaixo a programação completa).

O Espaço Cultural Arte Sesc é uma das 26 unidades do Sesc no Rio de Janeiro e funciona em uma mansão na Rua Marques de Abrantes 99, bairro do Flamengo, Zona Sul da cidade – mesmo endereço da sede estadual da instituição. O imóvel, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), foi construído em 1912 e chegou a ser moradia do empresário tcheco Frederico Figner (1866-1947), pioneiro da indústria fonográfica no Brasil. Ele foi o fundador da Casa Edison, que revendia equipamentos de som e luz como fonógrafos, gramofones e kinetoscópios, e criador da primeira gravadora musical do Brasil, a Odeon.

O espaço foi reinaugurado em janeiro de 2022 depois de 1 ano de trabalhos de restauração e de 7 anos fechado para o público – no período, o imóvel abrigou apenas atividades administrativas. A exposição inaugural foi “Notícias do Brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues”, com gravuras assinadas por esses artistas, em celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922.

Na sequência, o espaço recebeu “Abstrações”, composta por obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas (Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia, Anna Maria Maiolino, Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral). A mostra segue em cartaz.

Acervo de mais de 500 obras à disposição do público
As exposições que ocupam o espaço são recortes curatoriais em torno de peças do acervo do Sesc RJ, composto por mais de 500 obras, que estavam espalhadas por unidades do estado. Com a revitalização do espaço, foi possível iniciar um trabalho de catalogação, higienização e acondicionamento desses trabalhos em salas apropriadas na sede do Flamengo de modo a permitir a continuidade das pesquisas em torno do acervo.

Programação artística diversa e bistrô com cardápio de chef francês
Além das exposições, carro-chefe do espaço, o Arte Sesc passou a contar com programações diversas em outras linguagens artísticas, como música, audiovisual, artes cênicas e literatura. Os visitantes também podem aproveitar o passeio e saborear as delícias do Bistrô Artes Sesc, com cardápio assinado pelo chef francês Frédéric Monier

 

SERVIÇO:
Espaço Cultural Arte Sesc – Aniversário de 1 ano
Dia 28/01/2023 – A partir das 14h
Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo – Rio de Janeiro

14h: Programa Educativo: visita mediada +laboratório para público infantil
15h: Sessão Pipoca Picadeiro: “Nós, palhaças”- Um documentário Picadeiro Móvel
Sinopse: Por meio das memórias, vivências e atravessamentos de três artistas da comicidade, o documentário “Nós, palhaças” registra o olhar feminino sobre o passado, o presente e o futuro do circo. Exibição seguida de debate com realizadores.

16h: Programa Educativo: visita mediada + laboratório para público adulto
17h: Exibição do documentário “Orin – Música para os Orixás”.
18h: Lançamento do Catálogo Exposição Abstrações.

 

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais