Espaço Cultural Arte Sesc

Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo, terá programação gratuita ampliada

Além das exposições, o Espaço Cultural Arte Sesc receberá performances de artes cênicas, apresentações musicais, exibições de filmes e atividades literárias. 

Reaberto em janeiro deste ano, o Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo, passará a ter uma programação sistemática em diversas linguagens artísticas, em especial aos sábados, começando neste 22/10. Localizado na histórica e restaurada Mansão Figner, o Arte Sesc vinha oferecendo exposições e atividades educativas relacionadas às mostras em cartaz. A partir deste mês, a agenda gratuita se amplia, dando ainda mais movimento ao espaço onde também funciona a sede do Sistema Fecomércio RJ, na Rua Marquês de Abrantes 99.

Neste sábado, o público poderá apreciar a exposição “Abstrações” por meio de visitas mediadas entre as 12h e 19h. A mostra reúne 19 obras de artistas mulheres que exploram o caminho da abstração em diferentes tempos e formas expressivas. Entre as peças (gravura, litografia, serigrafia, tela e instalação) estão as de autoria de Fayga Ostrower, Renina Katz, Anna Letycia e Anna Maria Maiolino, pertencentes ao acervo institucional do Sesc RJ, e de Ana Cláudia Almeida e Laís Amaral, artistas convidadas. Às 16h, acontece um laboratório com atividades práticas relacionadas ao tema da exposição.

Às 14h, no pátio, o grupo Churumello Circus apresenta uma performance circense com música, palhaçaria e bolhas de sabão gigantes. O espetáculo multicolorido contempla diferentes técnicas de manipulação, em que os artistas utilizam as mãos e instrumentos diversos. A ideia é resgatar o lúdico dessa brincadeira de antigamente.

Entre 15h e 16h, no auditório, acontece a exibição de curtas-metragens infanto-juvenis. A sessão terá os brasileiros “As aventuras de Pety”, de Anahí Borges, “O Menino e o Ovo”, de Juliana Capilé, e o “Vento Viajante”, de Beatriz Lindenberg. Às 17h, a sessão é para toda a família, com o longa de animação francês “Asterix e o segredo da poção mágica”, de Louis Clichy e Alexandre Astier. A entrada nas sessões é gratuita mediante retirada de ingressos 1h antes do início.

Ana Maria Gonçalves e Pedro Miranda são as próximas atrações
Na quarta-feira (26/10), o Espaço Cultural Arte Sesc recebe a escritora Ana Maria Gonçalves, autora do livro “Um Defeito de Cor”, considerado um clássico da literatura afrofeminista. A artista conduzirá uma oficina de escrita criativa das 15h às 19h. O sambista Pedro Miranda é a atração da sexta-feira (28/10), às 19h. O artista faz apresentação solo com clássicos do gênero e canções autorais e de parceiros contidas no seu mais recente álbum, “Da Gávea para o mundo”, lançado durante a pandemia.

SERVIÇO:

Espaço Cultural Arte Sesc
Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo – Rio de Janeiro

– Dia 22/10/2022
12h às 19h: Artes Visuais | Exposição Abstrações e visita mediada
12h às 18h: Biblioteca | Ponto de Leitura
14h: Artes Cênicas | Performance circense com Churumello Circus
15h às 16h: Audiovisual | Sessão Infanto-juvenil de Curtas: As aventuras de Pety + O menino e o ovo + Vento viajante | 33 min
16h às 17h: Arte Educação | Laboratório do Educativo
17h às 18h30: Audiovisual | Filme (para Família): Asterix e o segredo da poção mágica | 87 min.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES:

Dia 26/10/2022
15h às 19h – Ana Maria Gonçalves – oficina de escrita criativa
Escritora. Sua produção literária se caracteriza pelo caráter intimista, quase autobiográfico, das narrativas e resulta de densas pesquisas sobre as heranças africanas deixadas no Brasil. Tais estudos e as obras que deles decorrem fazem da autora uma voz contra-hegemônica no campo da literatura nacional. Autora do livro “Um Defeito de Cor” base de exposição em cartaz no MAR.

Dia 28/10/2022
19h – Pedro Miranda – formação solo
Cantor, compositor e percussionista projetado no fim dos anos 1990 como integrante do Grupo Semente, então uma das mais concorridas atrações das casas de samba do bairro carioca da Lapa.
Grátis.
Local: Lateral Bistrô (P2)

Dia 29/10/2022
12h às 19h: Artes Visuais | Exposição Abstrações e visita mediada
12h às 18h: Biblioteca | Ponto de Leitura
15h às 18h: Teatro Lambe Lambe
16h às 17h: Arte Educação | Laboratório do Educativo

SINOPSES DOS FILMES:

As Aventuras de Pety
Direção de Anahí Borges. SP / Brasil. 2020. 15 min. Animação. Livre.
Sinopse: No céu de Tutameia, surge um lindo e majestoso arco-íris. Em busca do baú de ouro, Pety e seus amigos partem em direção ao bosque da cidade, onde vivem aventuras com seres fantásticos do folclore brasileiro e descobrem que o verdadeiro tesouro pode estar muito mais próximo do que se imagina.

O Menino e o Ovo
Direção de Juliana Capilé. MT / Brasil. 2020. 12 min. Ficção. Livre.
Sinopse: Em Cuiabá, uma das capitais mais quentes do Brasil, Joana escuta na escola que é possível fritar um ovo no asfalto de tão quente que é o chão. Proibida pela mãe de testar com os ovos de casa, a menina fará de tudo para descobrir a verdade, mas, nessa busca, dilemas surgem e desafiam Joana a tomar uma decisão.

Vento Viajante
Direção de Beatriz Lindenberg. ES / Brasil. 2020. 6 min. Animação. Livre.
Sinopse: Um dia o Vento decidiu viajar para o Nordeste. Pelo caminho, fez muitas descobertas, amigos e deixou saudades.

Asterix e o segredo da poção mágica
Direção de de Louis Clichy / Alexandre Astier. França. 2018. 87 min. Animação. Dublado. Livre.
Sinopse: Panoramix sofre um acidente e percebe que é hora de assegurar o futuro da vila. Acompanhado por Asterix e Obelix começa a busca por um jovem para transmitir o segredo da poção mágica.

Acompanhe nossas notícias também nas redes sociais (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ. #SescRJ

Outras Notícias

Ver todas as notícias
sesc rj flamengo

Sesc RJ Flamengo se despede da Superliga em terceiro lugar

Veja mais
Mesa Brasil Sesc RJ

Mesa Brasil Sesc RJ recebe doação de 22 toneladas de biscoito da Mondelez para municípios afetados pelas chuvas no estado

Veja mais
Sesc RJ Voe

Sesc RJ Voe seleciona ONGs do estado para um programa gratuito de aceleração

Veja mais
Sesc+ Infância

Sesc+ Infância: confira a lista de classificados!

Veja mais