Espaço Cultural Arte Sesc recebe o grupo Ecos Latinos (EUA) na terça-feira

Quarteto norte-americano mistura harpa, piano, flauta e percussão em um show com influências de Nova Orleans, Brasil e Cuba. Programação no Arte Sesc inclui seis dos 84 concertos do maior festival de harpas do mundo. 

O Espaço Cultural Arte Sesc, no bairro do Flamengo, recebe na terça-feira (8/7) o concerto do grupo Ecos Latinos, formado pela harpista norte-americana Patrice Fisher, Fran Comisky (piano), Betsy Grand (flauta) e Carlos Valadares (percussão). O quarteto sobe ao palco às 18h para apresentar composições que cruzam fronteiras culturais e estilísticas, com inspiração nas tradições de Nova Orleans, Brasil e Cuba. O espetáculo integra a programação do RioHarpFestival 2025 e tem entrada franca (convites distribuídos uma hora antes no local).

Radicada em Nova Orleans desde os anos 1980, Patrice Fisher é uma das poucas harpistas dedicadas ao jazz latino. Com 15 álbuns autorais lançados, ela é presença constante no New Orleans Jazz & Heritage Festival e já se apresentou em países como Alemanha, México, Guatemala, Bolívia e Brasil.

A programação do RioHarpFestival – considerado o maior festival de harpas do mundo – no Espaço Cultural Arte Sesc teve início no dia 1º de julho, com a apresentação da harpista francesa Claire Lefur e o grupo Les Alizes. A agenda segue até o dia 29, sempre às terças-feiras, às 18h – com uma exceção na quarta, dia 16 (confira abaixo a programação completa).

Celebrando sua 20ª edição, o evento conta com 84 concertos em diversos espaços culturais do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 150 músicos e grupos vocais de diferentes continentes e apresentando uma rica diversidade de estilos musicais – da música barroca aos ritmos contemporâneos.

Criado em 2006 dentro do projeto Música no Museu, o RioHarpFestival tornou-se um fenômeno nacional e internacional, com edições em São Paulo (SPHarpFestival), Brasília (BsbHarpFestival) e uma versão europeia que circula por 10 cidades de 8 países. Em 2025, o festival estende sua atuação também para a África do Sul. Ao longo de duas décadas, firmou-se como referência ao promover recitais lotados e dar visibilidade à harpa em múltiplas culturas e linguagens, do clássico ao rock, passando por ritmos indianos, árabes, jazz e música brasileira.

Mais do que um instrumento clássico de sonoridade delicada, a harpa tem resistido ao tempo, renovando seu papel na música contemporânea. O Música no Museu, responsável pela realização do festival, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Rio de Janeiro e completa 28 anos em 2025, com mais de 1,2 milhão de espectadores e 30 prêmios nacionais e internacionais.

SERVIÇO:
RioHarpFestival 2025 no Espaço Cultural Arte Sesc

Marques de Abrantes 99 – Flamengo – Rio de Janeiro
18h – Entrada franca (distribuição de ingressos uma hora antes no local)

8 de julho (terça-feira)
Ecos Latinos
Patrice Fisher (harpa), Fran Comisky (piano), Betsy Grand (flauta) e Carlos Valadares (percussão) – Estados Unidos

15 de julho (terça-feira)
Coral Madrigal Cruz Lopes – Regência: José Machado
Participações especiais: Lucrécia Jancsa (harpa) e Patricia Da Dah (flauta) – Argentina

16 de julho (quarta-feira)
Mercedes Ramirez (harpa) – Paraguai
Rafael De Boleto (harpa) – Brasil

22 de julho (terça-feira)
Banda Sinfônica Nacional – Regência: Eduardo Lagreca Fan
Participação de Gelton Galvão (harpa) – Brasil
Participação especial: Eloise Labaume (harpa) – França

29 de julho (terça-feira)
Orquestra Rio Camerata – Regência: Alexandre Rocha
Participações especiais: Alba Brundo (harpa) – Itália e Gelton Galvão (harpa) – Brasil

Acompanhe nossas notícias também em nossas redes (YouTubeInstagram e Facebook) e fique por dentro das novidades do Sesc RJ.

Outras Notícias

Ver todas as notícias
Sesc Saúde Mulher

Barra do Piraí recebe unidade móvel para exames gratuitos de mamografia e preventivo 

Veja mais
negro

Divulgado o resultado do curso preparatório gratuito para mestrado e doutorado no Sesc Nova Iguaçu

Veja mais

Ana Marcela Cunha embarca para Singapura em busca de um novo recorde no Mundial de Esportes Aquáticos

Veja mais

Sesc RJ prorroga inscrições para cursos de inglês e espanhol em 13 unidades no estado

Veja mais